Cada vez mais é frequente a associação de verão, praia,
piscina e descontração, próprias da estação que recém terminou, com as
borbulhas dos espumantes brasileiros. É o que mostram os números de
comercialização do produto nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Na
esteira da campanha promocional lançada pelo Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin), e de ações das próprias empresas, foram comercializados 1,2 milhão de
litros da bebida, o que significa um aumento de 15,2% em relação aos primeiros
dois meses de 2014. O destaque é para os moscatéis, com aumento de 31% e a
venda de mais de 310 mil litros. Na comparação com a média dos últimos cinco
anos (2010 a 2014), o índice de crescimento é ainda mais significativo: 35,7%
para os espumantes de forma geral e mais de 50% na venda de moscatéis.
Para o gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do
Vinho (Ibravin), Diego Bertolini, o resultado mostra a tendência de expansão das
vendas dos vinhos espumantes para além das festas de final de ano. Bertolini
destaca o aumento da comercialização de moscatéis como uma amostra de que novos
consumidores estão sendo atingidos com as campanhas promocionais desenvolvidas
pelo Ibravin e reforçadas pelas empresas com outras ações de marketing como
venda em taças, distribuição de ice bags(sacola térmica que possibilita consumo
na praia ou piscina) entre outras. "Enxergamos os moscatéis como a porta de entrada para o
mundo do vinho. Por isso, o foco em rádios com perfil jovem e outras
iniciativas em parceria com as empresas surtiram efeito", acredita.
O presidente do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto
de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho (Sindivinho/RS),
Gilberto Pedrucci, elenca três aspectos que considera decisivos para os bons
resultados alcançados pelo setor na venda de espumantes. O empresário destaca o
custo benefício da bebida em relação aos produtos importados, a quebra da
sazonalidade no consumo e o reconhecimento de publicações como o Guia
Descorchados 2015. "O fato das pessoas estarem consumindo o produto em
diferentes períodos do ano e o reforço na imagem dos espumantes brasileiros com
avaliações excelentes em publicações e concursos internacionais contribuem para
consolidar essa posição do Brasil e a competitividade dos produtos",
avalia.
O diretor de vendas Cléber Slaifer concorda com a
avaliação do presidente do Sindivinho de que está ocorrendo uma diluição do
consumo do produto mais uniformemente durante o ano.Slaifer afirma que tanto a
empresa como as demais vinícolas que trabalham de forma mais direcionada com
espumantes estão colhendo os frutos de um trabalho iniciado há alguns anos.
Para ele, é necessário dar continuidade com ações mais pontuais, em outras
regiões do país. "Precisamos associar o ganho de imagem enorme que estamos
tendo com o espumante com a parte comercial. Fazer com que as campanhas cheguem
na ponta,que é o consumidor", propõe.
Daniel Panizzi, gerente comercial de uma vinícola de pequeno
porte, afirma que, apesar de ainda existir uma concentração maior de vendas nos
meses de novembro e dezembro, nos últimos anos tem crescido o faturamento da
empresa também nos meses seguintes. "Mesmo com uma certa retração que
estamos observando no mercado, o mês de fevereiro foi excelente em
vendas", informa. Localizada no município de Pinto Bandeira, a vinícola
também trabalha com enoturismo e, segundo o gerente, o fluxo tem se mantido
estável.
Franco Perini enfatiza que a campanha "Espumantes do
Brasil. Esse é o clima do verão"
teve relação direta com os resultados de vendas da empresa em que ocupa
o cargo de diretor comercial. Segundo ele, a decisão de focar num novo perfil
de consumidor surtiu o efeito desejado, e a iniciativa deve se repetir em
outras ações. "Foi uma campanha assertiva, que tem gerado ótimos
resultados e que pode servir de exemplo de promoção de vinhos com o público
jovem e que ainda não está no mundo do vinho", propõe. Perini também
sugere que sejam feitas campanhas
voltadas ao consumidor final, em situações de consumo diversificadas.
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Sobre a campanha do Ibravin
A campanha "Espumantes do Brasil. Esse é o clima do
verão" incluiu outdoors, ações de
merchandising e inserções em rádios, jornais e internet, mas Blogs que divulgam
o vinho há muitos anos, como este nosso, com cerca de mil acessos diários, não
foram lembrados pelo Ibravin... Promoções de compre e ganhe nos pontos de venda
também foram veiculadas junto ao público consumidor entre os meses de dezembro
e março. O objetivo foi fortalecer a imagem dos espumantes brasileiros,
categoria que detém mais de 70% de participação no mercado interno brasileiro.
Os turistas que trafegaram pelas principais rodovias de
acesso ao litoral visualizaram outdoors com os dizeres "Espumantes do
Brasil. Quando você abre, o verão acontece", além de relógios que exibem
hora e temperatura, nas praias de Torres, Capão da Canoa e Atlântida, no RS, e
Florianópolis, em SC. Nas rádios, o perfil foi escolhido foi o público jovem. A
campanha foi desenvolvida pela Agência Escala, de Porto Alegre (RS), que há
muito tempo faz as propagandas do Ibravin, as quais são contestadas por vários
produtores que dizem que elas não atingem os objetivos necessários.
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