terça-feira, 15 de setembro de 2015

5ª edição do Festival do Moscatel encerrou com casa cheia em Farroupilha

Pessoal das vinícolas comemorou o sucesso da festa
Enólogo Dirceu Scottá, da Dal Pizzol, foi conferir os moscatéis de Farroupilha
Fotos Marciele Scarton

Também no final de semana passado, terminou, em Farroupilha (RS), dia 13, o Festival do Moscatel. Em dois finais de semana de realização, entre os dias 4 e 6 e 11 e 13 de setembro, o evento enogastronômico serviu à vontade ao público visitante bebidas premiadas e cardápio elaborado por chefs, em ambiente aconchegante. O público total foi de 2100 (duas mil e cem) pessoas, oriundas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados, como como Santa Cataria, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. Esse número atendeu a capacidade máxima do evento, que tem lugares limitados, com o diferencial de oferecer acomodações em mesas, com lugares para sentar, a todos os visitantes.
    Esta edição cumpre a proposta de divulgar o posto de maior produtor de uvas da variedade moscato, ocupado por Farroupilha, bem como a recente conquista da Indicação de Procedência Farroupilha, focada nos produtos moscatéis, além de aproximar o consumidor dos produtos elaborados pelas vinícolas farroupilhenses. Cerca de 40 diferentes rótulos, entre vinhos, espumantes, frisante e sucos de uva, foram servidos pelas empresas integrantes da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin): Adega Chesini, Basso Vinhos e Espumantes, Cave Antiga Vitivinícola, Cooperativa Vinícola São João, Vinícola Cappelletti, Vinícola Colombo, Vinícola Perini e Vinícola Tonini.
    Em novidade da edição, as vinícolas estiveram dispostas no centro do espaço, facilitando o acesso às bebidas e promovendo a visibilidade da estrela da festa, o moscatel, formato que foi aprovado pelo público. “A ideia de colocar o produto-foco do evento no centro foi acertadíssima, extremamente coerente com objetivo de divulgar o espumante. A comida, junto com os demais elementos, por melhores que sejam, são coadjuvantes nesse evento em que o astro é o moscatel e nós, que apreciamos as bebidas em geral, ficamos satisfeitos por esse acesso diferenciado a elas nessa edição” destaca o visitante de Bento Gonçalves, Valdir Ben.
    O enólogo Dirceu Scottá, presidente da União Brasileira de Viticultura (Uvibra) e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que esteve no Festival do Moscatel com familiares, faz sua avaliação do evento. “O espaço é fantástico, harmônico, com um ambiente que pode congregar diversos públicos. A gastronomia é estruturada, com opções  bem elaboradas. Em relação às bebidas, encontramos o que cada vinícola produz de melhor, abrindo a possibilidade do público conhecer os moscatéis e também novos produtos a partir deles. Eu diria que o evento tem um nível muito interessante de excelência e diferenciação, em um modelo que pode servir de referência para outras festas de região”, pontua.
    O menu da edição teve a assinatura de Senac Gastronomia Serra Gaúcha, valorizando pratos descomplicados e aromáticos, como o moscatel. “Elaboramos um cardápio que valoriza pratos típicos da região de descendência italiana, como o galeto al primo canto,  espaguete, carne de porco e risoto. São diversas opções pensadas para obter harmonizações com os rótulos servidos”, explica a chef Vanessa Binotto, coordenadora da equipe.  Os doces, que fazem o casamento perfeito com a estrela da festa, o espumante moscatel, também integram o cardápio. “As sobremesas utilizam como ingredientes de base açúcar e nata, que  fazem uma combinação perfeita de sabores na harmonização com o moscatel. Entre os doces estão tartelete, creme brulée e panna cotta com calda de moscatel”, destaca a chef. O cardápio completo do Festival do Moscatel incluiu:  Aperitivos (pães, salame, copa, carpaccio de filé, queijo de moscatel), Saladas (Caprese, alface americana com tomate seco e champignon, caponata e mix de folhas), Pratos Principais (Braseado Bovino, galeto al primo canto e costela suína com crosta de ervas), Acompanhamentos (Risoto de cogumelos frescos, risoto de ervas, espaguete com tomates frescos e manjericão e legumes salteados), Sobremesas (Panna cotta com calda de moscatel, tartelete e mini brulée), Biscoitos para o café (Biscoito de amêndoas, biscoito amanteigado e merengue de limão). 
    Para quem deseja conferir mais sobre como foi o Festival do Moscatel, basta acessar o Fan Page do evento e curtir a página, acessando o link facebook.com/festivaldomoscatel.
    A 5ª edição do Festival do Moscatel é uma realização de Prefeitura  de Farroupilha, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura, Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e Fecomércio RS/Senac. Patrocinam o evento LNF Latino Americana, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS), Sicredi, Ibravin e Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Grendene, Tramontina, Mario Tur, Revista Adega e Cromo Gráfica. Apoia a realização: Atuaserra, Comtur e Café Três Corações.






-


Nenhum comentário: