A Vinícola Salton lidera a venda de espumantes com 40% do mercado. Pelo quinto ano consecutivo, a vinícola de Bento Gonçalves, maior produtora de espumantes do país garaniue liderança na venda do produto nacional.
A Salton fechou 2008 com a conquista, pela quinta vez consecutiva, da liderança na venda de espumantes nacionais, título que compartilha junto com o de maior produtora da bebida no país. Os números repassados pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), na última semana, mostram que a vinícola de Bento Gonçalves é responsável por 40% do produto nacional consumido no país. A notícia já era esperada, pois os índices fechados em dezembro indicavam os resultados: em 2008, a empresa comercializou 4,7 milhões de garrafas de espumantes, um aumento de 26% em relação a 2007.
O índice, aliado à venda de vinhos finos – um total de 6,7 milhões de litros –, colaborou para o crescimento de 8% na comercialização total de produtos em relação a 2007. Números que refletiram diretamente na receita da empresa, que atingiu a meta de faturamento estabelecida para 2008: R$ 180 milhões. Para este ano, a expectativa é chegar aos R$ 200 milhões, e a aposta segue a mesma estratégia dos últimos anos: o investimento na elaboração de espumantes, que já representa 29% do faturamento global da empresa, caminho que a Salton tem trilhado com enorme sucesso. Em 2008, os investimentos somaram R$ 2 milhões e permitiram à vinícola atingir uma capacidade total de elaboração de 1 milhão de litros de espumantes.
Outro destaque no ano passado foi a excelente procura pelo Salton Lunae. Apresentado ao mercado em maio de 2008 nas versões branco e rosé, o frisante de sabor leve e sofisticado superou as expectativas da empresa com a venda de 300 mil garrafas até dezembro e deu à Salton outro título: líder na comercialização de frisantes nacionais consumidos no país, com 58,2% do mercado. O design Além do paladar suave, o vinho reflete algumas inovações da vinícola, como a tampa rosca perfeita para vinhos brancos e para garantir a praticidade no consumo. Para 2009, a despeito da crise que ronda vários segmentos, a Salton mantém os planos e se prepara para comemorar seu primeiro centenário, em 2010.
Entre os projetos em análise está a possibilidade de implantação de uma segunda linha de produção (com equipamentos importados), devido à necessidade de aumento da produtividade para atender à intensa demanda do mercado. “Além disso, pretendemos aumentar nossa área de vinhedos próprios, onde serão cultivadas, principalmente, uvas brancas para espumante como Chardonnay e Riesling, além da tinta Pinot Noir, também usada para a elaboração de espumantes”, afirma o diretor comercial da vinícola, Daniel Salton. “Para os próximos três anos, com a estabilização da moeda, pretendemos investir R$ 6 milhões”, planeja Salton.
Alcançar estes índices de produção e qualidade era o sonho de Ângelo Salton, presidente da empresa, infelizmente falecido, no início do ano, com apenas 56 anos de idade. Foi substituído na presidência, interinamente, por Antoninho Salton, até que reunião do conselho designe novo presidente, o que deverá ocorrer em abril. Ângelo, grande amigo deste bloguista, também não poderá comemorar algo que ansiava, os 100 anos da empresa, que transcorrerão este ano.
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