domingo, 15 de março de 2015

Safra 2015 na Cooperativa Vinícola Garibaldi é a maior dos últimos 30 anos



                               Boa uva da safra 2015 da Garibaldi
                                Cassius André Fanti/D/JN

A safra 2015 na Cooperativa Vinícola Garibaldi terminou nesta sexta-feira (6) como a maior dos últimos 30 anos. Foram mais de 20 milhões de quilos de uvas colhidas, 1 milhão a mais do que o previsto inicialmente e 28% maior em relação a 2014, quando a safra foi de 15,7 milhões de quilos. Apenas em 1985 e em algumas safras anteriores a cooperativa havia registrado um volume maior. O aumento na safra de 2015 é resultado do crescimento da demanda de mercado, em especial de espumantes e sucos.
Os grandes destaques desta safra foram as uvas destinadas a elaboração de espumantes e sucos. “Apesar de o clima no início da safra não estar muito favorável, as uvas para espumantes tiveram uma qualidade excelente, destacando a vocação da nossa região”, explica o Técnico Agrícola da Cooperativa, Evandro Bosa. Já as destinadas aos sucos apresentaram teor de açúcar superior a 2014. “No início da safra ficamos preocupados em função do volume de chuvas acima do esperado. Porém, com o agendamento da entrega dos associados e o controle de qualidade na seleção junto aos vinhedos conseguimos uma qualidade diferenciada”, esclarece o técnico. Em relação aos vinhos finos, variedades mais precoces, como a Chardonnay e o Merlot, atingiram ponto de maturação maior do que as variedades de ciclos mais longos, como é o caso do Cabernet Sauvignon.
A vindima na Garibaldi teve início em janeiro. Para garantir a qualidade das uvas de seus cooperados, a vinícola desenvolve um programa de melhoria contínua junto à produção. Os agricultores associados são acompanhados desde a implantação dos vinhedos até a classificação das uvas no momento da entrega à cooperativa.
O associado Alcides Laste, de Coronel Pilar destacou a organização no processo do recebimento da fruta como um dos sucessos desta safra. “Houve agendamento, evitando transtornos e filas no recebimento, mesmo com um volume de mais de 20 milhões de quilos”, observa. Laste é responsável pelo cultivo de quatro variedades de uvas, destinadas à produção de sucos e vinhos de mesa. Em 2015, o associado colheu 60 mil quilos de uvas em 3,5 hectares de vinhedos.
Presente há mais de 80 anos no cenário da vitivinicultura brasileira, a cooperativa envolve 380 famílias associadas, de 12 municípios gaúchos, responsáveis pelo cultivo de 900 hectares de videiras.

Hoje, a empresa comercializa seus rótulos em todo o território nacional, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Além disso, a Garibaldi está inserida no cenário internacional e já exportou para países como Alemanha, Suécia, Rússia, Estados Unidos e China. Outras informações sobre a vinícola podem ser obtidas no site www.vinicolagaribaldi.com.br

Nenhum comentário: