quinta-feira, 5 de março de 2015

Fante Bebidas projeta safra de uva de qualidade e 40% maior este ano

                                A colheita 2015
                                 Tiago Bender/D/JN
                                Os tanques de suco de uva
                                 Gilmar Gomes/D/JN

 Com o recebimento de uvas iniciado no dia 12 de janeiro, dez dias antes da colheita do ano passado, a Fante Bebidas, de Flores da Cunha (RS), espera receber uma safra 40% maior. Em torno de 250 produtores da Serra Gaúcha estão envolvidos na produção de uvas para vinhos, espumantes e suco para e empresa. A colheita deve seguir até meados de março. O maior percentual de uvas recebidas pela Fante será destinado à elaboração de suco, aproveitando o crescimento de mercado conquistada pela marca Quinta do Morgado. 
Com investimento de R$ 15 milhões, a nova planta de sucos da Fante foi implantada em 2011, quando foram elaborados, como teste, 280 mil litros. No segundo ano (2012), o primeiro considerado comercialmente, a produção de sucos chegou a 780 mil litros e foi aumentando gradativamente, alcançando 3,1 milhões de litros de suco em 2014. “Abrimos espaço no mercado e o consumidor aceitou muito bem o nosso suco”, observa o diretor Júlio Fante. Segundo ele, a estimativa é alcançar 4,4 milhões de litros este ano. Para 2016, a Fante estima produzir acima de 5 milhões de litros.
Ao todo, a moderna planta de suco de uva da Fante possui 101 tanques de inox, com capacidades variando entre 40 mil e 47 mil litros. A empresa elabora apenas sucos 100% naturais e integrais, através de um blend das uvas Bordô, Isabel e Concord. “É um suco único, com equilíbrio perfeito entre doçura, aroma e acidez. É um produto natural, a fruta no copo”, explica o enólogo chefe Cedenir Fortunatti. Sobre as uvas recebidas até o momento na Fante, o enólogo diz que “é uma safra de qualidade”.
O processo de elaboração do suco é um dos diferenciais da Fante. Tudo começa na seleção das uvas que são adequadas para suco, com o teor de açúcar de 14 a 15 graus Babo. Para vinho, por exemplo, é aceitável ter uvas com até 24 graus Babo. “Um suco com 18 graus Babo fica enjoativo. Então temos de selecionar muito bem as uvas que vamos utilizar para suco”, informa o enólogo.  
Depois de recebida a uva e feito o desengace, o mosto é aquecido a cerca de 85 graus e vai para tanques de aço inoxidável. A vedação dos tanques é feita com gás inerte (nitrogênio). “Não colocados nenhum conservante, não acrescentamos água nem açúcar”, garante Fortunati. Para isso, é preciso uma assepsia muito cuidadosa. Na Fante, a planta é exclusiva para suco. Isso garante um processo de elaboração do suco isento de qualquer risco de contaminação por fermento ou levedura, usados na elaboração de vinhos. “Nosso suco é armazenado e conservado naturalmente. Podemos engarrafar o ano inteiro, garantindo sempre um suco fresco”, salienta o enólogo.  


Nenhum comentário: