domingo, 15 de março de 2015

Vinhos sicilianos chegam ao Brasil









Cembali, para acompanhar macarrão siciliano







Os vinhos foram trazidos para o país com exclusividade pela Domno Importadora, de Garibaldi (RS). Ela trouxe para o mercado brasileiro seis rótulos da vinícola italiana Baglio di Pianetto. Elaborados na região da Sicília, uma terra de paisagens inspiradoras, os novos vinhos prometem surpreender os paladares mais exigentes.
Entre as novidades está o emblemático vinho Cembali, que se destaca pela harmonia entre a fruta e a madeira. As nuances de frutas vermelhas e pistache agregam delicadeza e complexidade a este rótulo da cepa Nero D’Avola, que recebeu 90 pontos pela Wine Spectator. Combina com carnes vermelhas grelhadas, massas com molho de tomate e cordeiro.  É ideal para acompanhar um macarrão à siciliana, elaborado com carne moída, berinjela e manjericão, um parto para deuses rústicos e privilegiados, como dia Giuseppe Tomasi di Lampedusa.




Ramioni, para acompanhar empadas à Talleyrand




Produzido em Pianetto, o Ramione é elaborado com 50% Merlot e 50% Nero D’Avola. Estruturado, macio e equilibrado, é uma homenagem ao antigo proprietário do imóvel, o Barão Antonio Palizzolo de Ramione, cuja família iniciou o cultivo da videira. Foi condecorado com dois Bicchieri no evento internacional Tre Bicchieri World Tour, série de maior prestígio de eventos dedicados à excelência dos vinhos italianos no mundo, organizado pela revista de gastronomia e vinhos italiana Gambero Rosso. O vinho harmoniza muito bem com risoto de cogumelos, queijos de média maturação e carnes vermelhas grelhadas. Este é um vinho para acompanhar empadas de camarão à Talleyrand.
A abundância dos cardos sicilianos (família de plantas floridas semelhantes a alcachofra) chamou a atenção para o cultivo de uvas Petit Verdot, devido à elevada presença de ferro no solo onde crescem geralmente essas plantas. Por isso, o vinho Carduni tem o nome inspirado no termo usado para indicar os cardos. O rótulo 100% Petit Verdot passa por maturação de 18 meses em barricas de carvalho francês e possui aromas de frutas maduras. É um vinho intrigante que combina as características do solo, clima e variedade de uva, proporcionando uma experiência intensa e elegante. Uma excelente opção para harmonizar com queijos maduros e carnes de caça. Na Wine Spectator, foi condecorado com 88 pontos.
O Nero D’ Avola Y possui um aroma que mescla nuances frutados e florais. Um vinho delicado e equilibrado, com boa intensidade e um final persistente, perfeito para harmonizar com aperitivos, lasanha à bolonhesa e pizzas.
Fresco e elegante, o Ra’is, 100% da variedade Moscato Branco, é equilibrado e com personalidade, oferecendo uma sensação intensa com notas de damasco e cascas de laranjas. Este vinho foi condecorado com dois Bicchieri no evento internacional Tre Bicchieri World Tour. Harmoniza com queijos azuis, torta de maçã com canela e chocolates.
Com aromas exóticos, o Insolia Y apresenta um elegante perfil frutado. Bem estruturado, este rótulo expressa as características particulares da uva insolia, ícone da região da Sicília, com a qual é produzido. Um vinho equilibrado e fresco, perfeito para acompanhar risoto de camarão, crustáceos e carnes brancas.
Os produtos já estão disponíveis nas melhores lojas especializadas do País. Para obter mais informações sobre os pontos de vendas em todo o Brasil, entre em contato pelo telefone (54) 2105-3122 ou pelo e-mail: domno@domno.com.br .Mais informações: www.domno.com.br.
A vinícola Baglio di Pianetto foi fundada em 1997 na Região da Sicília na Itália, pelo Conde Paolo Marzotto que tinha como objetivo criar um vinho que representasse a singularidade do terroir da Sicília inspirado nas tradições do Châteaux, grande vinho francês. Atualmente, a segunda e terceira gerações trabalham unidas nessa empreitada. Determinação, paixão e tradição são os valores que levaram a Baglio di Pianetto a ser uma referência no mercado de vinhos italianos.
Localizada na cidade de Garibaldi (RS), a Domno faz parte do grupo Famiglia Valduga, dirigida por Jones Valduga. É elaboradora dos espumantes Ponto Nero, já reconhecidos pelo consumidor por sua qualidade e elegância, e importadora de vinhos de alto padrão, trazendo com exclusividade para o Brasil conceituados rótulos de diferentes nacionalidades. Integram seu portfólio de importados as vinícolas argentinas Vistalba e Argento; a marca Yali da Viña Ventisquero do Chile; o grupo Enoport, de Portugal Antoine Moueix, da França; Tinedo e Frontaura y Victoria, da Espanha e as vinícolas Pietro Rinaldi, Principe Corsini, Varvaglione Vigne & Vini, Mastrojanni, Monte del Frá e Baglio di Pianetto, da Itália. Mais informações: www.domno.com.br ou Facebook.com/domno.brasil 
        Castas:Malbec, Shiraz e Tannat
Cor:Rubi brilhante
Aromas:Bem integrados de frutos vermelhos e notas de tabaco e pimenta negro
Serviço: 18º
Boca:Paladar bem expressivo e boa persistência
Harmonização:Carnes vermelhas, caças e massas com molhos temperados
Produção:1.500 garrafas
Teor alcoólico: 13,0%



Nenhum comentário: