sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Merecidos prêmios ao Cabernet Franc Peruzzo 2012


                                       Este foi o Cabernet Franc que bebi lá no Batalha
                                       DU/JN

Este comentários eu estava devendo aos meus amigos de Bagé, desde que provei o Cabernet Franc da Peruzzo, num jantar, lá na fazenda Guarda Velha, do Luiz Eduardo Batalha, servido pelo próprio Lindonor Peruzzo. Foi um dos melhores, se não o melhor, Cabernet Franc que provei nos  anos recentes, eu que, desde os anos de 1960/1970, escrevo sobre a importância das uvas Cabernet Franc e cheguei a defender, acho queem companhia do Adolfo Lona, a idéia de que ela deveria ser a uva característica do Brasil, assim como é a Tannat, no Urugaui, e a Malbec, na Argentina. Infeliz, não sei bem porque, nos anos que se seguiram, a Cabernet Sauvignon predominou nos vinhedos, bem como a Merlot, e a France foi abandonada pelos plantadores. Felizmente, nos últimos anos, ela está voltando e o Peruzzo, lá em Bagé, conseguiu fazer um vinho maravilhoso com ela, tão bom, que, no ano passado, em Mendonza, na Argentina, na  18ª edição do concurso Internacional de Vinhos e Licores La Mujer Elige, que ocorre a cada dois anos, destacou o Cabernet Franca da Campanha Gaúcha..
O Cabernet Franc 2012 da Vinícola Peruzzo de Bagé, conquistou a Medalha de Ouro no concurso, selecionado por 44 degustadoras que fizeram suas avaliações dos melhores entre 505 amostras de vinhos e espumantes do mundo inteiro. O grupo de jurados foi composto por enólogas, sommeliers e jornalistas da Argentina, Brasil, Chile, Peru  e Uruguay. O Brasil esteve representado no concurso pelas enólogas Paula Guerra Schenatto, Larissa Bettú e Giseli Scopel. A pluralidade cultural das avaliadoras e a rigorosa exigência de qualidade, imposta pelas normas de degustação internacionais adotadas na competição, resultaram em uma lista de rótulos de alto padrão. De acordo com os organizadores, a  reputação de cada vinho premiado no La Mujer Elige não é laureada somente com as medalhas, mas também com a conquista de mais uma credencial diante do público, que reconhece os resultados do concurso como um bom guia de consumo.

A qualidade de produção de vinhos, assim como toda a preocupação com parreirais e técnicas de cultivo da Vinícola Peruzzo tem conquistado gradativo reconhecimento no Brasil e no exterior. O Peruzzo Cabernet Franc 2012 conquistou os paladares mais exigentes de mulheres envolvidas com o mundo do vinho. Para o presidente do  Grupo Peruzzo, Lindonor Peruzzo, a conquista desta medalha atesta cada vez mais a qualidade deste vinho. "É um reconhecimento por ser um Concurso de caráter internacional e muito prestigiado, bem como a valorização do trabalho que vem sendo realizado pela Vinícola que é relativamente nova. Isso também demonstra que produzimos grandes vinhos na nossa região", ressalta. De acordo com Diretor Comercial e de marketing da Vinícola Peruzzo,  Tauê Hamm  essa conquista reforça a intenção do enólogo da Vinícola Peruzzo, Adolfo Lona em resgatar o Cabernet Franc no Brasil, o qual já vem mostrando muito potencial no terroir da Campanha Gaúcha. Hamm comenta que o Brasil teve um número elevado de premiações com espumantes, superando todos os países participantes, no entanto, vinhos brasileiros premiados foram poucos. Em agosto de 2014, o Cabernet Franc Peruzzo 2012 foi indicado como o 4º melhor tinto da Seleção dos Melhores Vinhos da Feira Vinum Brasilis 2014 - considerado o maior encontro de vinhos do Brasil.

Nenhum comentário: