sábado, 7 de dezembro de 2013

Vinícola Viapiana apresenta o Corte V


O Corte V, da Viapiana
Foto João Carlo D´Alba

Quem provar o novo Corte V - corte entre as variedades Cabernet Sauvignon e Merlot - verá sua coloração vermelho rubi, sentirá o aroma frutado que lembra ameixa, framboesa e amora, com notas de baunilha e chocolate e degustará a leveza de taninos macios. Para marcar o lançamento da bebida em todo o Brasil, a grife de vinhos Viapiana, de Flores da Cunha, divulgou, sexta-feira, dia 6, o vídeo inspirado no quadro assinado pela artista Cristiane Marcante, que compõe o rótulo do vinho.
O rótulo, criado pela Vitrine Propaganda, traz a obra de arte Contemplação, que faz um convite a contemplar um lindo pôr do sol, sentir o aroma das flores, entregar-se, brindar a vida e vislumbrar as maravilhas. O vinho exibe a sintonia entre as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, como um convite perfeito para uma viagem mágica de sabores e aromas. O vídeo, produzido pelo arquiteto e artista digital Elias Carpeggiani, apresenta outra forma de ver a obra, estendendo o olhar para o campo da tridimensionalidade, por meio do trabalho realizado com a plataforma After Effects.
O vídeo é o primeiro de uma série de cinco produções que a grife está lançando. Ele pode ser conferido no canal: www.youtube.com/vinhosviapiana, a partir de sexta-feira.
Quanto ao Corte V, ele é elaborado com uvas cabernet sauvignon (40%) e merlot (60%) da região dos Altos Montes, de parcelas que produziram 10 mil kg/há, em Flores da Cunha, terra da minha querida  Debon. Não é safrado, o que pressupõe o uso de vinhos de safras diferentes, selecionados pelo enólogo Elton Viapiana, estagiou em tanques de aço inoxidável/barricas de carvalho. Tem teor alcoólico de 12,5%, oito dias de fermentação alcoólica, a 24°, e 100% de fermentação malolática, açúcar residual1,85 g/l  e acidez total de 6,2 g/l.    

Coloração vermelho rubi.  Aroma frutado lembrando a ameixa, framboesa e amora, com notas de baunilha e chocolate. Em boca se apresenta leve com taninos macios, boa relação entre estrutura e acidez, no retro gosto lembra notas aromática. É ideal para acompanhar churrasco gaúcho, massas com molhos vermelhos.

Nenhum comentário: