segunda-feira, 15 de setembro de 2008

XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia

Os impactos da mudança climática na produção de uvas e vinhos; cultura e patrimônio do vinho, produção orgânica de uvas para mesa e para a agroindústria; vitivinicultura tropical; as novas tecnologias de vinificação; viticultura de precisão; o cultivo protegido; as indicações geográficas; o melhoramento genético e o uso de novas ferramentas biotecnológicas são alguns dos temas que serão abordados durante o XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia (XII CBVE), que ocorre de 22 a 24 de setembro, no Parque de Eventos em Bento Gonçalves (RS).
O tradicional evento, que reunirá renomados profissionais nacionais e internacionais, é promovido pela Embrapa Uva e Vinho. Esta edição será seguida pelo II Simpósio de Vinho & Saúde, que ocorre de 24 a 26, e pela Avaliação Nacional de Vinhos, no dia 27, ambos promovido pela Associação Brasileira de Enologia com o apoio da Instituição de Pesquisa.
O Congresso tem como objetivo servir como instrumento de desenvolvimento científico e tecnológico da vitivinicultura brasileira (viticultura, enologia e economia), para discussão de novas perspectivas para a Cadeia Vitivinícola Brasileira e conseqüente projeção no cenário nacional e internacional.

Palestrantes Internacionais:

Adolfo Lona: Enólogo argentino, radicado no Brasil há mais de 30 anos, fabrica espumantes pelo método champenoise. Trabalhou no Departamento de Promoções do Instituto Nacional de Vitivinicultura da Argentina. No Brasil, participou de todas as etapas da evolução da produção de vinho nacional como diretor de unidade da empresa Bacardi-Martini. É o atual presidente do Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi (RS). Palestra: "Moscatel espumante”.
Bruno Tysseyre: Doutor em Ciências Agronômicas, é professor da Universidade de Montpellier, França. Atualmente desenvolve atividades de docência e pesquisa no Centro de Precisão Agrícola da Universidade de Sydney, na Austrália. Palestra: “Viticultura de Precisão: novas tecnologias para trabalhar a variabilidade espacial em viticultura”.
Gregory V. Jones: Professor e climatologista do departamento de geografia da Universidade do Sul de Oregon, EUA. Conferencista em eventos relacionados ao tema da viticultura e do vinho, sendo autor em inúmeras publicações sobre mundanças climáticas, fenologia da videra, métodos em viticultura e potencial climático vitícola. Palestra: “Mudanças Climáticas: observações, projeções e implicações na produção de uvas e vinhos”.
Jocelyne Pérard: Diretora titular da cátedra da Unesco “Cultura e Tradição do Vinho”, professora de Climatologia e ex-reitora da Universidade de Borgogne, em Dijon, França. Organizadora do Colóquio “Aquecimento Global: impactos prováveis para os vinhedos”, na França. Conferência Abertura: “Cultura e patrimônio do vinho”.
Patricio Hinrichsen: Bioquímico e Biólogo Molecular do Laboratório de Biotecnologia, Centro de Pesquisa La Platina do Instituto de Pesquisas Agropecuárias, INIA, em Santiago no Chile. Palestra: “Plataformas Biotecnológicas: ferramentas para o melhoramento genético de uvas de mesa”.

Nenhum comentário: