sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Governador Ivo Sartori abriu a Fenavindma, em Flores da Cunha



                        Sartori, que é da região, estava em casa na abertura da Fenavindima
                        Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori abriu oficialmente a 13ª Festa Nacional da Vindima (FenaVindima), em Flores da Cunha, na tarde de quinta-feira (19). Com o tema "Vinho para brindar, festa para celebrar", o evento seguirá até 8 de março, no Parque Eloy Kunz, com a proposta de enaltecer a cultura e as tradições italianas da Serra gaúcha. A festa é promovida pela Associação Comunitária FenaVindima e a prefeitura de Flores da Cunha.
Sartori foi recepcionado pelo prefeito Lídio Scortegagna, pelo presidente do evento, Ricardo Pagno, e pelas soberanas da festa, a rainha Janaína Massarotto e as princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni. Também estiveram presentes os secretários estaduais do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, e da Cultura, Victor Hugo da Silva, a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias da região.
O governador afirmou que a maior inspiração do Estado é a sociedade gaúcha e tudo o que ela produz. "Temos um grande desafio pela frente. Mas as nossas forças são maiores do que os nossos problemas. A nossa Vindima e uma cidade como Flores da Cunha são provas disso. Não é algo fácil, não é para amanhã, não é para um só homem ou um só governo, mas tenham certeza: o Rio Grande vai sair dessa", enfatizou, referindo-se à atual situação financeira do Estado.
O prefeito Lídio Scortegagna agradeceu a presença de Sartori: "Isso mostra o comprometimento e a atenção do governo do Estado com a nossa região. Que esta edição da FenaVindima sirva para fortalecer a nossa cultura e valorizar o trabalho e a união das famílias que tiram da terra o seu sustento. Esta é a maior celebração de Flores da Cunha, e queremos compartilhar com os turistas e a comunidade o potencial que temos aqui, tanto na área da cultura, quanto na gastronomia e na vocação vitivinícola".
A festa - Às quintas e sextas-feiras, a FenaVindima funciona das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 9h às 22h. A entrada custa R$ 6,00 e dá acesso aos shows e a um vale-uva. "Com uma estrutura diferente das outras edições, os pavilhões 2 e 3 do parque foram formatados para incentivar as festividades. Cada espaço foi denominado com uma expressão em talian", explicou o presidente da feira.
A FenaVindima conta com exposição de máquinas e implementos agrícolas, palestras técnicas, corso alegórico, shows nacionais, atividades recreativas, mostras de antiguidades da região e artesanato local. Os visitantes também podem acompanhar jogos tradicionais e provar alimentos típicos, como polenta, salame, pão e queijo.
Produção - De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de uva em Flores da Cunha fica entre 90 mil toneladas e 100 mil toneladas/ano. Mais de 140 mil toneladas são industrializadas. Isso significa que, além da produção local, são adquiridas 50 mil toneladas de outros municípios da região. São 1.250 propriedades de agricultores familiares cultivando uma área de 5.200 hectares - em média, 4,5 hectares por família.
Cerca de 196 indústrias produzem vinho, suco, espumantes e outros produtos derivados da uva, com alta tecnologia e qualidade. Dessas empresas, mais de 50 são de agricultores familiares que vinificam a própria produção. O município fabrica mais de 100 milhões de litros de vinho. Já o suco de uva teve crescimento médio de 20% nos últimos cinco anos.
O custo variável de produção da uva industrial para a safra 2014/2015 em Flores da Cunha foi calculado em R$ 0,765/kg, uma variação de 5,96% em relação à safra anterior. A fruta foi o produto agrícola que teve o maior reajuste no Brasil.
O setor gera mais de 4 mil empregos permanentes. Em período de safra, são mais de 10 mil pessoas empregadas no município.



Nenhum comentário: