quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Semana do Vinho I

Segunda no ano – a primeira trouxe 12 jornalistas internacionais em março -, a vinda de jornalistas estrangeiros tem a finalidade de promover a imagem do vinho brasileiro de modo a estimular as exportações da bebida para diferentes mercados. O grupo, formado por 10 jornalistas especializados no assunto, está tendo a oportunidade de conhecer o mercado de vinhos brasileiros, suas potencialidades, características e oportunidades no mercado externo.
Além de uma degustação especial, participam de seminários, visitam vinícolas e, sábado, participarão da Avaliação Nacional de Vinhos, promoção da Associação Brasileira de Enologia. Dezesseis vinhos selecionados durante várias etapas anteriores serão apreciados em público por centenas de degustadores.
A programação dos estrangeiros iniciou com a realização do Seminário & Degustação de Vinhos do Wines from Brazil com a imprensa nacional e internacional no dia 23 de setembro (terça-feira), no Villa Europa Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie, no Vale dos Vinhedos. A ação iníciou às 9 horas na Sala Giuseppe com a saudação do diretor do Ibravin, Carlos Paviani, seguida pela apresentação de um áudiovisual do projeto WFB e de palestra de Paviani com o tema “Caracterização da Vitivinicultura Gaúcha e Brasileira”. Após, a Gerente de Promoção Comercial do Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan, apresentou as “Estratégias de promoção do vinho brasileiro no mercado externo”.
Depois, houve a degustação dos 10 vinhos representativos das empresas do WFB, coordenada pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, João Carlos Taffarel. Foram degustados, Chardonnay Reserva 2005, da Cordilheira de Sant´Ana, da Campanha gaúcha; e, depois, só vinhos da serra: Luiz Argenta Couvée 2005, um merlot-cabernet sauvignon, de Luiz Argenta; Cave Antiga Marselan 2006, da Velha Cantina, marselan; Boscato Gran Reserva 2002, cabernet-sauvignon da Boscato; Aurora Millèsime 2004, da Aurora; Casa Galiotto Cabernet Sauvignon 2005, da Vinícola Galiotto; Prosecco Perini, da Vinícola Peini; Miolo Millésime 2005, da Miolo; Moscatel Garibaldi, da Cooperativa Garibaldi; e Moscatel Panizzo, da Panizzon.
Os jornalistas estrangeiros que participam são:
1. WERNER ENGELHARD - ALEMANHA
2. DARREL WAYNE PULLIAM - EUA
3. RALF-CARL LANGHALS - ALEMANHA
4. GERNOT KARL MAERZHAEUSER - ALEMANHA
5. SHEILA STERLING- PURITT - CANADÁ
6. EDWARD VINCENT MCCARTHY
7. TOMMY LAM CHI FAN - CINGAPURA
8. MARGARET SHAKESPEARE - EUA
9. JULIANNE MARIE WILL - EUA
10. DAVID E. STUART SCHOLEFIELD - CANADÁ

Nenhum comentário: