Rafael Vivanco, veio pela primeira vez ao Brasil, para falar sobre o
projeto de sua vinícola, na Espanha, e dos vinhos que produz. Referência pela dedicação em difundir a
cultura que permeia o mundo do vinho, a Vivanco, vinícola espanhola cujos
vinhos são importados exclusivamente pela World Wine no Brasil, mostrou
seus rótulos e seu projeto de enocultura através de um bate-papo com o
enólogo Rafael Vivanco, no dia 21 de maio, no EAT..., em São Paulo.
Nascido em Logroño, Espanha, Rafael Vivanco é engenheiro agrônomo,
pós-graduado na Faculdade de Enologia de Bordeaux. Seu primeiro projeto foi
a criação de novos vinhos na região de Rioja, que são sinônimo de qualidade
na Bodegas Vivanco. Tempos depois, após extensos estudos, ele lançou seu
projeto mais ambicioso em vinificação: a Colección Vivanco. Através desta
produção limitada, a vinícola demonstrou, nas garrafas produzidas,
experiências únicas das variedades tradicionais da uva Rioja.
Para elaborar uma gama de vinhos modernos, de personalidade e mundialmente
premiados, o enólogo selecionou as melhores uvas de seus vinhedos, que
resumem o carater empreendedor e inovador da Bodega Vivanco. Os rótulos
disponíveis no Brasil são:
- Dinastía Vivanco Blanco 2012 (R$ 75,90)
- Dinastía Vivanco Crianza 2010 (R$ 101,20)
- Dinastía Vivanco Crianza (1500ml) 2009 (R$ 198,00)
- Dinastía Vivanco Reserva 2008 (R$ 163,90)
- Colección Vivanco Mazuelo 2009 (R$ 392,70)
- Colección Vivanco 4 Varietales 2008 (R$ 410,30)
- Colección Vivanco Garnacha 2007 (R$ 429,00)
- Colección Vivanco 4 Varietales Dulce de Invierno (375ml) 2012 (R$ 242,00).
A vinícola Vivanco passou por quatro geração e tem mais de 100 anos de
trabalho e compromisso na produção de vinhos. Em mais de 9 mil m² de
projeto enológico inovador, a Bodega elabora rótulos singulares das uvas
Tempranillo, Maturana, Viura e Malvasía. Além disso, promove a alta
gastronomia e expande o conhecimento e cultura através do Museu.
A Família Vivanco inaugurou, em 2004, o mais completo Museo de la Cultura
del Vino, segundo a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. O
local reúne 40 anos de uma extensa coleção familiar e é repleto de objetos
de arte, maquinário antigo e até um autêntico Picasso.
Todo o projeto foi desenvolvido para que o público tivesse a experiência em
ver e sentir os itens expostos nos 4 mil m², divididos em seis salas,
dedicadas aos valores na relação de 8 mil anos de história entre homem e
vinho.
Com o objetivo de educar e divulgar o vinho como elemento civilizador, o
Museu promove a experiência com sensibilidade, respeito e inovação,
ampliando a cultura, arte, história e vinho "Nosso intuito é devolver
ao vinho, o que vinho nos ofereceu. Por isso, o projeto envolve: Bodega,
Fundação, experiências que compartilham essa cultura", afirma Rafael
Vivanco.
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