quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vinho Rastros do Pampa Tannat vence o prêmio Top Tem da ExpoVinis. Espumante Gran Legado repete a vitória. Pericó destaca-se no branco


A 18ª edição da maior e mais importante feira do setor vitivinícola na América Latina, realizada entre os dias 22 e 24, em São Paulo, elegeu Tannat da Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito,  como o Melhor Vinho Tinto Nacional. O vinho Rastros do Pampa Tannat, da Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, lançamento da vinícola na ExpoVinis 2014, foi o vencedor na categoria Melhor Vinho Tinto Nacional do Top Ten do evento.  O espumante Gran Legado, da Gran Legado, de Garibaldi, venceu, mais uma vez, em sua categoria.
A cada edição, o Top Ten elege os melhores vinhos do evento em dez categorias: Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez foi dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces. Ei-los:  O Melhor Espumante foi o Gran Legado Brut Champenoise, da Gran Legado, de Garibaldi; o Espumante Importado  Champagne Lanson Brut, da Lanson, França; o Branco Nacional, Pericó Vigneto Sauvignon Blanc, da Pericó, Santa Catarina; o Branco Importado, Boschendal Elgin Chardonnay, da Boschendal, África do Sul; o Rosado, Remy Parnnier Rosé D´Anjou, da Ackerman, França; o Tinto Nacional, Guatambu Rastros do Pampa Tannat, da Vinícola Guatambu,  Campanha gaúcha; o Tinto Novo Mundo, Casillero Del Diablo Devil´s Collection, da Concha y Toro, Chile; Tinto Velho Mundo, Le Vigne Di Sammarco Solemnis Primitivo Salento IGP, da Le Vigne di Sammarco, da Itália: Tinto Velho Mundo Península Ibérica, Scala Coeli, da Adega Alentejana, Alentejo, Portugal; e, finalmente, fortificados e doces,  Andersen Porto White 10 Years, da Andresen, Douro, Portugal. 
Elaborado com muita paixão, este vinho é um expoente ímpar do respeito e valorização do ecossistema da Região da Campanha Gaúcha que a vinícola pratica, o que resulta em uvas de qualidade superior, com maturação plena de seus taninos, oriundas dos vinhedos localizados na Fazenda Leões, da Estância Guatambu, em Dom Pedrito, RS, onde o verão é bastante seco, a amplitude térmica chega a 14°C, e os solos derivam de rochas granulíticas. As uvas foram colhidas manualmente dia 23 de março de 2013, com um rendimento de 7.000 kg por hectare. Após permanecerem por 24 horas em câmara fria, foi feita a seleção de cachos e bagas. Elaborado nas modernas instalações da Guatambu Estância do Vinho, cujo complexo enoturístico foi inaugurado há um ano, este vinho passou por maceração pré-fermentativa a frio por oito dias e maceração pós-fermentativa por quinze dias. 
O resultado desse processo foi um vinho intenso em todos os sentidos, desde sua coloração púrpura com tons violáceos,  seus deliciosos aromas de frutas negras e de geléias, que aos poucos vão dando lugar a notas de chocolate e tabaco, finalizando com alta concentração de taninos doces e macios. Tendo passagem por carvalho francês Allier durante três meses, a bebida está pronta para ser degustada, mas também possui um grande potencial para guarda, de até oito anos. O rótulo premiado compõe um lote limitado de 8.200 garrafas numeradas.
Conforme a agrônoma e enóloga Gabriela H. Pötter, diretora técnica da vinícola, esse vinho é a comprovação de que o terroir da Campanha Gaúcha favorece a produção de uvas Tannat sobremaduras e equilibradas, que, aliado ao conhecimento dos enólogos e a tecnologia, consolida o Tannat como um expoente na região do pampa. “A safra 2013 também foi sensacional na região, com clima muito seco” – conclui Gabriela.
Para eleger os melhores da ExpoVinis Brasil, foi feita degustação às cegas por um júri composto por importantes profissionais do mundo do vinho como Manoel Beato, sommelier do grupo Fasano, Jorge Carrara, da revista Prazeres da Mesa e site Basilico, e Suzana Barelli, da revista Menu, que estreia como jurada da prova. Completam a lista José Maria Santana (revista Gosto), José Luiz Borges Alvin (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-Rio), Marcio Oliveira (SBAV-MG e Vinotícias), José Luiz Pagliari (SBAV-SP e Senac-SP), Celito Guerra (Embrapa-RS) e Roberto Gerosa (Blog do Vinho). Os dez vinhos e espumantes premiados nas diferentes categorias foram conhecidos em uma cerimônia no dia 22 de abril. Presidem o júri do concurso - e participam da avaliação - os consultores José Ivan Santos, autor de importantes livros sobre o mundo do vinho - como "Conheça Vinhos", escrito em parceria com Dirceu Vianna Jr., um dos dois latino-americanos a conquistarem o título de Master of Wine -, e Jorge Lucki - único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.
Meu parabéns ao empresário rural Valter José Pötter e sua operosa família, que sempre se destacaram na produção de gado Hereford e Braford, na criação de ovinos, no planio de arroz, soja, trigo, milho, cevada, sorgo e, agora, também dedicado aos vinhedos, conquistam honrarias com seus vinhos produzido na Serrinha de Dom Pedrito e vinificados numa bela cantina junto à cidade. A Guatambu Estância do Vinho é uma vinícola boutique. Seu trabalho é realizado através de administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas desde 2003. Mais informações, acesse o site:http://www.guatambuvinhos.com.br/


Nenhum comentário: