terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vai sair livro sobre vinho que vem sendo escrito há décadas

                                  Rogério Dardeau promete o livro já famoso
                                  Divulgação JN

O especialista em vinhos Rogério Dardeau, lá do Rio, companheiro de algumas andanças pelo mundo vinho, manda uma boa notícia: resolveu dar por concluidon um livro sobre o vinho brasileiro e sua história que vem escrevendo há décadas. Décadas! Eis sua mensagem:
“Como tem passado, amigo? E aquelas ovelhas preciosas, lá na Campanha? Tenho uma boa notícia. 
Depois de um trabalho de décadas, decidi encerrar os escritos do livro 'Vinho Fino Brasileiro'. Sim, encerrei por que, senão, eu não ia parar nunca. A movimentação do setor vitivinícola brasileiro, no campo dos vinhos finos, está incrível.
O livro está prefaciado pelo Pedro Hermeto, em razão do desempenho dos vinhos brasileiros no Aprazível, e teve uma leitura prévia muito contributiva da Sonia Denicol (Madame do Vinho). 
São 300 páginas mostrando tudo: regiões (tradicionais e novas), produtores artesanais, vinícolas, ... enólogos e, é claro, vinhos...
O lançamento está previsto para a primeira semana de dezembro, aqui no Rio. Iniciei conversa com a Maria Amelia Duarte Flores sobre a possibilidade de um evento em Porto Alegre. Conto com seu apoio, amigo!
gde abraço.”
Dardeau

É isso aí, estou ansioso para conhecer o livro do Rogério. E vou fazer o que estiver ao meu alcance para divulgá-lo. Deve ser coisa boa, com um vinho de boa cepa.

Vinho Tannat e charque em homenagem aos farrapos


Tati Noel manda contar, desde Gramado, que o orgulho gaúcho tomou conta do Malbec Restaurante,  na mais singela expressão da tradição rio-grandense, a música. Até domingo, 20 de setembro, data em que se comemora a Revolução Farroupilha, a trilha sonora do restaurante foi tradicionalista. A seleção musical foi desenvolvida por Enio Martins, produtor, radialista carioca e declarado apaixonado pelo Rio Grande do Sul. Escolheu  canções nativistas que fazem parte do cenário cultural gauchesco e representam o sentimento farroupilha.
Para o almoço ou jantar de domingo, a dica do chef Carlos Siedekum foi inspirada no pivô da histórica Revolução Farroupilha. “Recomendo o risoto de moranga com charque que além de ser um prato muito apreciado traz a iguaria que despertou o levante, o charque.” Para acompanhar, a harmonização sugerida foi o vinho Tannat da Vinícola Ravanello, instalada em Gramado, mas que tem produção vitivinícola na cidade de Itaqui – RS, fronteira com a Argentina. O Malbec Restaurante abre diariamente das 11h30min às 23h e oferece transporte gratuito a partir dos hotéis da cidade. Reservas podem ser realizadas através do telefone (54)3286-5174.


Aberta a Temporada para Denominação de Origem Vale dos Vinhedos 2015



O Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos deu  início aos trabalhos da Temporada 2015 da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.). As vinícolas deverão encaminhar a documentação exigida até o dia 30 de setembro para que a coleta de amostras possa ser executada e a comprovação da procedência da uva, que deve ser totalmente da região demarcada. Serão recolhidas sete garrafas por amostra, para facilitar as operações dos diferentes laboratórios da Embrapa Uva e Vinho e do Laboratório de Excelência do Estado (LAREN). 
Após a entrega de documentação, o processo tem continuidade com a coleta das amostras para as análises físico-químicas e posterior análise sensorial, onde serão levados em conta aspectos organolépticos qualitativos e quantitativos: visual, olfativo, gustativo e tipicidade varietal.   Segundo  André Larentis, diretor do Conselho Regulador, Técnico e de Pesquisa da Indicação Geográfica, a obtenção da D.O. passa por um trabalho minucioso: “O processo é feito com total transparência, onde o conselho regulador, formado por membros que representam entidades de pesquisa e desenvolvimento, (dois pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho - nesta gestão), os consumidores e as empresas  associadas a Aprovale, realiza os controles, através dos laboratórios parceiros, e faz cumprir as normas estabelecidas no regulamento”. 
Em 2014, foram quatro amostras de espumantes, seis de vinho branco e dez amostras de vinho tinto coletadas para obtenção da D.O., de 10 vinícolas solicitantes. 
Denominação de Origem:
O Vale dos Vinhedos é pioneiro na Denominação de Origem de vinhos no Brasil, estampando a identidade e a qualidade dos vinhos elaborados no roteiro para o restante do mundo. A DO foi conquistada em setembro de 2012. 
Para obter a D.O.V.V., as vinícolas associadas devem elaborar vinhos finos, como tintos, brancos e espumantes, com requisitos específicos, detalhados pelo Regulamento de Uso e pelas Normas de Controle da IG. As regras dizem respeito à aspectos como a produtividade máxima obtida pelos vinhedos; das variedades de uvas e a forma como elas devem ser processadas na elaboração das bebidas. 

São permitidas as uvas tintas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat e Pinot Noir. Brancas: Chardonnay e Riesling Itálico. Vinhos elaborados com a D.O.: varietal Merlot, com mínimo de 85% e o assemblage com mínimo de 60% de Merlot. Podem ser usadas, nas complementações, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat.  Brancos: varietal Chardonnay, com mínimo de 85% e o assemblage com mínimo de 60% de Chardonnay. Pode ser usada, para complementar, o Riesling Itálico. Espumantes: base mínima de 60% Chardonnay e/ou Pinot Noir, podendo ser complementada com Riesling Itálico.

Bazkaria celebra Semana Farroupilha com seleção de vinhos e espumantes gaúchos

                               Pizza Paixão Cortes tem lascas de picanha
                                D/JN

Para comemorar a Semana Farroupilha e homenagear os gaúchos, o restaurante Bazkaria, de Porto Alegre, criou uma pizza especial, com o nome do meu amigo e conterrâneo João Carlos Paixão Cortes, folclorista, pesquisador, escritor e um dos maiores propagadores da cultura riograndense, e, até o final deste mês, a estará oferecendo, com vinhos gaúchos especialmente selecionados, com desconto de 20%. Entre os rótulos estão os vinhos Miolo Reserva Chardonnay, Vinhetica Terroir de Rosé, Vinhetica Terror & Tradition e Dunamis Cabernet Franc e os espumantes Ponto Nero Rose e Quinta Don Bonifácio.

A Bazkaria oferece como sugestão de cardápio para a data a pizza Paixão Côrtes (picanha defumada, muzzarela de búfala, rúcula e tomate-cereja) acompanhada do vinho Vinhetica Terroir & Tradition. O vinho é produzido com as variedades Merlot, Marselan e Tannat, e possui cor grená intensa com reflexos brilhantes violetas. Além da sugestão, há as opções consagradas do menu da casa como entradas, saladas, pizzas, calzones e as sofisticadas sobremesas. A Bazkaria Parcão está localizada na rua Comendador Caminha, 324, em frente ao Parcão, em Porto Alegre.

Villaggio Grando e Furniel&DeLuca lançaram vinho em taça descartável

  
                                                                     O Merlot em taça
                                                                      D/JN

Foram dois anos de pesquisa para lançar um produto com padrão internacional. O primeiro vinho em taça descartável do Brasil, será lançado na próxima quarta-feira dia 23 de setembro em São Paulo. A parceria é entre a vinícola catarinense Villaggio Grando e Furniel&DeLuca. As taças têm 187 mililitros e são fechadas com um selo de alumínio.

“Vinho envasado em taça já é vendido na França e na Itália e é ótimo para eventos. Testamos o produto na taça descartável e comprovamos que a qualidade não é alterada. A taça chega ao mercado com custo excepcional para os amantes de vinho e é ideal para grandes eventos como por exemplo, partidas de futebol”, afirma o diretor comercial da vinícola, Guilherme Grando. O design da taça foi elaborado pela Desenho Aplicado, agência especializada em embalagens. 

X Semininário de Vitivincultura da Metade Sul em Bagé


Jorge Luiz Hoffmann, do setor de projetos da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bagé (Fones: 53  32471395  53 97067777),  informa que, dia 1 de outubro, será realizado, em Bagé, a  X edição do Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul em Bagé, no Clube Comercial e dia 02 visita técnica na Vinícola Batalha,em Candiota. Promoção do Comite de Fruticultura, Embrapa Uva e Vinho, Ibravin e Emater, Vinhos da Campanha. Esperamos vocês  em Bagé. Como participante de uma das primeiras edições, quando até fiz uma palestra sobre o desenvlvimento da vitivinicultura na região da Campanha, espero que seja um bom evento.
X SEMINÁRIO DE VITIVINICULTURA DA METADE SUL
Bagé, 01 de outubro de 2015 – Clube Comercial
Candiota, 02 outubro – Visita técnica na Vinícola Batalha
Proposta preliminar da Programação
Manhã:
•             09:00 hrs:Solenidade abertura
•             Palestras:
•             1)            10:00 hrs. "Vitivinicultura Sustentável: conceitos e proposta de abordagem para a Região Campanha" - Prof. Shana Sabbado Flores –              
•             2)        11:00 Café
o             11:15 hrs –Case: “VillaggioBassetti – Vinhos de Altitude” (São Joaquim) – José Eduardo PioliBassetti.
Tarde:
•             14:00 Painel 1: Demanda e importância da formação de profissionais especializados para o setor vitivinícola do Rio Grande do Sul.
•                             Coordenador: Carlos Raimundo Paviani – (Ibravin).
                Debatedores: a) Renata Sampaio Zocche (UNIPAMPA);
                                               b) Luciano Manfroi (IFRS – Câmpus Bento Gonçalves)
                                               c) Representante da UFPel                       

•             15:30 Painel 2:Vinhos da Campanha: tipos e estilos x quadro varietal. Histórico, evolução e perspectivas.
                               Coordenador: Celito Crivellaro Guerra – (Embrapa)
                               Debatedores: a) Adolfo Lona – Consultor/Vinícola Peruzzo;
                                                               b)RossanoLazzaroto – Assoc. Viticultores do Extremo Sul - VITISUL
                                                               c) Daniel Alonso Martins – Miolo Wine Group.
•             17:00 HRS – Café
•             17:15 Painel 3: O “Estado da Arte” da viticultura na Região da Campanha: Estratégias alternativas para o incremento da qualidade da uva.
•                             Coordenador: Henrique Pessoa dos Santos – (Embrapa)
                Debatedores: a) Ciro Pavan – Miolo WineGroup;
                                               b) Sinval Almeida Fernandes–Vinícola Salton.
                                               c) Antônio Santin – Consultor/Vinícola Campos de Cima
                               d) JavierGonzalezMichelena – Consultor/Vinícola Guatambú.
Dia 02.10.2015
9:00 hs – Saída para a Vinícola Batalha em Candiota
       Apresentação do Projeto  da Vinícola Batalha.


Geada e granizo maltrataram os vinhedos


Geada maltratou os parreirais

                                também nos vinhedos da serra gaúcha
                                mesmo no mês de setembro, dia 12.
                                Fotos de Roberto Molon
Na semana passada, escrevi que a geada fora de tempo, ocorrida dia 12 de setembro, causou sérios prejuízos aosparreirais da região da Campanha. Agora, meu velho amigo Floriano Molo, lá de Flores da Cunha, informa que na serra também houve muitos prejuízos e, inclusive, me manda fotos, plasticamente belas, mas que mostram os estragos nas videiras.
Eis o que escreveu Molon: “Para os leitores de longe, em especial, quero registrar que a serra gaúcha, no coração da região colonial italiana, foi tomada de uma fatalidade fora do normal: uma geada vem comprometer a produção de uvas, pêssegos, caquis, maças e outras culturas. A produção de uvas foi prejudicada em 80%, segundo depoimentos, tornando-se catastrófica a situação de milhares de famílias que tem nela o seu maior sustento. Estamos no inverno, mas depois de um longo período de altas temperaturas, as plantas frutíferas se adiantaram em mais de um mês, sendo agora atacadas por temperaturas até abaixo de zero. Repete-se a luta dos que ainda subsistem no trabalho da agricultura, tradição passada de geração para geração. Força, recomeçar de novo como tantas vezes fizeram! A esperança ainda vencerá.”

Alguns produtores, como Roberto Molon, autor das fotos, conseguiu diminuir os estragos com aspersão de água sobre a brotação.

Undurraga Aliwen Reserva: uma mudança além do rótulo

  
Importado pela Inovini, a linha Aliwen Reserva da chilena Undurraga, apresenta novos rótulos e uma campanha de reflorestamento da Patagônia. Muito mais que fortalecer seu já bem-sucedido portfólio, a Viña Undurraga, referência da vitivinicultura chilena, acaba de redesenhar os rótulos da sua premiada linha Aliwen Reserva . Juntamente ao lançamento dos novos rótulos, a Undurraga, confirmando sua responsabilidade socioambiental, lança uma belíssima campanha em parceria com a fundação “Reflorestemos a Patagônia”, ONG responsável pela maior campanha de reflorestamento de espécies nativas de áreas silvestres protegidas da Patagônia Chilena.
Após um estudo de mercado detalhado do segmento Reserva, a Undurraga percebeu a necessidade de inovação e buscou um rótulo que “vestisse” melhor as garrafas e mantivesse o conceito de tradição e qualidade. A nova roupagem apresenta identidade e cores diferentes para cada variedade de uva presente nos vinhos da linha Aliwen. A marca e o endosso da Viña Undurraga estão destacados para facilitar a leitura.
Fechando com chave de ouro essa mudança, temos o ícone (a árvore) como protagonista. Na cultura e língua Mapuche (nativos do Chile), Aliwen significa “Árvore Sagrada” e simboliza a forte conexão do homem com a natureza. O desenho destacado na garrafa representa também a diversidade da geografia do Chile e reforça com classe e elegância a origem da Undurraga.
Para que a “árvore sagrada” não fique apenas no rótulo, a Viña Undurraga encontrou uma maneira de conectar os seus consumidores com a Patagônia, uma das principais paisagens do Chile reconhecida mundialmente. Para cumprir o ideal da marca, a cada garrafa de Aliwen comprada no mundo, haverá uma doação para a campanha de reflorestamento de árvores nativas. O objetivo é contribuir para a recuperação da Patagônia Chilena, como resposta ao último grande incêndio ocorrido no Parque Nacional Torres del Paine, em dezembro de 2011, que destruiu 17 mil hectares.

Representada no Brasil pela importadora Inovini, divisão da Aurora dedicada exclusivamente ao mercado de vinhos finos, a vinícola foi fundada em 1885. Mas foi entre os anos 2006 e 2007 que a Undurraga iniciou o seu ciclo de sucesso atual, com a implementação de várias inovações que lhe renderam prêmios como: “Vinícola do Ano 2012” pela “Associação Vinos de Chile” e incontestáveis altas pontuações para os vinhos do projeto Terroir Hunter (T.H). 

Concurso fotográfico destacará Rota dos Espumantes

Ressaltar as particularidades e belezas da Rota dos Espumantes, com suas vinícolas, cantinas e memórias únicas, por meio das lentes de fotógrafos profissionais ou amadores. Esse é objetivo de um concurso fotográfico que a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e a Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga) estão promovendo. A ação faz parte do plano estratégico de ações, elaborado pelos associados, com apoio do Sebrae/RS.
Mário Verzeletti, coordenador da Rota dos Espumantes, reforça a importância de atividades diferenciadas para valorizar o roteiro. “Cada iniciativa, pensada e planejada em conjunto, consegue divulgar e fortalecer nossa Rota”.
A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, destacou a importância da articulação e a participação efetiva dos empreendimentos que fazem parte do grupo. “A Rota ganhou nova vida, novos ares, e com essas iniciativas fortalecemos o trade turístico e a Capital Brasileira do Espumante”, acredita.
O 1º lugar receberá como premiação uma caixa de espumantes da Rota dos Espumantes, com seis unidades, um Passeio de Maria Fumaça, uma hospedagem e um jantar para casal no Castello Benvenutti. Os 2º e 3º lugares receberão uma caixa de espumantes da Rota dos Espumantes.

O concurso integra a programação “Primavera em Arte”, da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi. Informações e inscrições pelo fone (54) 3462-8235 ou e-mail turismo@garibaldi.rs.gov.br. O regulamento, com todos os detalhes, pode ser conferido abaixo.

Vinhos do Alentejo em prova em Évora


A cidade de Évora, em Portugal, está linda nesta época. E fica melhor, ainda, bebendo-se bons vinhos do Alentejo, os quais é possível degustar, todos os dias na Rota dos Vinhos do Alentejo, junto aoaTeatro Garcia de Resende. Se o leitor está em Évora, vá lá.

A  degustação desta semana começa com Herdades das Servas Branco Colheita Selecionada 2014, VRA,  elaborado com 50% Roupeiro, 20% Alvarinho, 20% Viognier, e 20% Sauvignon Blanc, e segue com Herdade das Servas Tinto Colheita Selecionada 2012, VRA, com 40% Touriga Nacional, 25% Alicante Bouschet, 25% Aragonez e 10% Trincadeira, ambos produzidos pela Herdade das Servas, em Estremoz. Depois, degusta-se Monte da Ravasqueira Branco Reserva 2013, VRA, com 60% Viognier e 40% Alvarinho, seguindo de um Monte da Ravasqueira Tinto Reserva 2013, VRA, com 60% de Syrah e 40% de Touriga Nacional, elaborados pela Monte da Ravasqueira em Arraiolos. Finalmente, pode se degustar o Tinto da Talha 2012, VRA, com Trincadeira, Castelão e Aragonez, e Tinto da Talha Grande Escolha 2013, VRA,, com Touriga Nacional e Alicante Bouschet, elaborado pela Roquevale, SA, em Redondo.

Vinhos do Alentejo fazem sucesso

                                Movimentada degustação de vinhos do Alentejo em Curitiba

Por falar em vinhos do Alentejo, a entidade que os divulga pelo mundo,  aComissão Vitivinícola Regional Alentejana,   está fazendo uma série de eventos no Brasil e todos com grande sucesso. Na sexa-feira passada, foi em Curitiba, com a presença de mais de 600 pessoas, no hotel Pestana. No total, já foram mais de três mil degustadores das novas safras no Rio, São Paulo e Curitiba.
Os Vinhos do Alentejo alcançaram as melhores audiências nas degustações anuais realizadas no Rio de Janeiro (8 de setembro), São Paulo (dia 19) e Curitiba (dia 14). No total, mais de 3.100 wine lovers lotaram as degustações.
Promovidas pela CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, organismo que certifica e promove os Vinhos do Alentejo, as degustações tiveram a representação de cerca de 30 vinícolas, que aproveitaram o momento para dar a conhecer as novidades e os rótulos que já se revelam icônicos no mercado brasileiro. Além da participação na degustação livre, muitos profissionais, jornalistas, blogueiros e demais entendidos de vinhos também lotaram as degustações comentadas de vinhos alentejanos, conduzidas pelo conceituado crítico português, Rui Falcão.
No final, a presidente da CVRA, Dora Simões, estava muito satisfeita com os resultados: “É gratificante verificar que os Vinhos do Alentejo despertam cada vez mais interesse no público brasileiro. Essas degustações confirmam a tendência de crescimento, não apenas nos profissionais e formadores de opinião como junto dos consumidores. Comprovar que nossa estratégia de promoção dos Vinhos do Alentejo no Brasil está gerando cada vez melhores resultados é motivador e incentiva as vinícolas alentejanas a serem cada vez mais otimistas e exigentes na abordagem ao mercado”.
Entretanto, os Vinhos do Alentejo finalizaram nessa semana o circuito que vai terminar com a eleição de “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo Brasil 2015”. Nas provas de pré-seleção em São Paulo, Belo Horizonte, Campinas e Recife, profissionais ligados ao serviço de vinho em restaurantes, lojas, empórios e importadoras testaram seus conhecimentos sobre os vinhos alentejanos. Os melhores disputarão a grande final, que se realizará em Portugal, no início do próximo ano, que inclui uma visita técnica pela região portuguesa e um teste final que elegerá o melhor sommelier.                             
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.


Preço do cordeiro em São Paulo



Só quem precificou cordeiro, nesta semana, foram as praças de Campinas e Marilia. Estamos em época de nascimento e só quem encarneirou ou insiminou muito cedo tem animais para vender. Em Campinas, os preços foram R$ 6,30 pelo quilo vivo e R$ 14,00 pelo quilo carcaça e, em Marilia, R$ 7,29 e R$ 16,20,

O projeto de levantamento está em desenvolvimento pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX) da Faculdade de  Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, Campus de Pirassununga/SP, com a colaboração de docentes e pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP), APTA - Escritório Regional da Alta Sorocabana, Unidade de Agronegócio do SEBRAE-SP e ASPACO.

Cordeiro e vinho no Uruguai



E meus amigos santanenses e riverenses que não esqueçam. Será dia 28, na próxima segunda-feira, em Rivera, no Uruguai, o jantar de lançamento do meu livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro. Será às 20h, na Parrillada Gardel. A organização é da Fabiana Aguinsky, com carne de cordeiro oferecida pelo Claudino Loro, da Cabanha de Texel Santa Orfila, e vinhos da Bodega Carrau, dos meus amigos Javier e Ignácio Carrau, no Crreo Chapéu, em Rivera. Espero que eles coloquem algum Tannat Amat no lote.

A loja de espumantes do Lona





E, por falar em Ignacio Carrau, ele manda uma mensagem chamando a atenção para a loja de espumantes que nosso amigo em comum Adolfo Lona abriu em Porto Alegre. O Ignácio pede para buscar a informação no Blog do Felipe Oliveira, mas eu também já escrevi sobre a loja do Lona aqui no Blog. Acho que o Ignácio não anda me lendo...
Eis a mensagem dele:
Aquí vai um link com uma nota muito boa sobre a inauguração do novo local em Porto Alegre do nosso querido amigo e grande profissional
o Enólogo argentino Adolfo Lona especializado na elaboração de varios dos melhores espumantes brasileiros .
Vale a pena ir lá conferir e disfrutar de bons momentos com amigos e a delícia dos seus produtos .
Quem chegar lá pode perguntar por ele e quem sabe possam conhecé-lo pessoalmente, vão comprovar como é bom conversar e aprender
com ele o tempo todo, seja de vinhos e ou espumantes de qualidade e a preços muito accessíveis .

Podem falar que são amigos nossos sem medo “

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mensagens


Carrau

Caro Amigo Ucha
Grande abraco desde Montevideu e saindo pra a Fronteira da Paz logo do almoço. 
Grande abraço e lamentando a geada do sábado passado na Fronteira. Estamos avaliando os danos mas vão a ser importantes. 
Paciência muita paciência e trabalho.   Não queda outra coisa a fazer.

Javier Carrau
Bodegas Carrau 
Uruguay & Brasil 

.................................

Cordeiro e vinho em São Lourenço



Samir Curti Hallal, um dos donos do Curi Hotel, em Pelotas, grande divulgador do turismo e da cultura na Zona Sul do Estado, manda dizer que, dia 26 de setembro, na Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul, acontecerá o 2º Jantar de Cordeiro e de Vinho. A promoção é da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos, presidida por Richard Serpa.

Famiglia Valduga conquista sete medalhas em concurso internacional de vinhos


O Grupo Famiglia Valduga foi o mais premiado na 12ª edição do Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2015, com sete medalhas: um ouro duplo, quatro de ouro e duas de prata. O evento aconteceu em Mendoza, na Argentina, no mês de agosto, e avaliou 556 amostras de 20 países. 
O destaque da premiação foi o Casa Valduga Identidade Arinarnoa 2012, que conquistou a inédita medalha de ouro duplo. Casa Valduga Identidade Marselan 2012 e os espumantes Moscatel 2014, Ponto Nero Moscatel e Ponto Nero Brut Rose, estes dois últimos da Domno Importadora, ganharam medalha de ouro.
Já as duas medalhas de prata do grupo Famiglia Valduga foram conquistadas pelo Casa Valduga Mundvs Malbec 2012 e pelo Ponto Nero Celebration Brut, da Domno.
O Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus possui também a análise por custo/benefício, ou seja, no momento da apresentação das amostras os organizadores divulgam o valor de comercialização de cada garrafa e os degustadores avaliam se o valor corresponde à qualidade da bebida e fazem a análise considerando também esses itens.
Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumante e vinhos do País; Domno, elaboradora de espumantes e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico; e Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo.
As marcas estão localizadas em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil.  Já a Domno Importadora fica em Garibaldi (RS), cidade que também faz parte da rota turística da Serra Gaúcha.

Mais informações sobre as empresas do grupo podem ser obtidas nos sites: www.casavalduga.com.br | www.casamadeira.com.br | www.domno.com.br | www.cervejarialeopoldina.com.br

Ponto Nero Rose de Noir, um espumante de marcante personalidade



Requintado e elegante, assim é o Rose de Noir Conceptual Edition, a novidade que a Ponto Nero criou para surpreender e envolver os mais exigentes paladares.  O espumante é elaborado exclusivamente com a uva Pinot Noir e chega ao mercado para complementar a ousada linha Conceptual Edition, que além de se destacar pela personalidade marcante,  design e apresentação, confere charme e sofisticação ao produto.
Em perfeita harmonia entre o refinamento e o frescor do rosé, o Ponto Nero Rose de Noir passa por 18 meses de maturação. A maceração suave e rápida, para extrair a cor, também resulta em riqueza e complexidade de aromas e excelente equilíbrio que revela toda a delicadeza da Pinot Noir, famosa por dar vida a vinhos com sabor e elegância característicos. 
O Ponto Nero Rose de Noir é perfeito para ser apreciado em diferentes momentos, que combinam com um espumante de qualidade excepcional. Harmoniza perfeitamente com diversos pratos, mas sua excelência se destaca ainda mais quando acompanha frutos do mar, risotos e canapés. Uma sensação única de sabores e aromas.

Localizada na cidade de Garibaldi (RS), a empresa faz parte do grupo Famiglia Valduga. É elaboradora de espumantes Ponto Nero e Ponto Nero Celebration, já reconhecidos pelo consumidor por sua qualidade e elegância, e importadora de vinhos finos, trazendo com exclusividade para o Brasil conceituados rótulos de diferentes nacionalidades. Integram seu portfólio de importados as vinícolas argentinas Bodega Vistalba e Bodega Argento; as marcas Yali e Kalfu da Viña Ventisquero e Maquis do Chile; o grupo Enoport, de Portugal; Antoine Moueix, da França; Tinedo, Frontaura y Victoria e Nexus, da Espanha e as vinícolas Baglio di Pianetto, Pietro Rinaldi, Principe Corsini, Varvaglione Vigne & Vini, Mastrojanni e Monte del Frá, da Itália. Mais informações: www.domno.com.br ou Facebook.com/domno.brasil

Vai bem com Moscatel



Panna Cotta com calda de Moscatel - ela vem da mesma região da Itália que originou o tipo de vinho e foi a sobremesa escolhida pelo Senac para compor o cardápio do 5º Festival do Moscatel, encerrado, domingo, dia 13, em Farroupilha (RS). Os pratos foram pensados, elaborados e servidos por uma equipe de sete professores dos cursos de Gastronomia das unidades de Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Eles receberam apoio das turmas dos cursos de Cozinheiro do Senac.
Como observa a nutricionista e professora do Senac Caxias do Sul, Vanessa Binotto, esta foi uma excelente oportunidade de colocar o conhecimento a prova. “As aulas de sexta-feira foram realizadas no evento e nos outros dias os alunos foram convidados a participar na equipe de apoio”.

A sobremesa foi uma das estrelas do cardápio, mas vale a pena conferir todo o menu servido em cinco ilhas. Os aperitivos foram pão, salame, copa, carpaccio de filé e queijo curado no moscatel. Nas saladas, caprese, alface americana com tomate seco e champignon, caponata e mix de folhas verdes. como prato principal,  braseado bovino, galeto ao primo canto e costela suína com crosta de ervas. Os acompanhamentos foram risoto de cogumelos frescos, risoto de ervas e espaguete com tomates frescos e manjericão e legumes salteados. Outras duas opções de sobremesa foram tortelete e mini brûlée. Para finalizar, café com biscoitos de amêndioas e amanteigados. 

Vinícolas brasileiras participam de evento beneficente em Miami


O embaixador dos vinhos brasileiros nos Estados Unidos, Pablo Paredes, representará quatro empresas participantes do projeto Wines of Brasil (WOB) no Yelp’s Big Bite in Little Haiti, evento beneficente que ocorre nesta quinta-feira (17), em Miami, na Flórida (EUA). O público que passar pelo Little Haiti Cultural Center terá a oportunidade de degustar vinhos e espumantes elaborados pelas vinícolas Basso, Perini, Salton e Suzin. O Wines of Brasil é desenvolvido desde 2004 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover a imagem dos vinhos do Brasil no mercado externo.
A entrada no Yelp’s Big Bite é gratuita, mas o público é incentivado a fazer uma doação de 10 dólares. O evento deste ano beneficiará a Tradisyon lakou Lakay, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é educar cultural e academicamente crianças, jovens e adultos por meio da arte, música, dança e literatura haitianas, fortalecendo um senso de autoestima que lhes permita serem cidadãos mais saudáveis e, ao mesmo tempo, descobrir talentos ocultos.
“A participação do Wines of Brasil nesse evento beneficente é uma maneira de estarmos, além de expondo nossos produtos para um público que tenha interesse em uma causa nobre, posicionado-nos em um mercado seleto. É uma ótima maneira de participar de um ato em prol da cultura e da educação de crianças”, avalia a gerente do WOB, Maria Inês Munari Balsan.

Atualmente, 25 vinícolas participam do projeto, cujo objetivo é promover a imagem dos vinhos do Brasil no mercado externo. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.winesofbrasil.com e www.ibravin.org.br.

Schatz Blond é elaborada na nova planta industrial da Petronius Beverages

                                           Nova e boa cerveja gaúcha
                                             Foto: Geremias Orlandi

Normalmente, não escrevo sobre cerveja no Blog, mas, hoje, vou abri uma exceção, em homenagem ao meu amigo Eloy Kunz, infelizmente já falecido, com quem muito vinho bebi, nos bons tempos do Galo Vermelho, em Flores da Cunha. Acontece que a cervejariaPetronius é do filho do Eloy e, agora, inaugurou a nova planta industrial, onde passou a produzir uma grande cerveja, a Schatz Blond, em Caxias do Sul, na localidade de São Valentim da Segunda Légua. A fábrica tem capacidade para produção de 100 mil litros/mês de cerveja. “Com o processo concentrado na nossa nova sede, conseguimos uma produção mais constante e garantia de abastecimento ao mercado”, destaca o diretor Emílio Kunz Neto.
Primeira cerveja produzida pela Petronius Beverages e lançada ainda em 2013, a Schatz Blond é um projeto idealizado por Emílio e seus dois filhos, Augusto e Júlio César, com a proposta de resgatar a história de seis gerações de produtores de bebidas no Brasil. Para elaborar “Das authentische Bier” (a cerveja autêntica), eles contaram com a consultoria de um dos mestres cervejeiros mais reconhecidos da América Latina, José Gonçalves Antunes. Coordenador do único curso de mestre cervejeiro do Brasil em Vassouras (RJ), Antunes acompanhou o desenvolvimento da receita e do processo de elaboração da primeira cerveja da linha Schatz: uma autêntica Blond Ale da escola belga. “Encorpada e com aromas frutados, é uma cerveja diferenciada, que agrada os paladares mais exigentes”, afirma Emílio Kunz Neto.
Nos próximos meses, a empresa planeja o lançamento de novas cervejas de alta e baixa fermentação, além de uma cachaça artesanal. “Em breve, teremos mais novidades que prometem conquistar o mercado de bebidas nacional e internacional”, adianta Kunz Neto.
Projeto familiar, a Petronius Beverages resgata a história de seis gerações de produtores de bebidas no Brasil. Seu lançamento no mercado ocorreu em dezembro de 2013, com a Schatz Blond. Recentemente, inaugurou sua planta industrial própria, no polo industrial de Caxias, com investimento de R$ 4 milhões. Com capacidade de produção de 100 mil litros de cerveja e 20 mil litros de destilado por mês, a nova fábrica pretende expandir seus horizontes. Até então restrita ao mercado gaúcho, a Petronius quer agora ter seus produtos comercializados em todo o Brasil e também no Exterior até o final do ano.

Hoje, a Petronius já está presente nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado, Santa Maria, Passo Fundo, Flores da Cunha e Santa Cruz do Sul. “Estamos trabalhando novas parcerias para atender todas as regiões do País e mercados estratégicos no exterior”, projeta Kunz.

Cooperativa Vinícola Garibaldi no Brinda Brasil 2015


Os melhores espumantes brasileiros em um só lugar. O Brinda Brasil – Salão Exclusivo de Espumantes Brasileiros, nos dias 17 e 18 de setembro, em Brasília, tem a Cooperativa Vinícola Garibaldi entre as 27 que participam. É no  Pontão do Lago Sul, das 18h às 23h.
No Brinda Brasil,  estáo melhor da bebida brasileira considerada internacionalmente a de maior excelência do país. A Garibaldi apresentaos dois espumantes que figuram na lista dos 100 melhores vinhos do mundo, elaborada pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinho e Licores (WAWWJ): o Prosecco, nono colocado no ranking; e o Garibaldi Moscatel, 52º colocado e único brasileiro a figurar na lista por três anos consecutivos.

Além disso, a Vinícola levou um dos produtos ícones de sua cartela, a linha Acordes. O espumante, elaborado pelo método tradicional, tem produção limitada de apenas três mil garrafas. Durante o evento ocorre também o lançamento do espumante Giuseppe Garibaldi Extra-Brut. Em sua nova versão, o rótulo vem com certificação do Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi (CPEG). Além das vinícolas, estarão na feira empresas ligadas ao ramo da gastronomia e automotivo. São esperadas 3 mil pessoas este ano.

Cordeiro com Paixão e Arthur no Rio



O jornalista Arthur Monteiro está afastado do Rio Grande do Sul mas não esquece as coisas boas do pago, como o cordeiro e o vinho e, também, as suas histórias. Esta ele postou no facebook:

Ah o cordeiro....Sempre vou lembrar do Paixão. A convite do governo gaúcho, um grupo de jornalistas do estado foi ao Rio de Janeiro, para acompanhar o Festival do Cordeiro e do Vinho promovido pela Secretaria de Agricultura para divulgar os dois produtos, especialmente os novos cortes de ovinos que o RS começava a exportar. Galpões enormes foram montados na Gávea e claro, uma churrasqueira de respeito. No comando da parrilla, Paixão Cortes. A gauchada em volta do fogo apesar dos 35 graus da noite carioca, o povo chegando e uns guris já mamaditos a tirar sarro com o bigodão do taura. E o véio só de soslaio. Numa destas, sem que ninguém esperasse, um planchazo e um grito: "jálespegofiásdaputa". Paixão saltou sobre o balcão, uma tábua de 50 e, de bota e bombacha, empunhando um Tres Listras e dando gargalhada saiu atrás da gurizada. Um deles mora em Petrópolis até hoje.”

Inovini lança os vinhos sul-africanos Kumala no Brasil



Uma ótima novidade para incrementar o mercado de vinhos é o lançamento apresentado pela Inovini, divisão de vinhos da importadora Aurora, os rótulos sul-africanos Kumala. Localizada no entorno da “Table Montain”, na Cidade do Cabo, a Kumala é uma das mais importantes e maiores vinícolas do país. Comandada pelo experiente produtor Bruce Jack, a vinícola transmite em seus vinhos toda a delicadeza e caráter que conquistaram paladares mundo afora, sendo uma das marcas mais exportadas da África do Sul.
A África do Sul é produtora de vinhos há mais de 300 anos, porém a indústria vitivinícola do país sofreu uma grande queda com o advento da praga filoxera, que interrompeu a produção de praticamente todos os vinhos por quase um século, retomando as atividades no final do século XX. Denominada de Novo Mundo, seus cortes bordaleses, com Cabernet Sauvignon, Merlot entre outras cepas de origem francesa são muito bem avaliados e de alta qualidade, a exemplo dos excelentes vinhos feitos com Pinot Noir, Syrah, Chardonnay e a emblemática Pinotage. Criada em 1925, a uva símbolo da África nasceu por intermédio do cruzamento da Hermitage (Cinsault) com a Pinot Noir.
A linha da Kumala, apelidada de “Core” (núcleo), traz vinhos bi-varietais que buscam expressar as virtudes de duas variedades de uva e o talento enológico da equipe do Bruce Jack para produzir vinhos de excelente relação preço-qualidade.
Kumala Cabernet-Shiraz 2014
Produzida com 45% Cabernet Sauvignon, 40% Shiraz e 15% Ruby Cabernet sua vinificação é feita em tanques de aço inoxidável e com controle de temperatura. Apresenta coloração vermelho-rubi brilhante.  Aroma muito frutado, lembrando frutas vermelhas maduras com um toque de café e especiarias. Na boca, médio-corpo, textura macia, muita fruta vermelha, especiarias e boa persistência.  Combina bem com massas preparadas com molhos escuros e com carnes vermelhas grelhadas.  Servir a 16-18°C. Sugestão de valor: R$ 45,00.
Kumala Merlot-Pinotage 2014
Feita com 50% Merlot e 50% Pinotage, passa por amadurecimento curto em tanques de aço inoxidável e com controle de temperatura. Cor vermelho-rubi brilhante e aroma muito frutado de frutas negras, como amora e ameixa, com um toque de chocolate negro e especiarias. Sabor com médio-corpo, textura macia, chocolate negro, especiarias e boa persistência. Vai bem com massas com molhos escuros e carnes vermelhas grelhadas.  Servir a 16-18°C. Valor sugerido: R$ 45,00.     
Kumala Colombard-Chardonnay 2014
Vinificado em tanques de aço inoxidável e com controle de temperatura, é composto por 75% Colombard e 25% Chardonnay. Cor amarelo-palha brilhante e tons esverdeados. Frutado que lembra maçã verde, grapefruit, maracujá, goiaba e limão.  Na boca, seu sabor é de corpo leve, boa estrutura de delicioso frescor. Notas de frutas cítricas e boa persistência sendo bem harmonizado com saladas, massas com molhos claros, peixes, frutos do mar, ave de carne branca e queijos de massa mole. Servir a 08-10°C. Valor sugerido: R$ 45,00.
A Aurora, tradicional importadora presente no mercado brasileiro desde 1946, lançou em 2009 a marca INOVINI, divisão dedicada exclusivamente ao mercado de vinhos finos. A empresa que já atuava na importação e distribuição desse segmento optou por criar uma área específica para que o segmento ganhasse maior foco dentro da companhia. Com isto, agregou novas marcas ao seu portfólio e trouxe um time de profissionais com sólida experiência de mercado. Entre as marcas, destaque para Los Vascos (Chile/Vale de Colchagua); Ferreira (Portugal/Porto); Louis Latour (França/Borgonha); Henry Fessy (França/Beaujolais); Simonnet-Febvre (França/Chablis); Remy Pannier (França/Loire); Saga (França/Bordeaux); Laurent-Perrier (França/Champagne); Kendall-Jackson (EUA/Califórnia); Hardys (Austrália/ Austrália do Sul); González Byass (Espanha/Jerez, Rioja, Castilla la Mancha e Cava-Catalunha); Nino Franco (Itália/Vêneto); Cusumano (Itália/Sicilia); Barone Ricasoli (Itália/Toscana); Dr. Loosen (Alemanha/Mosel e Pfalz); Royal Tokaji (Hungria/Tokaj); Golan Heights (Israel/ Colinas do Golan); Achaval-Ferrer (Argentina/ Mendoza); e Ken Forrester (África do Sul/Stellenbosch). Rótulos de vinícolas reconhecidas mundialmente por sua qualidade e pioneirismo para agradar os mais variados paladares.

Outras vinícolas representadas pela Inovini: Allegrini (Itália/ Vêneto); Del Vero (Espanha/ Somontano); Doña Paula (Argentina/ Mendoza); Undurraga (Chile/ Vale do Maipo); Valduero (Espanha/ Ribera del Duero) e Vietti (Itália/ Piemonte).  

Geada fora de época prejudicou parreirais


Vários vinhedos da Campanha gaúcha foram atingidos pela geada fora de época que ocorreu, sábado, dia 12 de setembro. Os prejuízos ainda estão sendo avaliados, mas devem ser significativos, segundo informa de Javier Carrau, sócio das Bodegas Carrau, em Rivera e em Livramento.

Mesmo assim, Don Javier confirmou que vamos beber grandes vinhos Carrau, dia 28, na Parrillada Gardel, em Rivera, quando estarei fazendo o lançamento do meu livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro no Uruguai. O criador de ovinos Texel em Livramento, Claudino Loro, por sua vez, confirmou que entrará com os cordeiros para os chefes de cozinha elaborarem os pratos, enquanto a Fabiana Aguinsky se encarregará de que tudo aconteça direitinho. O jornalista e fotógrafo Duda Pinto, por sua vez, comandará o setor da mídia. Já sei que tem até TV interessada em fazer a cobertura.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Adolfo Lona inauguraráespaço em Porto Alegre

                                            Adolfo Lona, produtor de espumantes
                                            Arquivo JN

"Espumantes, bons espumantes, cabem em todos os momentos, com qualquer tipo de refeição e em qualquer horário. O espumante é uma bebida que brinda à vida e às amizades, antes de qualquer coisa", exclama o entusiasmado enólogo argentino Adolfo Lona que, no fim de semana, dia 19 de setembro, inaugurará um espaço em Porto Alegre, na Rua João Abbot, 721, quase esquina com a Montenegro, no Bairro Petrópolis. "Vamos abrir não apenas uma loja de espumantes, mas um local de encontro, de descontração, de troca e de aprendizado", explica.
 Adolfo Lona chegou em terras brasileiras um "guri" de 25 anos, nascido em em Buenos Aires e formado na cidade de Mendoza, e foi trabalhar na Bacardi Martini do Brasil, onde elaborou grandes vinhos e espumantes e em cuja empresa trabalho por mais de 45 anos. Criou uma confraria nacional de vinhos, a De Lantier, que teve milhares de associados em todo o Brasil, sempre a partir de Garibaldi, onde a empresa tinha vinhedos e cantina. Iniciou a produção de seus espumantes em Garibaldi, na Serra Gaúcha, há 11 anos, depois de sais da BM.
 Sua experiência de mais de trinta anos como diretor técnico de uma grande vinícola e a sua incontável organização e docência de cursos e degustações, por todo o Brasil, foram decisivas para a postura que o produtor/artesão adota até hoje, em todos os seus cinco rótulos: complexidade, respeito extremo às técnicas de cada rótulo e elegância no sabor e na escolha da matéria-prima.
A opção por uma adega preparada para elaborar pequenas quantidades, de forma artesanal, também é resultado de uma escolha profissional e do conceito que o empreendedor Adolfo Lona tem de produção e de satisfação: Somente pequenos volumes de produção permitem garantir o nível de qualidade que o consumidor espera e acostumou-se a ter da marca Adolfo Lona.
 No entanto, paradoxalmente a isso, mas fazendo frente aos estudos e à dedicação aos espumantes, sempre foi e cada vez mais se faz presente, o desejo de Adolfo Lona de popularizar o consumo da bebida. "Queremos aproximar os espumantes Adolfo Lona cada vez mais, do consumidor "caseiro". A abertura deste espaço em Porto Alegre é mais uma iniciativa neste sentido. Confiamos em nosso potencial e temos claro o quanto ainda há por ser conquistado, especialmente num país com tamanhos continentais como o nosso e com culturasbastante arraigadas e de difícil abertura para o novo, mas estamos no caminho certo, disso sabemos", finaliza.

Degustação de vinhos do Alentejo em Évora


Até sábado, a Maria Teresa Chicau oferecerá vinhos em prova na Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora. Começa pelo Pontval Branco 2014, VRA, elaborado com Arinto, Antão Vaz e Verdelho, e Pontval Tinto 2013, VRA, com Touriga Nacional e Trincadeira, ambos da PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal, no Concelho de Alondroal. Depois, Monte da Glória Branco 2014, VRA, com Antão Vaz e Verdelho, e Monte da Glória Tinto 2010, VRA, com Aragonez, Alicante Bouschet e Syrah, ambos da Sabores do Campo, Lda, elaborados em Estremoz: e, finalmente, Herdade Paço do Conde Branco 2014, VRA, com 80% Antão Vaz e 20% Arinto, e Herdade  Paço do Conde Tinto 2013, VRA, com 40% Aragonez, 40% Trincadeira, 10% Alicante Bouschet e 10% Touriga Nacional, produzidos pela Soc. Agrícola Encosta do Guardiana, Lda., em Beja.
As provas são gratuitas, à praça Joaquim Antonio de Aguiar, 20, junto ao Teatro Garcia de Resende, das 14h às 19h, nos dias de semana, e, sábado, das 10h às 13h. Maria Teresa esclarece qualquer dúvida.

CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
(Depto. Marketing - Rota dos Vinhos do Alentejo)
Praça Joaquim António de Aguiar, 20-21
Apartado 2146 - 7001-901 Évora.
Tel: +351 266 746 498
Fax: +351 266 746 602
skype: t.chicau
http://www.vinhosdoalentejo.pt
Coordenadas GPS: 38.573277 -7.912734 / N38º 34' 23'' W7º 54' 45''







Safra 2015 comentada por personalidades do mundo do vinho



Como já comentei na edição anterior, depois de muitos anos participando da Avaliação Nacional de Vinhos, este ano, apesar de convidado pela Associação Brasileira de Enologia, não poderei participar, pois assumi outros compromissos no fim de semana do evento. Portanto, não irei a Bento Gonçalves, degustar os vinhos da safra 2015 e conviver com os muitos amigos do mundo do vinho que fiz neste mais de 20 anos de Avaliações. Lucinana Masiero, a grande divulgação da Avaliação, manda dizer que dos  16 nomes que compõem a mesa de comentaristas, 13 nomes estão confirmados.Vários deles são meus velhos conhecidos.
No dia 26 de setembro, a partir das 8h30min, o Parque de  Eventos de Bento Gonçalves receberá a 23ª edição do espetáculo voltado a apreciadores  e profissionais do vinho. Consolidada como a maior degustação de uma safra do planeta, a Avaliação Nacional de Vinhos chega ao ano de 2015 com um painel formado por jornalistas, enólogos, empresários  e consultores que comentará cada uma das 16 amostras degustadas pelos mais de 850 apreciadores de vinho presentes no público. Serão representantes do Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Itália, México e Uruguai expondo suas impressões da safra vigente ao grande público.   
Promotora do evento, a Associação Brasileira de Enologia a ABE, é responsável pela formação do painel, que todo ano se renova com o objetivo de envolver o maior número de pessoas que possuem relação com a cultura e promoção do vinho a cada edição do evento. Para compor a mesa, 15 comentaristas são convidados previamente, sendo que o 16º elemento da mesa é sorteado entre os integrantes do grande público, em uma iniciativa que promove interação no processo da Avaliação.  
A 23ª edição da avaliação contará com a presença de renomados comentaristas, demonstrando a magnitude e a importância do evento. Em 2015, nomes como os da argentina Claudia Quini, Vice-Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e do francês Laurent Seramour, Vice-Presidente Challenge International du Vin, estão entre os comentaristas.  Além deles, o italiano Roberto Rabachino, Presidente da Federação Internacional de Sommeliers ajuda a integrar o time. Delto Garibaldi, Enólogo do Ano 2014, também irá compor a mesa de comentaristas.
As observações dos comentaristas reforçam o caráter educativo da Avaliação Nacional de Vinhos. O número de personalidades e as diferentes funções que cada uma desempenha no mundo do vinho garantem diversidade às opiniões e leituras distintas das amostras apresentadas no grande dia, totalizando a experiência única que é degustar, ainda na taça, as amostras mais representativas de uma safra. 
COMENTARISTAS CONFIRMADOS  
1.       Patrício Tapia – Jornalista -  Chile      
2.       Delto Garibaldi – Enólogo do Ano 2014  - Brasil
3.       Claudia Quini – Vice-Presidente da OIV  - Argentina            
4.       Philippe Mével – Engenheiro Agrônomo e Enólogo - Brasil       
5.       Dr. Victor Torres Alegre – Doutor em Enologia -  México            
6.       Fernando Petenuzzo – Presidente da Associação de Enólogos - Uruguai                
7.       Sônia Denicol –  Sommelier  - Brasil
8.       Evan Goldstein – Jornalista – Estado Unidos          
9.       Eugenio Echeverria    - Presidente The Wine School - Chile 
10.   Laurent Seramour – Vice-Presidente Challenge International du Vin – França  
11.   Alessio Giacomini –  Professor Universidade de Pádova - Itália
12.   Eduardo Milan – Revista Adega - Brasil  
13.   Roberto Rabachino - Presidente da Federação Internacional de Sommeliers  - Itália   




Rainha e Princesas da Festa da Uva 2016



Raínha Rafaelle Furlan e as Princesas Patrícia Piccoli Zanrosso e Laura Denardi Fritz
Foto Chimia Lorenzetti 

A Festa da Uva de Caxias do Sul, que acontecerá entre fevereiro e março de 2016, já tem sua Rainha e duas Princesas. E, recém eleitas, já entraram no batente, divulgando a festa. Estiveram  na abertura da Semana Farroupilha, na manhã de sábado, dia 12/09.
Rainha e Princesas prestigiaram o evento e atenderam quem quis cumprimentá-las e tirar fotos. "A cultura gaúcha faz parte da nossa comunidade. Caxias do Sul é a cidade do Estado com o maior número de CTGs, o que demonstra a força dessa tradição", declarou a rainha Rafaelle Furlan. "É lindo ver que mulheres e crianças participam do acampamento e das tradicionais atividades campeiras, mostrando a beleza da cultura que integra a todos da comunidade", completou a princesa Patrícia Piccoli Zanrosso.

"Tanto a mulher gaúcha quanto a de origem italiana tem papeis fundamentais na familia e na comunidade. São fortes, participativas e integradas em tudo o que envolve ambas as culturas. Estamos muitos felizes de representar a mistura dessas origens e tradições", concluiu a princesa Laura Denardi Fritz.  Os Festejos seguem até o dia 20 de setembro no acampamento Farroupilha, nos Pavilhões da Festa da Uva.

Falta menos de um mês para a 28ª Expovelha




Dez vinhos para apreciar com os amigos


Quando foi comemorado o Dia do Amigo, em 20 de julho, Samuel Carvalho, sócio da LeVino, empreendedor e estrategista de negócios, mandou um texto especial sugerindo alguns vinhos para degustar com os melhores amigo. Ele acredita que o bom vinho pode atingir todos os paladares, e quer desmistificar o consumo no Brasil. Aproveito, hoje, o texto do Samuel, enviado por Leonardo Mota, da Informa Mídia:
1.       Amigo de longa data
O Vinho “Conde D'ervideira Private Selection” traz à memória os tempos antigos, que nos remetem boas lembranças, já que seu rótulo é uma réplica do rótulo de 1890. Esse é um vinho para que você recorde e celebre histórias que fizeram vocês tão amigos como são hoje.  
2.       Amigo que guarda segredos
O vinho “Ervideira Invisivel” pode ser degustado com aquele amigo pra quem você conta seus segredos e que, por mais que ele nao aprove (e ele vai te dizer que não aprovou), os guarda a sete chaves. O “Ervideira Invisivel” é um verdadeiro paradoxo extremamente transparente, mesmo sendo elaborado 100% com uma casta tinta, da uva aragonez (ele “esconde” que é uma casta tinta, pois o vinho é branco, extremamente transparente).  
3.       Amigo que não sai da sua casa
Sabe aquele seu amigo que chega sem avisar, vai abrindo a geladeira de casa, e mesmo assim fica tudo certo? Ele é da casa e você sabe que não precisa impressionar. Para este o ideal é o vinho “Corinto Varietal Cabernet Sauvignon”, que tem a proposta de ser um vinho fácil de se apreciar, de espírito moderno, que expressa juventude e vitalidade, contemporâneo, e que não precisa de muito “frufru” pra beber.  
4.       Amigo aventureiro
O vinho “Cape Elephant Pinotage” é um típico vinho sul-africano. Os vinhos sul-africanos estão conquistando seu espaço no mundo e são uma excelente escolha para aquele amigo que adora a natureza e não perde uma aventura. 
5.       Amigo esportista
Se você tem um amigo que adora praticar esportes, precisa convidá-lo para tomar o vinho “Triclyclo Malbec - Cabernet Sauvignon – Syrah”. Este chileno é uma verdadeira jóia para aquele seu amigo que acorda cedo para andar de bike ou correr no parque. E que, para as refeições, não dispensa um vinho saboroso e agradável ao paladar. 
6.       Amigos viajantes
Todo mundo gosta de viajar, e tem um amigo pra compartilhar as viagens. Para estes o vinho “Marchigüe Mapa Syrah” cai muito bem. A bebida possui medalha de ouro em diversos concursos no Chile. Seu nome e rótulo lembram que o mundo é um local a ser explorado, visitado e apreciado! 
7.       Amigos românticos
Para esse tipo de amigo, não há dúvida de que a opção ideal são os vinhos franceses. O “Cottin Frères Antoine Chatelet” é um vinho leve e extremamente fácil de beber, que vai agradar o paladar e criar o clima ideal para começar bem uma noite romântica. O vinho possui um final doce.  
8.    Amigo festeiro
O amigo festeiro gosta mesmo é de comemorar. Pra ele tudo é motivo de festa. Como vinho e festa tem tudo haver, indico o “Madona Prosecco Brut”, que possui aroma intenso e frutado, com notas de maçã verde e frutas cítricas. Com certeza vai deixar vocês prontos para curtir.  
9.    Amigos do trabalho
O ideal é o vinho “Adega Grande Reserva”. Sabe aquela história do A.C. e D.C. que tem sido discutida num comercial da televisão? O “Adega Grande” é o vinho D.C., depois das cinco, o vinho do happy hour . Fácil de beber, com aroma de fruta madura, é ideal para relaxar depois do trabalho e ótimo pra descontrair com os colegas do dia a dia. E ainda dá pra fazer uma média com o patrão. 
10.  Amigo tímido
Este vinho, o “Hortas do Caseirinho Rose”, é indicado para aquele amigo envergonhado e tímido. Aquele que sempre se sente envergonhado ao cruzar com seus pais ou com seu companheiro(a). O vinho caseirinho frisante é delicado e faz esse amigo se soltar um pouco mais.  
Não importa qual o seu tipo de amigo, e sim que você pode dividir momentos especiais ao lado dele. Então escolha seu vinho preferido.”






Congresso Latino-Americano de Enoturismo

O sommelier e blogueiro uruguaio Daniel Arraspide, meu amigo lá de Montevideu, manda informação sobre o 5º Congresso Latino-Americano de Enoturismo que acontecerá na capital uruguaia entre os dias 17 e 19. Segundo ele, será fundamental para o desenvolvimento e o crescimento do enoturismo no País.
“Esta semana que comienza – entre el jueves 17 y sábado 19 – Montevideo será sede del 5to. congreso que tiene su foco puesto en el enoturismo de Latinoamérica. Disertantes de la región y el mundo expondrán sus experiencias y opiniones al respecto. Entre estas figuras, una persona se destaca: la Máster Turismóloga Lic. Ivane Fávero que llega desde Brasil. Vino y Bebidas entrevistó a Ivane – creadora e impulsora del Congreso Latino-Americano de Enoturismo – quien nos habla de su trabajo, de cómo sin contar con apoyo externo se ha podido tener éxito y crecimiento en el turismo enológico. El congreso brindará la oportunidad ideal para que todo involucrado e interesado en el enoturismo conozca la realidad actual y adquiera herramientas para poner en práctica nuevas técnicas que ayudarán a captar la atención de los potenciales enoturistas.”
O artigo completo está no Blog do Arraspide: www.vinoybebidas.com








Preço do cordeiro em São Paulo


Só as praças de Marilia e Campinas, em São Paulo, estão comercializando cordeiro neste momento. Os preços continuam estáveis: em Campinas, R$ 5,63 o quilo vivo e R$ 12,50 o quilo carcaça; em Ma´rilia, R$ 7,29 e R$ 16,20, respectivamente.
O levantamento é do

 Projeto desenvolvido pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, campus de Pirassununga/SP, com a colaboração de docentes e pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP), APTA – Escritório Regional da Alta Sorocabana, Unidade de Agronegócio do SEBRAE-SP, ASPACO.

Seminário reunirá personalidades do vinho


 
Seminário reúnirá grandes personalidades nacionais e internacionais na FGV´, no Rio de Janeiro, para discutir mercado de vinhos no Brasil. A Baco Multimídia, em parceria com a FGV Management Rio, realizará a 3ª edição do “Seminário Vinho e Mercado”, no dia 29 de setembro. O evento, que conta com o apoio do Vinhos do Brasil, Ibravin e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é parte da programação do Rio Wine and Food Festival, projeto pioneiro no no Brasil que tem como objetivo disseminar a cultura do vinho no país.

O seminário discutirá o panorama do mercado de vinhos no Brasil, os desafios e perspectivas, tributação, crise, mas também o forte interesse no segmento. Cases mundiais, enoturismo, ações de marketing diferenciadas, vendas e e-commerce. Nomes importantes farão palestras durante o evento, como o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani; o presidente da Wines of Chile, Mario Pablo Silva, e Peterson Cantú, presidente da importadora Cantú, são alguns dos 11 palestrantes. O evento também contará com apresentação de cases de sucesso da produção vinícola, abordará os meandros da tributação no setor, novos cursos e lançamentos de livros na área. É gratuito e as vagas são limitadas. 

Vinícola Aurora atinge a marca de 500 premiações internacionais




A Vinícola Aurora, brasileira mais premiada em concursos internacionais oficiais de vinhos, acaba de atingir a marca impressionante de 500 premiações em sua história. As mais recentes conquistas acabaram de ser informadas: 4 medalhas no Concurso Internacional Vinus 2015, realizado em Mendoza, Argentina, no início de agosto. Os resultados foram agora revelados. O espumante Aurora Moscatel Branco recebeu medalha Duplo Ouro, chegando ao total de 66 premiações conquistadas. O Aurora Moscatel Branco - há também a versão Rosé - é um dos espumantes brasileiros mais premiados internacionalmente em toda a história da enologia brasileira e continua sendo o rótulo da Vinícola Aurora que mais recebeu premiações até hoje. Um júri formado por 44 enólogos (sendo 3 representantes do Brasil), avaliou o total de 556 vinhos de 20 países inscritos nessa edição do Vinus. O saldo positivo da Vinicola Aurora nesse concurso não para por aí. O espumante Aurora Brut recebeu medalha de ouro e os espumantes Conde de Foulcaud Rosé Brut e Marcus James Brut ficaram com medalhas de prata nessa competição.   
Todos os rótulos da Vinícola Aurora - espumantes, vinhos tinto e brancos, coolers e sucos de uva integrais - podem ser encontrados em todo o território nacional, no comércio especializado, em lojas de grandes redes de varejo e em restaurantes. A Aurora é a maior vinícola do Brasil.

Montecatti no Golf Club Damha



A Montecatti, importadora e distribuidora de vinhos e espumantes premiados internacionalmente, participou como expositora selecionada do maior torneio de golfe amador do Brasil, o aberto 2015 Golf Club Damha, que aconteceuna cidade paulista de São Carlos dentre os dias 10 a 12 de setembro.A empresa foi a responsável por oferecer  os produtos para degustação durante todo o evento. Desde o welcome drink até o encerramento do torneio, o público pode apreciar os refinados Megale Negroamaro Del Salento, Dugal Cabernet Sauvignon & Merlot, Istà Pinot Bianco & Pinot Grigio, além do premiadíssimo Celebration LXXIV Primitivo de Manduria.
Além da degustação, a Montecatti teve um outlet com venda direta do importador ao consumidor com preços diferenciados. “Para nós da Montecatti, poder ancorar a nossa marca, bem como os produtos exclusivos e premiados que importamos, com o nome Damha e o prestígio que esse evento tem, é um imenso prazer”, afirmou Maurício Boaretto, sócio da distribuidora.

Rio Wine and Food Festival promoverá leilão beneficente


O Rio Wine and Food Festival será encerrado em grande estilo, com o já tradicional Leilão de Vinhos beneficente. A ação, que será em prol da Viva Cazuza, acontecerá no dia 04 de outubro, no Casa Cor, que este ano acontecerá na Glória.
Um dos destaques em 2014, foi uma garrafa de Château Margaux de 6 litros arrematada pelo valor de R$ 21.500,00. Mas o Leilão não se resume a vinhos de alta gama, também terá lotes de vinhos brasileiros importados a preços acessíveis. "O Leilão é uma ótima oportunidade não apenas para ajudar a quem precisa, mas também para abastecer a adega com boas compras, com lotes desde R$ 80 até raridades valiosíssimas", comenta Marcelo Copello, produtor e idealizador do evento, ao lado de Sergio Queiroz.
O pregão será acompanhado de um jantar completo harmonizado com diversos vinhos e o ingresso dará direito também a uma visita ao Casa Cor. Ao final do leilão, toda a renda será entregue a um o representante da VIVA CAZUZA, entidade que dá assistência a crianças e adolescentes carentes portadoras do vírus da AIDS.Aos interessados em doar, a organização do evento está recebendo garrafas para o pregão até o dia 20/09.
Serviço:
Leilão Beneficente - coquetel seguido de jantar com vinhos.
Dia: 4 de outubro.
Horário: 18 horas coquetel, 19 horas pregão e jantar.
Valor: R$ 350,00.
 Local: restaurante do Casa Cor, Ladeira da Glória 26.

Doações de garrafas: para informações de como doar enviar email para producao@riowineandfoodfestival.com.br .