sábado, 7 de março de 2009

Ovinocultores reúnem-se em São Paulo

O pessoal da ovinocultura tem encontro marcado, dias 10 a 14, em São Paulo. Será a
6ª edição da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), que acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes. No total, a feira contará com 180 expositores e 4 mil animais. A expectativa é que o evento receba 25 mil visitas.
Além da exposição comercial, que apresenta muitas tendências aos produtores e proporciona diversas oportunidades de negócios, a Feinco também terá muita informação técnica e mercadológica, que ajudará, especialmente, os pequenos e médios produtores a obterem um repertório de alto nível. Além disso, em um momento onde a crise econômica internacional limita e coloca em dúvida a concessão de crédito para inúmeros setores, a feira contará com a presença de duas instituições financeiras, que oferecerão linhas de créditos a condições bastante vantajosas para quem deseja investir na atividade.
Ao consumidor final, esta será uma ótima oportunidade para conferir a Cozinha Interativa, a Mini-usina (projeto da Epamig, que mostra na prática a produção de lácteos, como queijos e iogurtes) e o Espaço dos Laticínios, que permite a degustação de queijos e iogurtes produzidos a base de leite de cabra.
Como são raros, aqui vão alguns dados sobre o setor:
* Produção brasileira
A produção nacional gira em torno de 172 mil toneladas de carne ovina e caprina ao ano. (Arco)
* Consumo interno
O Brasil consome cerca de 204 mil toneladas de carne de caprinos e ovinos por ano, ou seja, 0,7 quilos de carne per capita. (Arco)
* Quanto o mercado brasileiro movimentou
O mercado nacional de carne ovina e caprina movimenta R$ 480 milhões. (Arco)
* Número de cabeças
Cerca de 21 milhões de cabeça (IBGE)
* Ranking das principais praças produtoras do Brasil
Do efetivo nacional de caprinos, 1,4 % encontra-se na Região Norte, 93 % no Nordeste, 2,4 % no Sudeste, 1,9 % no Sul e 1 % no Centro-Oeste. Com relação ao rebanho ovino, 2,8 % encontra-se na Região Norte, 49 % no Nordeste, 2,8 % no Sudeste, 40 % no Sul e 4,9 % no Centro-Oeste.

Nenhum comentário: