quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™ apresentado na Vinitaly



Mônica Rossetti, enóloga da Lidio Carraro
                                              Arquivo JN

Mônica Rossetti, enóloga-chefe da vinícola boutique Lidio Carraro, localizada no Vale dos Vinhedos, esteve presente na maior e mais importante feira internacional de vinhos do mundo, em Verona, para apresentar aos visitantes o exclusivo projeto enológico da linha Faces, criado para representar o vinho brasileiro no Campeonato Mundial.Os cerca de 150 mil visitantes que irão passar pela 48ª edição da Vinitaly, maior e mais importante feira internacional de vinhos do mundo, poderão conhecer o Faces, vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™, criado pela vinícola boutique Lidio Carraro. Após apresentar o seu premiado conceito Purista no 33º Recontres Vinicoles, tradicional evento realizado em Paris, na França, e na 20ª edição da ProWein, mais importante feira do negócio de vinhos do mundo, em Dusseldorf, Alemanha, além de harmonizar o cardápio dos restaurantes do cruzeiro Brazil Goes Samba, da finlandesa Viking Line, durante seu roteiro pelo mar Báltico, o tour europeu da vinícola segue para a Itália. Nos dias 7 e 8 de abril, representada por sua enóloga-chefe, Mônica Rossetti, a vinícola, localizada na região do Vale dos Vinhedos, esteve em Verona, para apresentar o exclusivo projeto enólogo da linha Faces.
Em homenagem ao futebol, a Lidio Carraro surpreendeu ao buscar inspiração nos 11 jogadores em campo para criar o tinto Faces. O rótulo traz onze variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático escolhido é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim, no gol, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.  
Já o Faces branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, diversificado, alegre e descontraído.  Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País”, comemora a enóloga Monica Rossetti, responsável pela criação dos vinhos. 
Por último, elaborado com três uvas - Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional -, o rosé Faces é um vinho sedutor já pela sua cor rosa salmão. A proposta de uma garrafa mais leve e de prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma degustação versátil, “vibrante”.  Seu conceito enológico alia criatividade e ineditismo à concepção da linha Faces, mantendo uma conexão com o Brasil e, ao mesmo tempo, o estilo e a qualidade que consolidam a Lidio Carraro como uma vinícola boutique. A Pinot Noir, que corresponde a 50% do assemblage, imprime ao vinho um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e pomelo. Os aromas de framboesa e morango que aparecem depois de alguns minutos de evolução na taça são da Merlot. Esta uva, com 35% de participação, complementa o aroma e exerce um papel determinante na boca, conferindo um agradável volume e um perfil refrescante e jovial ao vinho. A Touriga Nacional é a uva que, mesmo em proporção menor no corte, 15%, marca a personalidade do rótulo com uma nota floral de rosas, dando um ar feminino e elegante. “Estas características estão tornando o FACES não apenas o vinho da Copa, mas também uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro”, diz a enóloga-chefe Monica Rossetti.  


Nenhum comentário: