domingo, 15 de março de 2015

Uniagro tem o sabor que faz bem



Isabel Pretto De Marchi e o gerente de operações Pedro De Marchi
Foto Like Magazine/D/JN

Já que falei em azeites e azeitonas, vou dar uma dica sobre a Uniagro, de Porto Alegre, sobre a qual, inclusive, conversei com o  Paulo Freitas, durante nossa viagem de carro até Pinheiro Machado – ele dirigiu. Ela é importadora de grandes azeites, principalmente da Espanha, mas também trabalha com azeitonas, inclusive, uma que vem do Peru, fora de série, e muitas especiarias. O Carlos Cezar Schneider, diretor de Logística e Importação da Uniagro, fundada e, até hoje, dirigida pelo meu grande amigo Zildo De Marchi, manda-me uma reportagem escrita por Camila Severo na Magazine Like, que participou do evento de saladas especiais realizado pela empresa, há duas semanas,  em Porto Alegre.
Eis o texto de Camila:
“De um lado uma empresa que quer ir além e oferecer aos consumidores diversas maneiras saudáveis de utilizar seus produtos (e de quem pegamos emprestado este título aí em cima)... Do outro lado, uma “ex-sofredora do efeito sanfona” que descobriu um grande prazer nas saladas e fez disto o seu trabalho. É desta junção que saíram as páginas a seguir. A Selecionados Uniagro se juntou à blogueira Gyzeli Dall’Agnol (saladasdagy.blogspot. com.br) e promoveu um workshop com receitas exclusivas e bem fáceis de fazer, a cara de quem gosta de praticidade na cozinha, mas não abre mão do sabor. Fomos até lá e, além de experimentar os pratos, desbravamos um pouco dos benefícios das frutinhas secas e de outros produtos ótimos para a saúde... Dicas para, sem sacrifício, fazer o projeto verão durar o ano todo!
Os selecionados da
Família De Marchi
Sabe aquela especiaria que só tem na África do Sul? Ou aquela sementinha diferenciada do Irã? Ou então o delicioso sabor dos figos turcos? Pois é, das ameixas chilenas aos azeites espanhóis, das azeitonas argentinas às famosas berries... São mais de 4,5 mil toneladas de alimentos importados e distribuídos anualmente pela Uniagro. E, entre tantas opções, convocamos a diretora superintendente Isabel Pretto De Marchi e o gerente de operações Pedro De Marchi Calazans para fazerem uma pequena seleção de produtos repletos de benefícios para a saúde. Superacostumados a trazer até nós o que há de melhor mundo afora, eles toparam na hora! “São alimentos não só com sabor aguçado, mas repletos de benefícios. Por isso queremos incentivar nossos clientes a utilizá-los de diversas formas no dia a dia... O workshop de saladas é um estímulo a esta criatividade”, diz Isabel. 
Blueberry – No Brasil é conhecida como mirtilo. É uma fruta nativa de regiões da Europa, dos Estados Unidos e do Chile. Rica em fibras (pectina), antioxidante (bioflavonoides) e sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio). Auxilia no emagrecimento por possuir propriedades que estimulam a circulação sanguínea e a redução da taxa de açúcar no sangue, mas a principal característica da fruta é o seu poder antio-xidante. Também é chamada de fruta da longevidade.
Gojiberry – É considerada a mais saudável das berries porque apresenta em sua composição aminoácidos que ajudam na formação de proteínas, minerais como ferro e cálcio e polissacarídeos que fortalecem o sistema imunológico. Originária da Ásia, a fruta cresce em arbustos, principalmente na China, na Mongólia, nas montanhas do Himalaia e no sul da Europa.
Figoturco – Os figos turcos são submetidos à desidratação e o açucaramento é um processo natural, que proporciona uma consistência especial e textura macia. Ricos em açúcar, são energéticos, além de serem ricos em fibra e, consequentemente, benéficos ao trânsito intestinal. Eles ainda são ricos em antioxidantes, são ótimos diuréticos e muito eficazes para purificar o sangue.
Tomateseco – Produto obtido a partir da secagem de tomates frescos e maduros. O licopeno, pigmento que caracteriza a cor carmim do tomate, é um excelente antioxidante. Ele combate os radicais livres e ajuda a formar uma barreira de proteção contra os diversos tipos de câncer, principalmente o de próstata. Pesquisas mostram que, no processo de desidratação, a substância se concentra e aumenta sua potência, sendo três vezes maior no produto em conserva do que no fresco.
Azeitona preta – A azeitona é um fruto produzido pela oliveira. Sua cor pode variar entre o verde, o preto e o rosado. A azeitona preta possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumentar o bom colesterol no organismo. Possui as vi-taminas A, C, B1 e B2, além de apresentar sais minerais como fósforo, potássio, sódio e silício.
Cranberry – É uma fruta pequena, de cor vermelha escura, bem parecida com a cereja. É nativa do leste da América do Norte e muito popular nos Estados Unidos. Contém vitaminas A, C e D, além de ser rica em antioxidantes e combater os radicais livres, ajudando a prevenir câncer e tumores. No Brasil é encontrada principalmente em forma de suco e frutas secas.
Nozes – Pesquisas mostram que consumir ½ xícara de chá de nozes diariamente reduz em 30% os riscos de doenças cardíacas graças a presença do ácido graxo polinsaturado. Através dele ocorre a redução do nível de LDL (mau colesterol) e aumento do HDL (bom colesterol). As nozes também são cada vez mais indicadas para atenuar desgastes nos ossos. Ela possui alto índice de vitaminas do complexo B, que aumentam o potencial de energia do organismo, além de outros benefícios.”


Nenhum comentário: