terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Salton espera 15 milhões de quilos

A Vinícola Salton, em Tuiuty, Bento Gonçalves, começou a receber nesta terça-feira, 13 de janeiro, as primeiras uvas da safra 2009, na sede da vinícola, em Bento Gonçalves. Até o final de março, quando devem ser encerrados os trabalhos, 15 milhões de quilos de uvas devem ser entregues para vinificação de suco, vinhos e espumantes. A expectativa é de uma safra de alta qualidade. “O clima foi chuvoso na primavera, mas não chegou a prejudicar as variedades. As viníferas brancas floresceram antes das chuvas e as tintas depois desse período. Por isso, esperamos uma excelente safra”, afirma o engenheiro agrônomo Agliberto Bianchi, responsável pela coordenação da safra.
A estimativa, de acordo Bianchi, é que a Salton receba um total de 7 milhões de quilos de uvas brancas para espumantes, segmento em que a Salton é líder tanto na produção como na comercialização nacional. Entre as primeiras a chegarem está a Chardonnay, que no ano passado apresentou um crescimento de 220% em relação à quantidade entregue em 2007, somando mais de 1,4 milhão de quilos da variedade, volume esperado para 2009. A Prosecco promete um aumento de 10% em relação a 2008, chegando a 1,2 milhão de quilos. Riesling Itálico e Pinot Noir irão manter as quantidades do ano anterior, com volumes que chegam a 500 mil quilos e 150 mil quilos, respectivamente.
“No caso do Pinot Noir, a Salton está recebendo um clone novo, com o cacho mais solto e maior”, explica Biachi. Na região de Bagé, a variedade é colhida acima de 21ºC e destinada ao tinto Salton Volpi Pinot Noir que, lançado no final de 2007, conquistou premiações pela alta qualidade. Na Serra, a fruta é retirada aos 16ºC e tem sua totalidade voltada para a elaboração de espumantes. Na Moscato, a Salton prevê um aumento de 30% em relação a safra 2008. São esperados 1.650 milhão de quilos da uva. Destinada quase 100% para o Salton Moscatel, os estoques do produto já estão garantidos.
O expressivo investimento da Salton nas uvas destinadas a espumantes está embasada no aumento da demanda do produto no Brasil. Em 2008, o espumante nacional se posicionou frente aos importados e conquistou 80% das vendas, saltando de 4,25 milhões de litros em 2002 para 8,035 milhões de litros até novembro - com expectativa de chegar aos 10 milhões de litros até dezembro -, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Nenhum comentário: