terça-feira, 12 de maio de 2015

É um pouco estranho, mas Cabral veio ensinar gaúcho a vender vinho


                                Carlos Cabral falando sobre como vender vinho
                                D/JN
O consultor de vinhos da rede de supermercados Pão de Açúcar, Carlos Cabral, esteve em Porto Alegre, dia 12 de maio, para  dar dicas a atendentes e supermercadistas e demais profissionais do varejo no trabalho de vender vinhos. A palestra lançou oficialmente a cartilha Conhecendo os Vinhos do Brasil e integra o projeto de mesmo nome realizado por meio de parceria entre Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA) e Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), e entidades supermercadistas regionais, e que percorrerá dez estados.                   
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirma que o lançamento da cartilha e o projeto como um todo, incluindo a palestra com o consultor Carlos Cabral, devem ajudar a alcançar os objetivos comuns entre os setores vitivinícola e supermercadista. "Essas ações fazem parte do nosso planejamento e são fundamentais para aumentar o consumo do atual 1,9 litro para 2,5 litros até o final de 2016", afirma.
O evento que ocorreu no RS é organizado pelo instituto em conjunto com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), com apoio da Abras, Abba e Abrabe, e traz o profissional do grupo líder na comercialização de vinhos no país para dividir a experiência com atendentes e supermercadistas que atuam nos pontos de venda, com o objetivo de melhorar o atendimento e aumentar as vendas de vinhos brasileiros.
 No mesmo dia, foi apresentada a cartilha que traz subsídios para o trabalho de compradores, atendentes de lojas e outros profissionais que atuam no dia a dia dos supermercados. Após a palestra, os participantes degustaram os produtos de 14 vinícolas.                
Para o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, os supermercados gaúchos vêm fazendo um trabalho de incentivo ao consumo do vinho brasileiro. O empresário afirma que a parceria com o Ibravin é fundamental para estimular a comercialização de vinhos e espumantes e potencializar a venda de suco de uva. "É um trabalho gradativo que o setor vinícola e os supermercados estão desenvolvendo de aproximação dos consumidores às bebidas nacionais.  Com relação ao suco de uva, as entidades supermercadistas e do setor vitivinícola têm atuado em conjunto para incluir o produto no Regime de Cesta Básica do ICMS, facilitando o acesso da população e a inclusão na merenda escolar da rede pública",  reforça.
O presidente do Conselho Deliberativo do  Ibravin, Moacir Mazzarollo, concorda com a avaliação de Longo e destaca o foco da instituição para melhorar o atendimento em todos os pontos de vendas. Ele cita  os projetos Qualidade na Taça, que está qualificando o serviço de vinhos com o treinamento de garçons e proprietários de bares e restaurantes de todo o país, e o Vinhos Brasileiros Premiados, que levou ao Pão de Açúcar mais de 20 rótulos de cinco vinícolas gaúchas ao mercado. "Queremos expandir esses projetos e aumentar a visibilidade dos vinhos brasileiros nos supermercados, que respondem por cerca de 80% da venda de vinhos no Brasil. Por isso, é muito importante esse trabalho que será feito nos estados com a presença do especialista no assunto Carlos Cabral com o objetivo de disseminar a sua experiência e mostrar esse mercado que tem uma rentabilidade acima de outras categorias", diz.

O enófilo Carlos Cabral atua como consultor de vinhos do Pão de Açúcar desde 1997. Autor de diversas publicações sobre vinhos, estuda o universo dos vinhos desde 1969. Em 1980, fundou a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav).  Como consultor nacional de vinhos da rede de supermercados, ele define os rótulos que estarão nas prateleiras dos supermercados e é responsável pela formação do grupo de atendentes de vinhos especializados, que orientam os clientes nas compras. Com constantes viagens profissionais aos países produtores de vinhos, realiza palestras, organiza viagens às vinícolas brasileiras e internacionais e presta consultoria para diversas entidades.           

Um comentário:

Mauro Marcelo disse...

Não entendi o título irônico, caro Ucha. O homem é fera, conhece os meandros da comercialização de vinhos em todo o Brasil e os gaúchos só têm a ganhar com sua experiência. Um abraço. Mauro Marcelo