sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Três vinícolas gaúchas no Oriente Médio

Três vinícolas gaúchas foram selecionadas pela Apex-Brasil para participar de um encontro de negócios com companhias do Oriente Médio nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Lidio Carraro, Miolo e Aurora, que fazem parte do Projeto Wines From Brasil, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com o Governo do Estado e a Apex, serão as representantes brasileiras de vinhos finos e sucos de uva no evento "Sabores do Brasil", que será realizado no Hotel Intercontinental de Dubai. As vinícolas gaúchas integram a restrita lista de 40 empresas exportadoras de todos os setores do País convidadas pela Apex-Brasil para negociar com compradores e distribuidores de países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irã, Líbano, Egito, Iêmen, Omã, Kuwait, Síria, Jordânia e Catar.
O Ibravin auxilia as vinícolas gaúchas na participação em feiras internacionais com recursos provenientes do repasse de 25% do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis). A iniciativa, que já conta com dois convênios assinados entre o Governo do Estado e o Ibravin, somando o repasse de cerca de R$ 6,5 milhões, integra o Programa Estruturante Terra Grande do Sul, sob responsabilidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa).
Os vinhos gaúchos serão servidos em um jantar de gala para compradores e formadores de opinião, que será preparado pela chef brasileira Morena Leite, em interação com o chef do próprio Hotel Intercontinental. A Miolo pretende reforçar a sua exposição da marca e presença na região, aproveitando que já possui importador em Dubai. Já a Aurora quer focar o seu trabalho de divulgação no mercado de sucos de uva.
Pequena entre as grandes, a Lidio Carraro deseja aproveitar a oportunidade para apresentar os vinhos premium aos importadores e à crítica especializada do Oriente Médio. "Queremos conquistar um distribuidor para nossos produtos nesta região, já que o mercado de vinhos é dirigido por apenas duas importadoras", afirma a diretora de Marketing, Patrícia Carraro.
Os países árabes são grandes compradores dos produtos brasileiros. Em 2007, 16% dos alimentos e bebidas importados pelos integrantes do Conselho de Cooperação do Golfo (Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Omã, Bahrein) foram comprados do Brasil. O crescimento médio anual das exportações brasileiras de sucos para estes países foi de 126%, entre 2002 e 2007.

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