sexta-feira, 20 de março de 2009

Olha a pontuação das paraibanas

O resultado obtido durante o Concurso do dia 17.03.09 foi revelado extra oficialmente, no fim do jantar que seguiu a prova. Foram retabulados no dia seguinte (ontem) para checagem em definitivo dos votos contados; conferência esta que resultou nos mesmos números que são:
1º Lugar
CARMENERE – Pequenas Partilhas.................AURORA..............................................89,00
TEMPRANILLO – Fortaleza do Seival .....MIOLO...........89,00
SHIRAZ – Linha Séries..........SALTON..............................89,0
CAB. FRANC – Premium ….…VALDUGA..............................89,00
SYRAH c/CAB.SAUV/ALICANTE -Rio Sol..VINIBRASIL.....89,00
2º Lugar
CHARDONNAY – Linha Volpi..........................SALTON..........87,00
3º Lugar
GEWURZTRAMINER – Premium.........VALDUGA..................86,00
4º Lugar
VIOGNIER – Fortaleza do Seival........................MIOLO............85,00
CHENIN/M. CANELLI – Rio Sol.........VINIBRASIL......... .......85,00
5º Lugar
SAUVIGNON BLANC – Marcus James.........AURORA.... .......84,00
Apesar de ser surpreendente o empate entre todos os cinco vinhos tintos avaliados, queremos lembrar que os vinhos escolhidos apesar de composições diversas, sabores e aromas diferentes, eram bem parelhos em termos da avaliação geral. O resultado não nos surpreendeu, considerando-se que a forma de pontuação explicado no inicio da prova, evitaria fracionamento de pontos, o que vamos comentar no final desta análise:

No comportamento das Notas concedidas aos brancos as razões elencadas no item anterior são mais ou menos válidas. Observem que a diferença entre o primeiro e o último dos brancos, registrou apenas três pontinhos e, no escore geral apresentou variação de cinco pontos. Podemos concluir que essa pontuação de 84 a 89 pontos situa esses vinhos na faixa dos MUITO BONS, que eles realmente são. Se ultrapassassem a faixa dentro dos noventa pontos , seriam EXCELENTES e, chegar ao máximo os almejados 100 PONTOS seria possível somente aos fuoriserie e os excepcionais que nossa vitivinicultura ainda não produz mas, vamos chegar lá...
O novo regulamento da Prova previa não se usar fracionamento de pontos.O Painel de Evas é composto por um grupo de senhoras sérias, entusiastas mas, não são profissionais ou doutoras em enologia que permitissem a minudência de fracionar pontos. Logicamente que na tabulação para encontrar a pontuação média de cada vinho, os pontos resultantes quase sempre foram fracionários. Entretanto, a mesa apuradora tinha instruções para desprezar frações abaixo de 0,5 e agregar fracionamento acima desse número; surgindo então um resultado com os números todos inteiros.
Apesar de sabermos que esse regulamento não coincide com os dogmas e normas da OIV (internacional) nem da AEB (brasileira), julgamos necessário lembrar que não somos filiados a qualquer organização reguladora.Algumas vezes já fomos taxados de iconoclastas e até mesmo de visionários. Isto aconteceu quando deixamos de usar copos ISO e certamente vamos ser criticadospor promover esta edição com Prova às Claras, e assim vamos adiante. Afinal de contas nem todas as tradições podem ser utilizadas permanentemente. Não temos notícia de nenhuma grande vinícola amassando suas uvas com pés humanos e outras regras que foram praticas de gregos e romanos a quem respeitamos muito. Mas....
Nossas Evas são únicas no Brasil. Essas suas notas comprovam equilíbrio madurez e alguma sabedoria, que as conduzem a um nível muito acima da maioria das consumidoras brasileiras e, por isso, lhes dispensamos todo o nosso apoio e reconhecimento.
Evoê Evas

Joel Falconi

Nenhum comentário: