segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Seleção de vinhos de Farroupilha

As 136 amostras inscritas na 3ª Seleção de Vinhos de Farroupilha superaram mais uma vez as expectativas. O objetivo era manter o número da edição anterior que havia ficado em 131 amostras. Para o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), promotora do evento em conjunto com a Prefeitura de Farroupilha, esse número denota a aceitação do evento pelos produtores locais. “Essa participação demonstra que nosso objetivo de valorizar e promover a produção local está dando certo. Os produtores percebem esse resultado e participam cada vez com maior ênfase”, comemora.
A Análise Sensorial, para avaliação dos produtos inscritos, ocorre hoje, 17, amanhã, 18, e 19 de setembro, das 9h à 12h, na UCS Farroupilha. A avaliação será feita por um grupo de 30 experts convidados, seguindo-se padrões internacionais, com base em fichas de avaliação da Organização Internacional do Vinho (OIV). Para a avaliação dos sucos de uva é usada desde a 1ª edição uma ficha desenvolvida especialmente para o evento, ferramenta que já foi aderida em outros concursos de vinhos na região. Nesta edição, outra novidade será implementada. Os resultados serão informatizados, em trabalho conjunto ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e disponibilizados às vinícolas participantes para que acompanhem o nível em que se encontram seus vinhos e sucos e busquem qualidade ainda maior.
As 17 vinícolas participantes desta terceira edição inscreveram produtos em onze categorias que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranqüilo (engarrafado ou a granel); espumantes moscatel e brut; e suco de uva integral/natural ou adoçado. Recebem premiação até 30% das amostras inscritas por categoria. Além das medalhas de ouro, prata e bronze são entregues duas distinções Moscatel Premium - ao vinho fino seco tranqüilo e ao espumante moscatéis com maior pontuação. Trata-se de uma premiação inédita em concursos do gênero criada com o intuito de destacar a condição do município de maior produtor de uvas moscatéis do país.
A revelação dos produtos premiados pela 3ª Seleção de Vinhos de Farroupilha ocorrerá no dia 17 de outubro em jantar-baile que irá marcar a consolidação do trabalho de valorização e promoção da produção vitivinícola de Farroupilha, conforme assinala essa edição do evento.
A Promoção é da Afavin e da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Patrocinam o evento Agrimar/Unyterra, Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae), Banrisul, Cartório Kunzler, Copase, Lojas Colombo, Sicredi, Tramontina, Trombini, Charles Pontalti (VCR-Agromillora), Biamar Magliaria, Calçados L’Hombre, Dow Agrosciences/Dithuva Agrícola. Também colaboram, como apoiadores institucionais, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste, Cefet Bento Gonçalves, Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, Embrapa Uva e Vinho, Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Laren/Seapa/Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha e UCS Farroupilha.

Nenhum comentário: