Evandro Weber
Foto Gilmar Gomes/D/JN
Uma empresa familiar gaúcha
com sua marca consolidada no mercado nacional e internacional foi o grande
destaque da 43ª edição do Prêmio Exportação RS, na categoria Destaque Setorial,
considerado o principal prêmio na área de comércio exterior no Rio Grande do
Sul, promovido pela ADVB-RS. À frente do empreendimento que congrega apenas 22
funcionários, sendo metade ligados diretamente à família, o diretor Evandro
Weber receberá a condecoração no dia 15 de junho, a partir das 19h30min, no
Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.
Embora seja produtor de
cachaças desde 1948, um século depois de a família Weber chegar da Alemanha, a
história de sucesso da cachaçaria começou em 2001, com a entrada em operação da
marca Weber Haus. A partir de 2004, a empresa iniciou a venda fora do mercado
regional (de Ivoti, Dois Irmãos e Novo Hamburgo). E já em 2006 conseguiu a sua
primeira exportação, que hoje representa em torno de 35% do faturamento da
empresa. Sua marca está presente nos Estados Unidos, Itália, Alemanha, China,
Irlanda, Canadá, Ilhas Bermudas, França, Japão, Suécia e, recentemente, chegou
a Holanda. Só no último ano, o crescimento das exportações atingiu 20%.
“Buscamos sempre mercados que já consomem bebidas similares à cachaça”, explica
Evandro.
O segredo desta notoriedade
no exterior é que, desde o início, Evandro Weber posicionou suas cachaças como
um produto genuinamente brasileiro. “Há muito potencial para a cachaça brasileira
pelo mundo, principalmente na forma de caipirinha. Nós conseguimos em pouco
tempo o reconhecimento de termos produtos diferentes, de qualidade superior”,
afirma. Conforme o diretor da Weber Haus, o apoio dos governos federal e
estadual também foi fundamental para o processo de incremento nas exportações.
As lições aprendidas fora do
país resultaram em novidades, como aguardentes compostas com frutas e ervas,
lançadas ainda em 2005. Em 2008 vieram os licores. Hoje há inúmeras cachaças
Premium, vendidas com valor superior a R$ 100 e algumas acima de R$ 1 mil. Seu
produto ícone, a rótulo Lote 48 Weber Haus 12 Anos Extra Premium teve apenas 2
mil unidades engarrafadas no dia 26 de janeiro de 2013, sendo o principal
lançamento da história da empresa, com preço que chega a quase R$ 2.700,00.
Comercializada em escala de raridade, a escolha de seu blend passou pelo crivo
de especialistas, que analisaram 18 barris de bálsamo e carvalho francês
guardados na cachaçaria há 12 anos, como os bons uísques e conhaques. Os três
melhores barris foram selecionados para compor esta bebida exclusiva. “É uma
cachaça única. Como os vinhos raros que valorizam com o passar do tempo, as
cachaças envelhecidas podem seguir este caminho”, diz Evandro. A sua garrafa também é especial, feita
artesanalmente a partir de sopro de vidro em fornalhas. Tem design único e é
banhada a ouro 18 quilates.
Em 2014, a Weber Haus ampliou
seu leque de atuação, conquistando novos mercados no território nacional.
“Estamos com mais distribuidores nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste, além
do Distrito Federal. Só no Centro-Oeste, são 12 novos distribuidores”, destaca
Evandro. Outro destaque foi a aquisição da Velho Pescador, uma das mais
tradicionais cachaças de alambique do Rio Grande do Sul. A marca foi adquirida
pela Weber Haus junto com os demais rótulos da legendária Fazenda Maribo, de
Osório (RS). Entre elas, destacam-se as cachaças 30 Luas e Santa Martha (Prata
e Envelhecida em Grapia), esta última produzida pela primeira destilaria e
cachaçaria do Sul do País, de 1928, com o mesmo nome. Evandro Weber estima um
faturamento 10% superior em 2015 com a comercialização dos rótulos da Fazenda
Maribo. “Só em 2014, tivemos um incremento de 5% com a inclusão destas marcas
no nosso portfólio”, contabiliza.
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