domingo, 13 de abril de 2014

Experiência francesa na Cantu Importadora

Bordeaux, Bourgogne, Sauternes, Vosne Romaneé e Côtes du Rhone são as regiões francesas que protagonizaram a especialização em vinhos franceses promovida pela Cantu Importadora em parceria com o especialista Rodolfo Chaves. A aula foi  ministrada no dia 11 de abril, das 18h30 às 22h30 na Cantu Importadora, Zona Oeste de São Paulo.
Rodolfo Chaves, formado pela Association de la Sommellerie Internationale, foi embaixador dos vinhos de Bourdeaux entre 2010 e 2013 e atualmente é professor na Associação Brasileira de Sommeliers de SP. Nas quatro horas de curso, o sommelier falour sobre as principais características de cinco das principais Apéllation d’Origine Controlée (Apelação de Origem Controlada - AOC) da França, como são conhecidas as áreas produtoras de vinho regidas por normas criteriosas que garantem que rótulos elaborados fora da região de Bourdeaux, por exemplo, não sejam comercializados com essa denominação. 
“Entre outros aspectos, os vinhos de uma AOC indicam ao consumidor que ele vai encontrar, naquela garrafa, as principais características de determinado terroir, além de ser a garantia de estar degustando um vinho elaborado sob critérios rígidos de qualidade e controle. Aprender sobre as principais apelações de origem de um grande produtor de vinhos, como é o caso da França, é um passo importante para quem quer conhecer um pouco mais sobre o mundo do vinho”, explica Rodolfo.
Foram degustados os vinhos Domaine Michel Noëllat, Château Des Compères, Château Louvie Veyry, Domaine des Geneves, Louis Bernard e Domaine Comte de Monspey Brouilly. Quem participou do curso levou  para casa os seis vinhos degustados na aula, além de certificado e apostila. O investimento foi que é de R$ 1.100,00.
Empresa do grupo Cantu, com sede no estado do Paraná, a Cantu Importadora iniciou suas operações há 10 anos trazendo ao Brasil os vinhos chilenos da Viña Ventisquero. Hoje, figura entre as maiores importadoras de vinho do país e conta com um amplo portfólio, com mais de 300 rótulos provenientes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai.


Nenhum comentário: