sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Abertura oficial da safra da uva 2015


O governado do Estado, José Ivo Sartori, participou, dia 15, no interior de Bento Gonçalves,  da abertura oficial da safra da uva 2015. O evento aconteceu, às 17h30, na cantina Strapazzon, distrito de São Pedro, Bento Gonçalves. Na ocasião, também foi realizada a abertura da 6ª edição do Bento em Vindima.
 A confirmação do ato de abertura da safra ocorreu após contatos entre o entre o secretário da agricultura e pecuária, Ernani Polo, a prefeitura de Bento Gonçalves e o Ibravin e foi levada ao governador José Ivo Sartori pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB).  “Foi muito importante levar a Bento Gonçalves a abertura oficial da safra da Uva do Estado, pois o alimento representa muito economicamente para a região e o RS como um todo, devido a sua excelência e capacidade de agregar valor, gerando emprego e renda através da uva e do vinho. A presença do governador José Ivo Sartori trouxe ainda mais relevância ao evento, pois significa uma valorização deste setor estratégico do Rio Grande, “ avaliou o secretário de agricultura e pecuária Ernani Polo. 
As atrações que integram a programação do Bento em Vindima englobam a colheita simbólica e a pisa das uvas, além de apresentações culturais, jogos italianos e a gastronomia típica.  Segundo a Secretaria da Agricultura e Pecuária, a próxima safra deve seguir o padrão da anterior, com o mesmo volume de chuvas.
Em 2014, a área plantada no Rio Grande do Sul foi de 51 mil hectares, sendo 4,7 mil hectares em Bento Gonçalves. A expectativa para a colheita é de que fique próxima à registrada no ano passado, quando foram colhidos 812,5 milhões de quilos de uva no Estado. Deste total, 606,8 milhões de quilos foram de uvas processadas, sendo 214,8 milhões de quilos processados pelas vinícolas de Bento Gonçalves - destinados à produção de vinhos, sucos e outros produtos -, o que representa 35,4% do total. 

Nenhum comentário: