terça-feira, 1 de setembro de 2015

Bons negócios com Texe e lançamento do Mercotexel 2016

David Martins e Cláudio Arteche com a responsável pela divulgação do Mercotexel
Foto Arfio Mazzei/D/JN

O maior evento em torno da raça ovina Texel teve lançamento movimentado, dia 31 de agosto, na Casa do Texel, na Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). A festa foi coordenada pelos organizadores David Fontoura Martins, Claudino Loro e Cláudio Arteche que esperam criadores de ovinos de todo país, em janeiro, na fronteira Livramento-Rivera.
Silvia Helena Martins Loro, criadora de Texel, informou que a Brastexel e o Núcleo de Criadores de Ovinos Texel de Santana do Livramento, que promoveram o lançamento do 18º MERCOTEXEL  e 6º EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA TEXEL, realizarão os dois eventos de 21 de janeiro a 24 de janeiro de 2016, no Parque do Sindicato Rural da cidade de Livramento, RS.
O evento é conhecido como a maior oferta de animais desta raça no País e na América Latina, pois Livramento concentra os maiores rebanhos do mundo da raça.
Programa do Mercotexel:
21 janeiro, quinta feira - Entrada de animais das 8h às 12h e 13h às 17h
                                            Jantar de recepção aos participantes, às 19h;
22 janeiro, sexta feira - Admissão das 8h às 12h;
                                           Início do julgamento, às 14h;
23 janeiro, sábado –  Continuação do julgamento, às 8h ;
                                       Grandes campeonatos e entrega de prêmios, às 14h;
                                       Leilão, às 17h;
                                       Festa de confraternização com show.
                                    Julgamento das fêmes Texel na Expointer
                                    D/JN
Os negócios da raça Texel na Expointer 2015, em Esteio, nas proximidades de Porto Alegre, estão indo muito bem. No dia 3 de setembro, quarta feira, será a vez do Leilão Top Texel e no dia 4 de setembro, o Leilão Texel Expointer. Ambos estão programados para a pista C do Parque Assis Brasil, com início às 17h.
No Leilão Top Texel será destaque a oferta dos campeões e no Texel Expointer, o critério de entrada  obedecerá a ordem de classificação. Os criadores interessados em comercializar seus animais inscreveram seus produtos no Escritório Knorr Remates.
Coube ao uruguaio Vinicio Mazzei apontar, segunda feira, 31 de agosto, as melhores  entre as 145 fêmeas da raça Texel presentes na Expointer 2015. Sobre as quatro primeiras fêmeas, Mazzei disse que todas eram animais espetaculares. Em todas as filas passaram animais que se sobressaíram pela qualidade, enfatizou. Na grande campeã, o jurado encontrou grande massa muscular e apesar de seus 104 kgs se move muito bem. Apontou ainda seus excelentes posteriores e bom lombo. É um verdadeiro vagão de carne, resumiu o jurado sobre a grande campeã.
A grande campeã, Capane IA 1464, da Cabanha dos Pinheiros, Cachoeira do Sul, RS, logo após o anuncio do resultado além da faixa de grande campeã da Associação Brasileira, recebeu também da Argentina, Uruguai e uma medalha do Paraguai. Esta foi a quinta exposição que o exemplar conquistou o grande campeonto (Cachoeira, 2014 e em 2015, Bagé, Nacional do Texel e Fenovinos). Ela é crioula da Cabanha e se encontra prenhe de um carneiro nacional. Esta foi sua primeira participação em uma Expointer. Já sobre a reservada de grande campeã, Mazzei definiu como muito feminina, de grande massa muscular e paletas bem colocadas.
A raça Texel está representada na Expointer com 225 animais conforme levantamento da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS. Neste número de animais, 80 ovinos são machos e 145 são fêmeas. A segunda raça de ovinos em animais presentes contabiliza 82 animais.
Este volume de animais presentes no Parque de Exposições Assis Brasil confere a raça Texel o mérito de ser a com maior representação entre todas as raças de ovinos na Expointer. Entre todas as raças e espécies presentes no Parque e que entrarão em pista de julgamento para escolha dos grandes campeonatos, perde apenas para os equinos Crioulos, com 259 animais.
O presidente da Associação Brasileira de Ovinos Texel- Brastexel comemora o fato de que o Texel mostrou ser uma moeda mais forte do que os problemas por que passa o país. A genética Texel tem evoluído bastante nos últimos anos refletindo nos bons negócios realizados nos eventos agropecuários, avalia ele.
AS PRIMEIRAS
Grande campeã e campeã ovelha adulta-EXP PAULO AFONSO SCHWAB E LUIZ ALBERTO SCHWAB, CABANHA DOS PINHEIROS.
Reservada grande campeã e campeã borrega maior- EXP IARA CASTIEL/ADRIANA C. DE MATTOS/JOSE THIAGO DE MATTOS, CABANHA        FORQUETA.
Terceira melhor fêmea e reservada borrega maior- EXP NEDY DE VARGAS MARQUES,     CABANHA COCÃO.
Quarta melhor fêmea e terceira melhor borrega maior- EXP LEONARDO VIER,       CABANHA VIER
 

Nenhum comentário: