quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Salton quer ser a maior

A Salton, de Bento Gonçalves, resolveu investir pesado para se destacar como a maior e melhor vinícola do país, título que planeja conquistar até 2010, quando completa seu primeiro centenário. No triênio (2008-2010) cerca de R$ 20 milhões serão aplicados no aumento da capacidade de produção da vinícola, que inclui a instalação de uma nova linha de vinificação, aquisição de tanques de autoclave, contratação de pessoal especializado, além do posicionamento de mercado. Com a mudança da sede para o distrito de Tuiuty, em 2004, já foram investidos, aproximadamente, R$ 50 milhões no aumento da capacidade de produção, qualidade genética, tecnologia, obras e recursos humanos. De acordo com o diretor comercial da vinícola, Daniel Salton, o novo investimento irá possibilitar a ampliação da produção das atuais 2,4 milhões de caixas para cerca de 4 milhões de caixas a cada ano.
Líder na comercialização de espumantes no país há quatro anos consecutivos, com 2,3 milhões de litros em 2006, a Salton pretende chegar a 2,8 milhões de litros neste ano e a 4 milhões de litros em 2010. A expectativa é de que a representatividade do produto no faturamento da empresa siga o mesmo crescimento: dos esperados 27% em 2007 para 36% em 2010, ou seja, de R$ 39 milhões para R$ 57 milhões.
O trabalho da Salton para se transformar na maior e melhor vinícola do país passa por muitas outras áreas. Entre elas, a parte comercial, que ganhou reforço importante: dos 180 colaboradores da unidade de São Paulo, 20 vendedores foram designados para atuar de forma efetiva nos restaurantes da principal capital do país, outros cinco no Rio Grande do Sul e dois em Santa Catarina.
Outra estratégia adotada neste ano foi apostar na linha de varietais Classic, com uma ampla campanha de marketing e valor competitivo, especialmente em relação aos importados. Até setembro desde ano, 590 mil litros haviam sido comercializados, quase o dobro dos 320 mil litros contabilizados no mesmo período do ano passado. O turismo é outro ponto de destaque da vinícola, construída para se tornar âncora do desenvolvimento da região de Tuiuty. Em 2004, foram 4.918 turistas. Em 2005, 12.748 visitantes e, no ano passado, o número subiu para 24.179: um incremento de quase 500% em apenas dois anos. Para este ano, a previsão é receber 60 mil turistas até dezembro e, para 2010, 130 mil.
Com a previsão de fechar 2007 com a comercialização de 12,5 milhões de litros de vinhos, a Salton estima um faturamento acima de R$ 160 milhões neste ano. No ano passado, foram comercializados 10,5 milhões, com um faturamento de R$ 140 milhões.

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