quinta-feira, 12 de março de 2009

Gran Legado ganha Medalha de Prata na França

Como já citei na matéria anterior, sobre todos os vinhos premiados no recente Concurso Internacional Vinalies, na França, um dos produtos gaúchos reconhecido foi o espumante Gran Legado, recém-lançado pela Wine Park. Aqui, mais detalhes sobre a vinícola e seus produtos.
Os vinhos e espumantes Gran Legado produzidos e engarrafados pela vinícola Wine Park, sediada em Garibaldi – RS – antiga Maison Forestier -, no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, comemora as primeiras premiações já alcançadas pelo recém-lançado Espumante Gran Legado Champenoise Brut. A bebida, que chegou ao mercado no final de 2008, juntamente com os vinhos finos (cabernet sauvignon, merlot, chardonay) e o espumante demi-sec da mesma marca, acaba de conquistar a Medalha de Prata no Concurso Internacional Vinalies, realizado em Paris, França, de 27 de fevereiro a 03 de março de 2009.
Considerado um dos mais importantes e respeitados concursos de degustação de vinhos do mundo, o Vinalies Internationales distinguiu, neste ano, 11 produtos brasileiros. O Brasil foi destaque novamente com seus espumantes, sendo que o Gran Legado já provou sua excelente qualidade no primeiro concurso em que participa. As 3.048 amostras inscritas provenientes de 41 países foram avaliadas por 120 degustadores, incluindo enólogos, someliers e jornalistas especializados.

Organizado pela União dos Enólogos da França, o Concurso Vinalies é um dos poucos em todo o mundo que conta com o patrocínio de três grandes organismos internacionais: a Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), a União Internacional de Enólogos (UIOE) e a Federação Mundial dos Grandes Concursos (VINOFED). De acordo com o enólogo da Wine Park, Christian Bernardi, o Espumante Champenoise Brut, premiado na França, foi elaborado com vinhos das safras 2006 e 2007 e foi produzido com as variedades Pinot Noir e Chardonnay, oriundas de vinhedos próprios. Ele destaca que os vinhedos da Wine Park, no Vale dos Vinhedos, estão situados num local com altitude superior a média dos parreirais desta região. “Temos neste ponto um diferencial de qualidade que juntamente com técnicas apuradas de manejo da vinha nos possibilitam colher uvas de excelente qualidade para elaboração de vinhos e espumantes”, salienta.
Segundo Bernardi, uma característica marcante do Espumante Gran Legado Champenoise Brut refere-se ao aroma que evidencia o seu tempo de maturação com as leveduras. “Percebe-se muitas notas de pão torrado, baunilha, manteiga”. Mas, é no paladar que o produto tem sua expressão definitiva. A bebida apresenta-se rica em corpo, com notas de efervescência intensa e acidez marcante o que contrasta com seu aroma de maturação; deixando o espumante maduro, porém, sem perder a vivacidade indispensável num produto deste tipo.
A Wine Park comemora a conquista da medalha de prata no respeitado Concurso Internacional Vinalies e acredita que a distinção valoriza e retribui o esforço feito por toda a equipe da vinícola. “Embora os produtos Gran Legado tenham chegado ao mercado somente no final de 2008, houve um trabalho dedicado, que iniciou muito antes do consumidor poder apreciar os vinhos e espumantes Gran Legado. Mas, premiações como esta recebida na França, nos baliza dentro do mundo dos vinhos e nos diz que estamos no caminho certo”, conclui o enólogo.

Nenhum comentário: