sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dois maravilhosos Dal Pizzol

A Vinícola Dal Pizzol, de Farias Lemos, está colocando no mercado dois vinhos novos de altíssima qualidade. Provei e recomendo sem medo de errar.
O primeiro é um Sauvignon Blanc elaborado com uvas lá da minha terra, Sant´Ana do Livramento, colhidas antes de estarem totalmente maduras, o que serviu para ressaltar os aromas do vinho, inclusive, um raro aroma de arruda!
Durante o jantar de degustação, no restaurante Calamares, com os vinhos da Dal Pizzol harmonizados com um congrio maravilhoso e um Bacalhau à Brás delicioso, o enólogo Dirceu Scottá, responsável pelos novos vinhos da empresa, disse-me que é uma tendência mundial o retorno dos asuvignon blancs, elaborados com uvas quase verdes, colhidas antes do tempo tradicional de maturação. Antoninho dal Pizzol, que estava junto, ria de satisfação com a aprovação geral do seu vinho. O vinhedo, em Livramento, foi especialmente orientado para obter aquela qualidade de uva, e foram feitas 6 mil garrafas, com 12 graus de álcool..
O segundo lançamento, também de alta qualidade, foi um Touriga Nacional, 100% varietal, talvez o primeiro deste gênero no Brasil, onde esta antiga uva portuguesa que está sendo adaptada ao País, é mais usada para cortes com Gamay, Pinot Noir e Merlot. O vinho é uma homenagem aos 200 anos da vinda da Família Imperial portuguesa para o Brasil. Cor rubi escura, tem taninos fortes, mas muito redondos. Sem madeira, 13 graus alcoólicos. Elaborado com uvas oriundas de Encruzilhada do Sul, foram feitas 12 mil garrafas.
Também participaram da degustação Valdair Dal Pizzol, enólogo, Affonso Ritter, jornalista, Anete Behs, jornalista, Ario Mazzei, do Jornal da Noite, e o chef João Luiz, do programa Um Gordo na Cozinha, além de representantes da Editora Caravelas. Ao final, bebeu-se um espumante Moscatel Dal Pizzol excelente, companhia perfeita para os Pastes de Santa Clara e os Toucinhos do Céu servidos como sobremesa.

Nenhum comentário: