A menos de seis meses de seu início, a Fenavinho Brasil 2009 intensifica esforços no sentido de superar as 85 vinícolas expositoras na última edição do evento. Com um layout revitalizado, que contempla as diversas regiões produtoras do Brasil, a feira dos vinhos brasileiros promete surpreender o público visitante estimado em mais de 150 mil pessoas. A cultura do vinho estará presente em cada detalhe da Feira Vinícola. A intenção é ampliar a representatividade do vinho brasileiro através da participação de vinícolas de diversos roteiros dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Bahia, mostrando que os vinhos do Brasil têm identidade e qualidade internacional.
Uma rede de ações está sendo colocada em prática para facilitar a participação das empresas na feira. A principal delas é a parceria firmada com prefeituras de municípios da Serra Gaúcha, além do Sebrae e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no sentido de subsidiar os espaços e, com isso, garantir uma expressiva participação das vinícolas. De acordo com o presidente da Fenavinho Brasil 2009, Tarcísio Vasco Michelon, a meta é subsidiar 70% do primeiro espaço adquirido. “Os brasileiros precisam conhecer a diversidade e a qualidade de nossos vinhos. Só assim poderemos valorizar o que é nosso. Por isso, estamos trabalhando para chegar as 120 vinícolas”, destaca.
O valor do metro quadrado é de R$ 230,00, sendo que para garantir o subsídio é necessário atender a alguns critérios, entre eles, o de apresentar um faturamento anual inferior a R$ 2,4 milhões. O apoio, que se destina ao primeiro espaço adquirido, é também uma das formas que a Fenavinho Brasil 2009 encontrou para oportunizar às pequenas vinícolas a participação no evento. O estande padrão mede 15 metros quadrados. As prefeituras de Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi já confirmaram a parceria.
Outro grande benefício oferecido às vinícolas expositoras é o Projeto Comprador que estará colocando os empresários do setor vitivinícola em contato direto com compradores nacionais e internacionais através de rodadas de negócios. Em 2007, o projeto contemplou 58 vinícolas que participaram de mais de 80 reuniões com importadores e 437 rodadas de negócios com compradores brasileiros. A ação gerou um volume de negócios superior a R$ 900 mil e um montante em exportações na ordem de 1,12 milhões de dólares. Nessa edição, o Projeto Comprador prevê rodadas de negócios com cerca de 300 compradores abrangendo, inclusive, supermercadistas.
A Feira de Variedades é mais uma das atrações que vem atender, especialmente, o público visitante que procura diversidade. O espaço já está com mais de 70% de seus estandes comercializados. E para os profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho haverá a Feira de Tecnologia com a exposição de máquinas, equipamentos agrícolas e insumos. Com os olhos voltados para o mundo do vinho, sem deixar de lado o homem do campo, a Fenavinho Brasil 2009 estará reeditando a Feira da Agroindústria Familiar, que agrega valor ao produto e gera renda ao agricultor.
A Fenavinho Brasil 2009 acontecerá de 30 de janeiro a 24 de fevereiro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Interessados em adquirir espaços deve entrar em contato com o escritório da Fenavinho através do telefone (54) 3451.7500 ou pelo e-mail comercial@fenavinhobrasil.com.br, com Olienes Alessi.
fenavinho@fenavinhobrasil.com.br - www.fenavinhobrasil.com.br
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