Carlos Cabral falando sobre como vender vinho
D/JN
O consultor de vinhos da rede de supermercados Pão de Açúcar, Carlos Cabral,
esteve em Porto Alegre, dia 12 de maio, para
dar dicas a atendentes e supermercadistas e demais profissionais do
varejo no trabalho de vender vinhos. A palestra lançou oficialmente a cartilha
Conhecendo os Vinhos do Brasil e integra o projeto de mesmo nome realizado por
meio de parceria entre Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação
Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Exportadores e
Importadores de Bebidas (ABBA) e Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), e
entidades supermercadistas regionais, e que percorrerá dez estados.
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirma que o lançamento da cartilha e o projeto como um todo, incluindo a palestra com o consultor Carlos Cabral, devem ajudar a alcançar os objetivos comuns entre os setores vitivinícola e supermercadista. "Essas ações fazem parte do nosso planejamento e são fundamentais para aumentar o consumo do atual 1,9 litro para 2,5 litros até o final de 2016", afirma.
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, afirma que o lançamento da cartilha e o projeto como um todo, incluindo a palestra com o consultor Carlos Cabral, devem ajudar a alcançar os objetivos comuns entre os setores vitivinícola e supermercadista. "Essas ações fazem parte do nosso planejamento e são fundamentais para aumentar o consumo do atual 1,9 litro para 2,5 litros até o final de 2016", afirma.
O evento que ocorreu no RS é organizado pelo instituto em
conjunto com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), com apoio da Abras,
Abba e Abrabe, e traz o profissional do grupo líder na comercialização de
vinhos no país para dividir a experiência com atendentes e supermercadistas que
atuam nos pontos de venda, com o objetivo de melhorar o atendimento e aumentar
as vendas de vinhos brasileiros.
No mesmo dia, foi
apresentada a cartilha que traz subsídios para o trabalho de compradores,
atendentes de lojas e outros profissionais que atuam no dia a dia dos
supermercados. Após a palestra, os participantes degustaram os produtos de 14
vinícolas.
Para o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, os
supermercados gaúchos vêm fazendo um trabalho de incentivo ao consumo do vinho
brasileiro. O empresário afirma que a parceria com o Ibravin é fundamental para
estimular a comercialização de vinhos e espumantes e potencializar a venda de
suco de uva. "É um trabalho gradativo que o setor vinícola e os
supermercados estão desenvolvendo de aproximação dos consumidores às bebidas
nacionais. Com relação ao suco de uva, as entidades supermercadistas e do
setor vitivinícola têm atuado em conjunto para incluir o produto no Regime de
Cesta Básica do ICMS, facilitando o acesso da população e a inclusão na merenda
escolar da rede pública", reforça.
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin,
Moacir Mazzarollo, concorda com a avaliação de Longo e destaca o foco da
instituição para melhorar o atendimento em todos os pontos de vendas. Ele
cita os projetos Qualidade na Taça, que está qualificando o serviço de
vinhos com o treinamento de garçons e proprietários de bares e restaurantes de
todo o país, e o Vinhos Brasileiros Premiados, que levou ao Pão de Açúcar mais
de 20 rótulos de cinco vinícolas gaúchas ao mercado. "Queremos expandir
esses projetos e aumentar a visibilidade dos vinhos brasileiros nos
supermercados, que respondem por cerca de 80% da venda de vinhos no Brasil. Por
isso, é muito importante esse trabalho que será feito nos estados com a
presença do especialista no assunto Carlos Cabral com o objetivo de disseminar
a sua experiência e mostrar esse mercado que tem uma rentabilidade acima de
outras categorias", diz.
O enófilo Carlos Cabral atua como consultor de vinhos do
Pão de Açúcar desde 1997. Autor de diversas publicações sobre vinhos, estuda o
universo dos vinhos desde 1969. Em 1980, fundou a Sociedade Brasileira dos
Amigos do Vinho (Sbav). Como consultor nacional de vinhos da rede de
supermercados, ele define os rótulos que estarão nas prateleiras dos
supermercados e é responsável pela formação do grupo de atendentes de vinhos
especializados, que orientam os clientes nas compras. Com constantes viagens
profissionais aos países produtores de vinhos, realiza palestras, organiza
viagens às vinícolas brasileiras e internacionais e presta consultoria para
diversas entidades.
Um comentário:
Não entendi o título irônico, caro Ucha. O homem é fera, conhece os meandros da comercialização de vinhos em todo o Brasil e os gaúchos só têm a ganhar com sua experiência. Um abraço. Mauro Marcelo
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