No dia 31/08, chegou a São Paulo o enólogo da vinícola
Concha Y Toro e responsável por uma das mais famosas e tradicionais linhas de
vinho do Chile, Marques de Casa Concha, Marcelo Papa. Com uma agenda de cinco
dias no país, o especialista chileno participa de um roteiro de palestras, nas
cidades de São Paulo, Sorocaba, Salvador, e Distrito Federal., com o objetivo de
apresentar ao mercado brasileiro
mudanças na forma de produção do vinho Marques de Casa Concha, – linha Super
Premium.
O especialista explica a clientes, parceiros e
consumidores como pretende conferir aos rótulos propriedades mais próximas da
uva e origem dos vinhedos, com influências desse terroir.
Papa já adiantou, por exemplo, que vai oferecer vinhos
com características mais frutadas, diferente dos rótulos com uma maior
influência da madeira, sempre considerado de alta qualidade. "Finalmente,
temos como resultado vinhos mais agradáveis ao paladar, com menos álcool,
baixando um pouco a quantidade de madeira", afirma. O enólogo apresenta a
Edição Limitada Cabernet Sauvignon – safra 2013. Todo ano, Papa traz ao Brasil
uma novidade com inovações na forma de produção.
Há 16 anos responsável por uma das mais famosas e
tradicionais linhas de vinho do Chile, Papa possui forte influência no
ressurgimento da marca, embora tenha conservado sempre o seu estilo e produzido
vinhos modernos e marcantes, abrindo as portas do segmento premium para a
indústria vinícola do Chile. Os numerosos prêmios nacionais e internacionais
que seus vinhos têm recebido, superando sempre a barreira dos 90 pontos em
todos os produtos da linha, refletem o seu excelente trabalho enológico.
A marca Marques de Casa Concha, uma das maiores em seu
segmento, foi lançada em 1976 com a variedade Cabernet Sauvignon – colheita
1972 – do reconhecido vinhedo de Puente Alto, situando imediatamente o Marques
de Casa Concha como o emblema da Vinícola Concha y Toro naquela época. Em 1989,
foi incorporado um Chardonnay do vinhedo Santa Isabel, de Pirque, seguido um
ano depois por um Merlot do vinhedo de Peumo. Durante os anos 1990, o uso de
técnicas mais avançadas no trabalho agrícola e enológico aumentou a qualidade
do Marques de Casa Concha, transformando-o em um vinho reconhecido
mundialmente.
Como parte da constante procura pela inovação e
vanguarda, a Concha y Toro decidiu incorporar a variedade Syrah à linha Marques
de Casa Concha em 2005, proveniente do vinhedo Quinta de Maipo. Em 2008, foi
incorporada a variedade Carmenère, proveniente do vinhedo de Peumo. Isto foi
possível após um exaustivo trabalho de anos de pesquisa e trabalho desenvolvido
pela Concha y Toro. As últimas uvas a entrarem na linha foram a Pinot Noir e,
posteriormente, a cepa Sauvignon Blanc, completando sete variedades no
portfólio da marca.
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