sábado, 23 de agosto de 2008

Vinho e saúde

Médicos das mais diversas áreas, pesquisadores, enólogos, nutricionistas, agrônomos, engenheiros de alimentos, profissionais do setor vitivinícola e demais interessados em conhecer os mais recentes estudos sobre os benefícios do consumo moderado de vinhos têm encontro marcado em Bento Gonçalves, na segunda edição do Simpósio Vinho e Saúde. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o evento será realizado de 24 a 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Durante três dias, renomados pesquisadores e autoridades no assunto estarão apresentando as últimas novidades mundiais em estudos sobre vinho e saúde. Temas como “Cardiologia, Hipertensão e Vinho”, “Vinho e Doenças de Alzheimer e Parkinson” e “Efeito Protetor do Vinho contra Doenças Renais”, entre outros, estarão sendo abordados por especialistas e estudiosos do Brasil e do exterior. Entre os palestrantes estrangeiros figuram nomes como o de Vicenzo Solfrizzi, da Universidade de Bari/Itália, César Fraga, da Universidade da Califórnia/EUA, Cleo Bosco, da Universidade do Chile e Ramón Estruch, da Universidade de Barcelona/ Espanha. Já do Brasil, estudiosos como o médico Jairo Monson de Souza Filho, Jorge Ilha Guimarães, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Silmara Coimbra, do Incor/USP e Ricardo da Silva Herdeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão confirmados para apresentarem suas mais recentes pesquisas.

O Rio Grande do Sul estará representado no evento, entre outros, por estudiosos como Caroline Dani, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Isa Beatriz Noll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisadora da UFRGS abordará o tema “Toxinas e Alergêneos” na palestra do dia 26, às 11 horas. Na ocasião, Isa Beatriz vai apresentar alguns estudos científicos sobre alergêneos em vinho. Ela também abordará o assunto micotoxinas, detalhando a presença de ocratoxina A em vinhos, sua produção por fungos ocratoxigênicos e seus aspectos toxicológicos.

O Simpósio Internacional Vinho e Saúde tem o objetivo de estabelecer um fórum para discussão de temas relacionados aos efeitos do vinho e do suco de uva à saúde, assuntos que têm despertado cada vez mais o interesse da comunidade científica. Além disso, o evento busca, ainda, disponibilizar espaço para a apresentação de novos trabalhos científicos; discutir o enquadramento do vinho como alimento funcional; proporcionar o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e de outros países, bem como, incentivar pesquisas sobre os efeitos do suco de uva e do vinho na saúde humana.

Nenhum comentário: