quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Clima festivo marca abertura oficial da Vindima no RS

                                    Governador na tradicional pisa das primeiras uvas
                                     Cassiano Farina/D/JN

                                         Sartori inaugurou a vindima 2015
                                          Luiz Chaves /P.Piratini/D/JN

Já noticiei aqui no Blog, no dia imediato, mas volto à abertura da safra da uva 2015, em Bento Gonçalves, porque a festa foi bonita e significativa, no momento em que os vitivinicultores estão entusiasmados com a vindima que está se iniciando. Evento, dia 15 de janeiroi, contou com a presença do governador José Ivo Sartori, secretários estaduais e prefeitos da região da Serra. Chefe do executivo estadual afirmou que apoio ao setor terá continuidade.
Em clima de festa, com direito a pisa e colheita simbólica, a festa foi  no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves., com a presença dos secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Ernani Polo, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto e da  secretária adjunta de Turismo, Gabriela Markus.
Na propriedade da família Strapazzon, Sartori, ele próprio um descendente típico “dos gringos” resgatou a saga de imigrantes que chegaram à região há mais de um século e, mesmo com muitas dificuldades, iniciaram de forma rudimentar o plantio de videiras. Sartori fez uma analogia com as dificuldades financeiras que o estado atravessa há décadas e que é preciso o esforço de todos para recuperá-lo.
"Assim como os colonos, o nosso estado também terá que realizar um plantio morro acima, enfrentar o mar revolto, para colher bons frutos e elaborar excelentes vinhos", comparou. O governador garantiu que o apoio ao setor vitivinicola terá continuidade em sua gestão e que as portas estão sempre abertas para o diálogo.
O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, agradeceu a atenção que o novo governo tem dado ao setor vitivinícola e afirmou que o vinho brasileiro ainda tem muito a conquistar. "Precisamos que continue o apoio a este segmento que gera emprego e renda e que está enraizado na cultura de todo o estado", disse. Mazzarollo também expôs um pleito de toda a cadeia produtiva para que o governo estadual  aumente o repasse do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do RS (Fundovitis), que hoje é de 50%, ao Ibravin. "Cerca de 20 mil famílias dependem de ações que são desenvolvidas de forma conjunta pela instituição. Precisamos cada vez mais de recursos para promoção do vinho brasileiro, acessar novos mercados e dar mais visibilidade aos nossos produtos", completou.
O titular da Seapa, Ernani Polo, exaltou a parceria com a SDR nos primeiros dias da nova gestão, com o objetivo de fortalecer a agricultura no RS. "Os objetivos são os mesmos, e o trabalho deve ser integrado para alcançarmos o resultado esperado, que é aumento de produção, maior valorização do produtor e maior agregação de valor aos nossos produtos".
No evento, também foi aberta a sexta edição do Bento em Vindima, que marca o início de uma programação especial em Bento Gonçalves, voltada ao enoturismo, gastronomia e turismo cultural na capital brasileira do vinho. O prefeito Guilherme Pasin afirmou que a Vindima é a recompensa pelo trabalho de todo o ano e destacou o empreendedorismo aliado ao turismo rural, que tem atraído cada vez mais público à região. A diminuição de períodos de frio mais intenso resultou na antecipação do amadurecimento dos cachos e, por isso, a safra 2015 iniciou com cerca de duas semanas de antecedência e deverá repetir o volume de 2014, quando foram colhidos 606,8 milhões de quilos de uva para processamento no RS.
A primeira dama Maria Helena Sartori também esteve na Cantina Strapazzon, no Caminho das Pedras, quando também foi feito o lançmento da 6ª edição do Bento em Vindima.  O governador e convidados tiveram uma amostra das experiências únicas que o Bento em Vindima proporciona. Na Cantina Strapazzon, houve demonstração de colheita e de pisa das uvas. Os presentes também participaram de degustação de vinhos e espumantes e assistiram a apresentações artísticas.
O secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, disse que a cidade espera receber de 70 mil a 80 mil visitantes durante a Vindima. A expectativa é 7% superior em comparação ao ano passado. "Aqui, o turista vivencia toda a cultura da produção e percebe que o vinho não é só uma bebida", observou o secretário.
Até 15 de março, Bento em Vindima vai oferecer uma série de atrações em roteiros, hotéis, restaurantes e outros locais. A festa valoriza a cultura e a tradição da colheita da uva, fruto que dá origem ao principal produto da região: o vinho. Durante 60 dias, os visitantes poderão participar do tradicional processo de pisa da uva e das degustações de vinho e espumante, em 74 vinícolas. A promoção do evento é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Um dos destaques da programação será o Jantar Sob as Estrelas - Comer, Viver, Beber, dia 6 de março. Nessa data, hotéis, restaurantes, bares e o comércio da rua Herny Hugo Dreher e proximidades vão possibilitar a degustação de pratos e bebidas especiais ao ar livre, com a temática do vinho e o céu como cenário. A promoção é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho).
Até o final do evento, também estarão disponíveis passeios de tuque-tuque, cursos de degustação de vinhos e espumantes e piqueniques. Há também pacotes promocionais de hospedagem. A programação completa pode ser conferida no site www.turismobento.com.br.



Nenhum comentário: