sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Vindima na Guatambu com excelentes perspectivas


                                   Vindima 2015 na Guatambu
                                 Isadora Pötter/D/JN
                               
                                          Não vou na Guatambu para comer salada
                                          Daniel Viero/D/JN


A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, iniciou a vindima 2015 no dia 08 de janeiro. A primeira semana de colheita foi dedicada às uvas Chardonnay, Gewürztraminer e Pinot Noir, apresentando excelentes resultados. Até o momento são 45 toneladas de frutas de ótima sanidade e equilibradas em termos de concentração de açúcar, pH, acidez e aromas, devido ao manejo específico para cada quadro do vinhedo, ainda que o clima deste verão esteja atípico, com muitos temporais e precipitações acima da média.  
“São uvas que serão destinadas à fabricação de nossos espumantes Guatambu Nature, Extra Brut, Rosé e Poesia do Pampa”, frisou Gabriela Hermann Pötter, enóloga da vinícola. Para preservar a qualidade, todas as frutas antes de serem processadas, permaneceram por no mínimo 12 horas em câmara fria, e após foram prensadas com cachos inteiros na Prensa Pneumática Inertys Bucher, nas instalações da vinícola.  
Serão colhidos, ao total, 22 hectares que renderão 140 toneladas. As uvas tintas seguem amadurecendo e serão colhidas em sua maturação plena. Até março, a Guatambu pretende colher todas as uvas tintas, das variedades Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Tempranillo, que totalizam oito variedades produzidas nos vinhedos em Dom Pedrito.
A Guatambu Estância do Vinho é uma vinícola boutique de Dom Pedrito, RS. Seu trabalho é realizado através de administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas desde 2003. A vinícola já conquistou diversas premiações importantes, entre elas o TOP TEN Expovinis 2014, com o vinho Rastros do Pampa Tannat. Mais informações, acesse o site:http://www.guatambuvinhos.com.br/
Dia desses, almoçando lá no Seasons, em Porto Alegre, com Paulo Abreu Barcellos,presidente da Unicred Central, ele comentou que gostou muito de um almoço que participou na Guatambu e convidou para fazermos outro, futuramente, quando houver a reunião regional das Unicreds, na região da Campanha. Tá amarrado, como diz o gaiteiro dos Canudos, Nelson Cardoso. Eu disse a ele que iria só se tivesse a garantia de que o Valter José Pötter estará no comando dos espetos....Eu não vou na Guatambu para comer salada........ Faz parte do cardápio, como se viu no primeiro almoço harmonizado deste ano, dia 7 de fevereiro, mas prefiro a parrilla, o cordeiro, o entrecot, a costela, principalmente esta, se for de um Hereford bem gordo, acompanhada por Luar do Pampa Chardonnay, Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon e Merlot, e o espumante Poesia do Pampa Demi-Sec.


Nenhum comentário: