Os vinhos e espumantes brasileiros têm um novo embaixador
nos Estados Unidos desde o início de julho. A tarefa é do espanhol Pablo
Paredes (foto), cuja missão é promover a imagem da bebida nacional no mercado
norte-americano, um dos cinco prioritários do projeto Wines of Brasil,
desenvolvido em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Na última semana, Paredes esteve no Brasil, onde foi
apresentado à equipe do instituto, em Bento Gonçalves (RS), e visitou vinícolas
na Serra Gaúcha e em Santa Catarina.“A impressão foi muito positiva, melhor do
que eu esperava. A Serra Gaúcha tem uma geografia perfeita para o cultivo de
vinhedos. As vinícolas estão muito qualificadas, com tecnologia igual a de
outras regiões produtoras do mundo e muito preparadas para o mercado dos
Estados Unidos”, avaliou Paredes, antes de partir para conhecer as empresas
catarinenses.
Graduado em Administração de Empresas e em Engenharia
Técnica e mestre em Comércio Internacional, o novo brand ambassador tem
desde pequeno uma relação com o mundo do vinho. A família dele possui pequenos
vinhedos e elabora vinhos na província de Valladolid, no norte da Espanha, na
região de Ribera del Duero. Em Miami desde 2012, já trabalhou nos Estados
Unidos para vinícolas espanholas de Ribera e de Rioja.
“O consumidor americano tem um nível de educação alto,
poder aquisitivo de médio a alto e é interessado em conhecer e aprender sobre
novos produtos. Por isso é muito comum o consumo de vinhos by the glass
(em taça). Isso é uma ótima oportunidade para os vinhos brasileiros. A cultura
do vinho é crescente e o consumo médio per capita é de aproximadamente 15
litros por ano”, explica, acrescentando que as variedades tintas Merlot e
Cabernet Sauvignon e a branca Chardonnay são as mais apreciadas.
Os Estados Unidos é o único país entre os cinco
prioritários do Wines of Brasil que conta com um profissional dedicado a
trabalhar na promoção dos vinhos e espumantes brasileiros. Os outros
mercados-alvo são Alemanha, Países Baixos (Holanda), China e Reino Unido. A
função foi criada em 2013.
O Wines of Brasil é desenvolvido desde 2004 pelo
Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atualmente, 30 vinícolas
participam do projeto, cujo objetivo é promover a imagem dos vinhos do Brasil
no mercado externo. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.
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