terça-feira, 30 de outubro de 2007

Adriano Miolo é o Enólogo do Ano 2007

Uma verdadeira integração dos enólogos brasileiros. Este foi o espírito da Festa do Dia do Enólogo realizada na última sexta-feira (26 de outubro) no Ristorante Don Ziero, no Vale dos Vinhedos, para comemorar a data festejada ainda no dia 22 de outubro. Mais de 120 pessoas, a maioria enólogos integrantes da Associação Brasileira de Enologia (ABE), participaram do evento que foi marcado pela escolha do Enólogo do Ano 2007, prêmio que foi conferido ao enólogo Adriano Miolo.
Com o propósito de valorizar os enólogos brasileiros fazendo um reconhecimento à atividade destes profissionais, verdadeiros artistas na elaboração de vinhos, a ABE, juntamente com a IBRAC Indústria e Comércio e Amazon Group Coatec, realiza este concurso desde 2004, premiando um enólogo por ano que tenha se destacado pela sua atuação no setor.
Este ano o processo de escolha adotou um novo formato. Na primeira fase, realizada de 08 a 19 de outubro, os associados votaram livremente no enólogo de sua escolha. Os nomes apontados foram analisados na segunda fase – de 20 a 23 de outubro – por uma comissão formada por um representante da ABE, CEFET, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Uva e Vinho e pelos patrocinadores Ibrac e Amazon Group – Coatec. Esta comissão, analisando os critérios do concurso, elegeu três enólogos para participar da terceira fase que aconteceu na sexta-feira.
Conforme os enólogos associados iam chegando, recebiam uma cédula com o nome dos três enólogos finalistas: Adriano Miolo, Dario Crespi e Dirceu Scottá. Após preencher a cédula em uma cabine secreta, os participantes depositavam seu voto na urna. A apuração ocorreu no mesmo local. O resultado foi anunciado pelos Enólogos do Ano 2004, Antônio Czarnobay; 2005, Gilberto Pedrucci e 2006, Firmino Splendor. Adriano Miolo foi o grande vencedor do título Enólogo do Ano 2007. Ele receberá a placa oficial em outra oportunidade, pois por motivos profissionais não pode estar presente no evento.
A escolha seguiu os seguintes critérios: ser associado da ABE no mínimo há dois anos e estar em dia com a tesouraria; ter formação técnica em enologia e viticultura; três anos de experiência; estar exercendo a atividade; trabalho em prol do profissional de enologia; reconhecimento nacional pela elaboração dos seus vinhos; atuação setorial e inovação tecnológica.
O prêmio será uma viagem para a Europa, com a finalidade de visitar uma feira do setor vitivinícola. A passagem aérea será em classe econômica, incluindo seis diárias em hotel categoria turística e seguro da viagem. Adriano Miolo deverá, em data a ser definida, apresentar relatório e palestra aberta a todos os associados da ABE a fim de apresentar suas experiências durante a viagem técnica com a finalidade de multiplicar conhecimentos.

Nenhum comentário: