quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Caminhos da ovelha levam a Livramento

O mundo ovelheiro marcou encontro em Sant´Ana do Livramento, na fronteira com Rivera, Uruguai. A Associação e Sindicato Rural, junto com os criadores de ovelha do município, resolveram fazer da 31ª Feira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento a maior e melhor de todas as edições nessas três décadas de existência do evento. Para isso, nem a Rural, tampouco as cabanhas estão poupando esforços.
A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) assumiu a responsabilidade das inscrições e julgamentos, antes nas mãos da entidade santanense, e deve impulsionar a qualidade das fêmeas e dos machos que participarão dos concursos de raça. O grupo Juntos para Competir assumiu parte da programação e promete grandes debates sobre o mercado do cordeiro e da lã. Enquanto as cabanhas estão preparando o melhor de suas genéticas para trazerem à pista.
A Feira de Ovinos de Verão iniciou nesta terça-feira, dia 6 de janeiro, dentro do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, e o encerramento está previsto para 6 de fevereiro. Serão nove remates durante o período de um mês e uma oferta superior a 3 mil exemplares. A Rural promove um grande leilão de ventres e de rebanho geral (10 de janeiro), além do remate exclusivo das raças laneiras Ideal e Merino Australiano (12 de janeiro) e o do Corriedale e Raças de Carne (14 de janeiro). Dentro da programação, serão seis leilões particulares das cabanhas do município, com ampla oferta de Corriedale, raça que estará presente nos pregões da Estância Artigas e nas cabanhas São Pedro, Santa Filomena, Santa Úrsula e Nova Aurora, todas já consagradas em Esteio e Pinheiro Machado. O Poll Dorset terá seu espaço através do leilão da Cabanha do Arvoredo. E, no final de semana de 23 e 24 de janeiro, o evento faz uma pausa para prestigiar e apoiar o 11º Mercotexel.
Com rebanho superior a 411 mil cabeças, Sant´Ana do Livramento tem hoje a maior concentração de ovinos do país e uma genética comprovadamente superior nas diferentes raças que compõem a paisagem dos campos da fronteira com o Uruguai. São animais com origem francesa, australiana, neozelandesa, uruguaia, argentina e holandesa, mas que foram melhorados nas propriedades santanenses. Agora, durante um mês, parte desta genética estará sendo oferecida para todos os ovinocultores do país – e até para estrangeiros de acordo com os contatos que alguns estabelecimentos de fora do Brasil já realizaram com a Associação e Sindicato Rural e com alguns proprietários de cabanha.
A 31ª Feira de Ovinos de Verão será o primeiro grande evento em comemoração aos 90 anos de história da Associação Rural de Sant’Ana do Livramento. Para festejar a data e a abertura da feira, a entidade irá inaugurar sua nova pista de julgamentos. Além dos negócios, que são o mote principal da Feira de Ovinos de Verão, haverá shows e gineteadas no Parque de Exposição, e palestras técnicas com autoridades da produção ovina no Rio Grande do Sul. A 31ª edição do evento deverá ofertar cerca de quatro mil ovinos, conforme as informações fornecidas por Luís Eduardo do Amaral, do Sindicato Rural de Sant´Ana do Livramento.

Bom vinho

E enquanto escolhe um bom carneiro ou uma fêmea de primeira, os compradores poderão saborear grandes vinhos produzidos em Livramento, como os da Cordilheira de Santana – o chardonnay foi premiado como o melhor do Brasil; os da Aliança; os da Almadem; os elaborados por Javier Carrau, nas Bodegas Carrau, em Rivera, do lado uruguaio, e outros de vinícolas novas que estão surgindo com qualidade nesta nova província vinícola.

Boas compras

Os visitantes também poderão passar a fronteira, tranquilamente, e fazer compras nas lojas free-shops de Rivera, onde se encontram produtos do mundo todo com preços, em média, 30% mais baratos do que na origem. Com a valorização do dólar, os preços aumentaram um pouco, mas ainda vale a pena. Que o diga o crítico de vinhos do Jornal da Noite, Olyr Correa, que periodicamente vai lá abastecer sua adega de franceses.

Nenhum comentário: