A Casa do Vinho –
Famiglia Martini, mais tradicional importadora de vinhos de Minas Gerais, esteve
presente do Road Show Vinhos de Portugal
- Grande degustação de vinhos de Portugal 2015 em Belo Horizonte, representando
a Douro Family Estates (DFE), uma associação, criada em 2007, formada por
quatro famílias produtoras de vinhos de quinta (pequenas propriedades próprias,
onde plantam, produzem e engarrafam no local), no vale do Douro, em Portugal, a
mais antiga região demarcada do mundo. O encontro aconteceu, segunda-feira, dia
22/06, no hotel Mercure Lourdes (Avenida do Contorno, 7315) de 16h às 22h, com
a participação de 16 outros produtores lusitanos e mais de 100 rótulos para
degustação. Agora, a degustação virá para Porto Alegre. As inscrições são
gratuitas, limitadas a 200 pessoas, mediante inscrição por formulário on-line.
Os produtores da DFE são proprietários das Quinta dos
Poços, Quinta do Soque, Quinta das Bajancas e Brites Aguiar. As famílias que
constituem a DFE têm consciência de terem, no essencial, os mesmos objetivos e
as mesmas dificuldades, entre eles, preservar os aromas, os sabores e a
excelência dos seus vinhos produzidos em terroirs únicos. Ao todo, serão cinco
rótulos da DFE presentes no Road Show, um de cada quinta, e um mix.
Quinta do Soque Colheita 2010
• Região:
Douro
• Uvas:
Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca
• Cor
vermelho granada. Aroma fino de frutos vermelhos e silvestres, com toques
florais e bom frescor. Boca elegante, redonda e cheia de sabor.
• Harmonização:
ideal para acompanhar pratos de carne vermelha, massas e risotos encorpados.
• Teor
alcoólico: 14,5°
Quinta dos Poços Reserva 2010
• Região:
Douro
• Uvas:
Tourigas Nacional e Franca, Tinta Roriz.
• Amadurecimento:
12 meses em barricas de carvalho francês
• Cor
rubi intensa. Aromas de fruta madura, envolvida em sutis notas de café e
ligeiro tostado. Os taninos estão cheios de vigor, garantindo estrutura e
prometendo longevidade na garrafa. Final longo.
• Harmonização:
ideal com pratos de carne, caças ou com queijos curados.
• Teor
alcoólico: 14°
Quinta das Bajancas Reserva 2009
• Região:
Douro
• Uvas:
Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz
• Amadurecimento:
18 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros
• Aspecto
límpido, cor viva e concentrada. Aroma complexo, com frutos vermelhos
envolvidos em sutis notas de tabaco e café. Na boca mostra uma acidez muito
viva, mineral com estrutura bem delineada e com boa longevidade. Muito boa
fruta, bagas silvestres, algum mineral, leve nota floral. Bem estruturado, com
a fruta viva e jovem, taninos nobres e fresca acidez a dar garra ao final.
• Harmonização:
ideal para pratos com carne vermelha e queijos duros.
• Teor
alcoólico: 14,5°
Brites Aguiar Bafarela Grande Reserva 2011
• Região:
Douro
• Uvas:
Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.
• Cor
intensa e carregada. Aroma de grande complexidade e notas florais. Na boca tem
boa amplitude com fruta evidente, focado no floral. Boa estrutura, com taninos
densos, mas finos. Impõe mais pelo frescor do que pela concentração. Final
longo, sedutor e persistente É um vinho que exprime, no seu melhor, a elegância
da Casa Brites Aguiar. Uma edição limitada apresentada somente em anos
excepcionais.
• Harmonização:
maravilhoso com carnes, caças e queijos de sabores intensos.
• Teor
alcoólico: 15°
DFE Premium 2007
• Região:
Douro
• Uvas:
corte de várias uvas, algumas de vinhas velhas, fazendo parte de vinhedos de
uvas de qualidade não identificadas.
• O DFE
não é apenas um corte de uvas, mas de Quintas. Cada vinícola do grupo DFE
produz vinhos de forma independente e eles são cortados para gerar esse vinho
super original.
• Fazem
parte do grupo Douro Family Estates as quintas Brites Aguiar, Quinta dos Poços,
Quinta das Bajancas e Quinta do Soque. Cada vinícola é familiar, tradicional,
com pisa a pé e produz pouquíssima quantidade.
• Intensa
cor rubi. Aroma intenso e complexo dominado por frutos maduros como groselha
preta e ameixa com toques de café. Encorpado com taninos equilibrados e boa
acidez. Final longo e persistente.
• Harmonização:
acompanha bem carnes vermelhas, caças e queijos intensos.
• Teor
alcoólico: 14,5°
A Casa do Vinho Famiglia Martini tem seis décadas de
história na importação e comércio de vinhos exclusivos consolidam, sendo
referência em tradição, confiança e qualidade no mercado de vinhos em Minas
Gerais. Criada por Arthur Martini em 1947, a Casa do Vinho – Famiglia Martini é
a mais antiga importadora de vinhos em Belo Horizonte (MG) e dispõe de mais de
350 opções, entre vinhos, champagnes e espumantes importados de diversas
vinícolas em todo o mundo. No Brasil, 95% destes rótulos são encontrados
exclusivamente na Casa do Vinho, o que faz com que a loja seja responsável pela
maior adega exclusiva de vinhos importados de Minas Gerais. Para selecionar os
produtos, a Famiglia Martini tradicionalmente percorre o mundo para visitar
produtores e degustar in loco novos rótulos e novas safras.
A Casa do Vinho – Famiglia Martini está sob o comando do
empresário Armando Martini que, ao lado de sua esposa Vera Martini e dos filhos
Luiza e André Martini, aposta em produtos diferenciados, importando de diversos
países – principalmente Itália, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina.
Armando é filho do fundador da Casa do Vinho, Arthur Martini.
Com mais de seis décadas de tradição na comercialização e
importação de vinhos exclusivos na capital mineira, a importadora é referência
em Minas Gerais em vinhos de qualidade, atendimento especializado e preços
competitivos. Instalada desde 1969 na
tradicional loja da Av. Bias Fortes, 1543, hoje a Casa do Vinho conta também
com uma segunda loja no bairro Mangabeiras, na Av. Bandeirantes, 504,
inaugurada no ano de 2004. Mais do que comercializar bons vinhos, a proposta da
Casa do Vinho é apresentar para cada cliente que a arte de apreciar um bom
vinho é uma verdadeira viagem aos sentidos. Uma viagem única e especial, pois
cada garrafa conta uma história, cada rótulo traz uma experiência e um novo
caminho a se descobrir, repleto de aromas e sabores. Este é o sonho da família
Martini: a arte de viver cada momento, viver cada vinho.
A tradição da
família Martini começou com a chegada de Agostino Martini ao Brasil no fim do
século XIX (em 1896), vindo da Itália, da região Bologna, para recomeçar a vida
na recém fundada cidade de Belo Horizonte. O primeiro negócio iniciado por
Agostino foi a fábrica de massas Massas Alimentícias Martini, no início de
1900. Em 1947, seu filho, Arthur Martini, abriu a Padaria Martini, que além de
pães, vendia pizzas entre outros alimentos e bebidas, inclusive vinhos. Na década de 1950, Arthur começou a importar
e comercializar vinhos estrangeiros para o mercado de Belo Horizonte e, aos
poucos, a venda dos vinhos se tornou mais forte do que os outros itens da
padaria.
No final da década de 1960, mais precisamente em 1969,
Armando Martini, filho do Arthur Martini, também apaixonado e estudioso pelo
mundo dos vinhos, inaugura a loja Casa do Vinho – Famiglia Martini na Av. Bias
Fortes, 1543, endereço onde está até hoje, e passa a se dedicar à arte de
buscar vinhos saborosos pelo mundo. Ao longo dos anos, a loja matriz foi se
expandindo para proporcionar mais conforto aos clientes e garantia de qualidade
dos produtos, com estoques totalmente climatizados, área de estacionamento para
os clientes e o espaço Arthur Martini, em homenagem ao pai de Armando,
especialmente criado para receber confrarias e produtores para degustações de
vinhos.
Em 2004, a Casa do Vinho inaugurou sua segunda unidade,
está no bairro Mangabeiras (Av. Bandeirantes, 504) em Belo Horizonte, e passa a
oferecer mais uma opção de endereço para os clientes encontrarem os rótulos
exclusivos importados pela Famiglia Martini. Também no início da primeira
década do século XXI, foi lançado o primeiro site oficial da Casa do Vinho
(www.casadovinho.com.br) e, em 2010, o Blog (http://blogdacasadovinho.blogspot.com.br),
este assinado pela filha de Armando, Luiza Martini, que periodicamente publica
colunas, notícias, dicas e informações relevantes e interessantes sobre o
universo dos vinhos.
Em 2012, focada no futuro, em consonância com a evolução
da empresa da família, a Casa do Vinho investe na reformulação da sua marca
para trazer contemporaneidade à sua imagem. A empresa passou a assinar “Casa do
Vinho - Famiglia Martini”, incorporando o nome Martini à marca com o objetivo
de dar mais personalidade à Casa do Vinho. Em 2014, a empresa lançou o serviço
de E-Commerce.
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