Com mais de uma dezena de atividades programadas,
estratégia do Ibravin busca promover o vinho aliado à momentos de descontração
para fortalecer imagem nos mercados interno e externo
Pensando na visibilidade do país neste ano em função da
Copa do Mundo, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) entra em campo com um
conjunto de ações relacionadas ao maior evento esportivo do planeta. O foco
principal será o trabalho junto aos pontos de vendas em bares e restaurantes
(on trade), e em supermercados (off trade). Uma parceria com a Associação
Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) levará os vinhos brasileiros ao
festival Brasil Sabor, neste mês, e terá continuidade no período de realizações
dos jogos, nos meses de junho e julho. Entre os projetos, destaques para a
qualificação dos empreendimentos de alimentação fora do lar, junto ao Sebrae
Nacional, e com redes de supermercados para ações nos pontos de vendas,
incluindo promoções durante o período e concurso cultural.
"Queremos aproveitar a vinda de pessoas de diversas
partes do mundo para divulgar o vinho brasileiro como uma das muitas atrações
que poderão ser apreciadas." Quem antecipa o objetivo do Ibravin com
relação ao torneio é o gerente de Marketing, Diego Bertolini, que completa
afirmando que a entidade vai potencializar todos os projetos em virtude do
evento. "Vamos utilizar, por exemplo, a linguagem visual da campanha
promocional `Beba com Descontração´ em displays de restaurantes e pontos de
venda. Haverá uma sinergia entre todos os projetos do Ibravin com o
torneio", diz.
Além da parceria com a Abrasel, que colocará o vinho
brasileiro em evidência nos restaurantes, haverá campanhas promocionais em
supermercados, com ações nos pontos de venda, e na internet, com o aplicativo
Copa Vinhos do Brasil. As feiras também carregam a linguagem visual adotada
desde 2013 tendo como referência o evento esportivo que se aproxima. O Projeto
Imagem, que leva sommeliers para as regiões produtoras no Brasil, também entra
no jogo e vai premiar quem fizer mais gols em disputas virtuais de pênaltis,
nos eventos de encerramento das estadas dos grupos.
O fortalecimento da imagem do vinho brasileiro no mercado
externo também segue o embalo do futebol, recebendo atenção especial durante o
período dos jogos. Por meio do projeto Wines of Brasil, em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção, Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). Além
de inúmeras atividades realizadas no mercado externo, o Ibravin trará
potenciais compradores e jornalistas para o país.
Brasil Sabor
Brasil Sabor
O maior festival gastronômico do mundo ocorre entre os
dias 1º e 18 de maio* e contará com pelos menos três rótulos de vinhos
brasileiros nas cartas de mais de 400 restaurantes em 20 capitais do País.
Displays chamarão a atenção para o concurso cultural Beba Com Descontração.
* Minas Gerais e Distrito Federal estenderão a
programação até o dia 25 e Amazonas, Espírito Santo e Tocantins realizarão o
festival em datas próprias.
Concurso Cultural Beba com Descontração
Em parceria com a Abrasel, com redes de varejo e apoio da
Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Ibravin promoverá
o concurso cultural Beba com Descontração, entre os
dias 1º de maio e 1º de julho. Displays de mesa nos empreendimentos
participantes do Brasil Sabor farão a divulgação nos restaurantes. A plataforma
do concurso poderá ser acessada no site www.bebacomdescontracao.com.br.
A campanha também será divulgada em 250 lojas e 19 redes supermercadistas, até
o dia 1º de julho.
Os participantes deverão escrever uma frase que responda
a pergunta: O que é para você beber com descontração os vinhos do
Brasil? Após, deve selecionar uma foto de uma lista pré-determinada que ilustre
a frase criada. Os melhores conjuntos de frase e foto serão avaliados ao final
do concurso por uma comissão julgadora e as cinco vencedoras serão
premiadas com viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha, hospedagem,
passeios turísticos, visitas a vinícolas e almoços e jantares harmonizados. A
5ª edição do Dia do Vinho, que ocorre entre os dias 23 de maio e 1º de junho,
também será divulgada nos espaços gastronômicos que participarem do festival.
Aplicativo Copa de Vinhos de Brasil
O jogo que testa os conhecimentos sobre os vinhos
brasileiros e suas inúmeras possibilidades de harmonização está disponível
desde setembro de 2013. Os participantes que obtêm maior pontuação são
convidados para que coloquem em prática suas escolhas nas etapas do Circuito
Brasileiro de Degustação. Os melhores colocados ganham uma viagem para a Serra
Gaúcha, onde disputarão a grande final.
Feiras
O estande Vinhos do Brasil no 18O Expovinis Brasil - Salão Internacional do Vinho, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de abril, e na feira da Associação Paulista de Supermercados (APAS), no início de maio, fizeram referência às arenas onde serão disputados os jogos da Copa do Mundo. A grama sintética e pórtico de entrada semelhante aos estádios de futebol tiveram o objetivo de transportar o público para o clima do maior torneio esportivo mundial.
O estande Vinhos do Brasil no 18O Expovinis Brasil - Salão Internacional do Vinho, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de abril, e na feira da Associação Paulista de Supermercados (APAS), no início de maio, fizeram referência às arenas onde serão disputados os jogos da Copa do Mundo. A grama sintética e pórtico de entrada semelhante aos estádios de futebol tiveram o objetivo de transportar o público para o clima do maior torneio esportivo mundial.
Projeto Imagem
Até o período da competição, os participantes do Projeto
Imagem - jornalistas, formadores de opinião e profissionais do setor -, são
convidados a uma disputa de pênaltis virtual nos eventos de encerramento de
cada um dos grupos. Os três melhores colocados são premiados com uma camisa oficial
da seleção brasileira, uma bola e um saca-rolhas exclusivo.
Convênio com Sebrae Nacional
Em abril, durante o Expovinis, ocorreu a assinatura de
convênio com o Sebrae Nacional para a capacitação de mais de mil
estabelecimentos de alimentação fora do lar. O objetivo é aumentar a
comercialização do vinho brasileiro no mercado interno junto aos pequenos
negócios e estimular a melhoria de produtos e processos produtivos através da
implementação do Programa Alimento Seguro (PAS) - Uva para processamento em produtores
de uva e vinícolas.
Ações em Pontos de venda
Durante o torneio serão realizadas ações de compre e
ganhe nos pontos de venda, com promoções em 19 redes de supermercados com a
distribuição de kits que incluem taças e ice-bags. O Ibravin disponibiliza
materiais como cartazes e régua de gôndola com a identidade visual do concurso
cultural Beba Com Descontração para as lojas que aderirem à ação.
Paradouro Gaúcho
Paradouro Gaúcho
Os vinhos brasileiros terão espaço em duas feiras de
produtos do Rio Grande do Sul, durante a competição: no Cais do Porto e no Cais
Mauá, em Porto Alegre (RS). O espaço Paradouro Gaúcho é viabilizado pelo Sebrae
e Governo do Estado do RS e tem como proposta oferecer produtos regionais em um
espaço de valorização da cultura do estado, entre os dias 12 de 29 de junho. O
vinho dividirá o espaço de 400 m² com um estande de informações turísticas,
alambiques, espaço do chimarrão e artesanato, entre outros produtos típicos da
cultura gaúcha.
Casa do Vinho
O Ibravin receberá a imprensa e torcedores que estarão no
estado na Casa do Vinho, localizada no Acampamento Farroupilha, próximo ao
estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS). Em parceria com a Associação dos
Cronistas Esportivos Gaúcho (Aceg), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do
RS e Associação Riograndense de Imprensa (ARI), os visitantes poderão conhecer
a cultura do estado por meio de músicas típicas e de produtos regionais, com
destaque para os vinhos, sucos e espumantes elaborados no RS. Um jantar típico
gaúcho também será servido pela Associação Recreativa, Cultural e Esportiva de
Porto Alegre, entidade que administra o local.
AÇÕES NO MERCADO EXTERNO
O Wines of Brasil, projeto do Ibravin com a Agência
Brasileira de Promoção, Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) também está
potencializando suas ações tendo como foco o maior evento esportivo mundial.
Desde promoções nos pontos de venda nos Estados Unidos e Reino Unido, assim
como nos demais eventos, feiras, aulas de degustação e aplicativos para redes
sociais, todas as iniciativas voltadas ao mercado externo miram na visibilidade
do Brasil em função da Copa. Os projetos Imagem e Comprador, por exemplo,
trarão nove pessoas, entre compradores e jornalistas, que conhecerão a região
da Serra Gaúcha e terão a oportunidade de assistir a jogos do
torneio.
Wines Cup e master classes
Wines Cup e master classes
Em junho, será definido o nome do vencedor da Wine´s Cup
(Copa Vinhos do Brasil), aplicativo web que inclui jogadores dos Estados
Unidos, Reino Unido, Holanda e Alemanha. Nos EUA, a plataforma da Wines Cup
está sendo utilizada para inserir os usuários do portal de conteúdo de vinhos
Bottlenotes no contexto do estilo de vida do brasileiro, unindo a temática
futebol com os estilos de vinho. Os 300 participantes que mais somarem pontos
no game receberão prêmios com kits Wines of Brasil na Copa, contendo bola,
camisetas, e outros brindes. Além disso, como parte das etapas desta
plataforma, foram realizadas Master Classes (aulas sobre vinhos) em fevereiro e
março deste ano no Reino Unido, Holanda e Alemanha, reforçando os temas vinhos
brasileiros e o maior evento esportivo do mundo de forma simultânea e
presencial.
Feiras
O futebol também foi inserido na linguagem visual do estande e da temática da Discovery Table (mesa de degustação) na feira ProWein, em março na Alemanha. Moscato Champion, Spakling Celebration e Kick Back with Less Alcohol eram os temas que apresentavam de forma experimental o estilo do vinho brasileiro.
O futebol também foi inserido na linguagem visual do estande e da temática da Discovery Table (mesa de degustação) na feira ProWein, em março na Alemanha. Moscato Champion, Spakling Celebration e Kick Back with Less Alcohol eram os temas que apresentavam de forma experimental o estilo do vinho brasileiro.
Vitrines temáticas no Reino Unido
Outra ação promocional que está agendada para ocorrer no
período da competição é a escolha da melhor vitrine com temática brasileira em
lojas especializadas de vinhos do Reino Unido. Em parceria com a revista Off
License News, o Wines of Brasil fornece material para ambientação das lojas
inscritas e a que for escolhida, de acordo com critérios pré-estabelecidos pela
publicação e pela equipe do Wines, ganhará uma viagem para uma das regiões
produtoras do Brasil, durante um dos eventos de maior reconhecimento
internacional, o carnaval, em 2015.
Degustações em Pontos de Venda
As degustações que são feitas com vinhos brasileiros nos
pontos de venda (supermercados e lojas especializadas), principalmente em
mercados como os EUA, Holanda e Reino Unido foram pensadas e potencializadas em
função da visibilidade do Brasil com a realização do maior campeonato de
futebol do mundo no país. Vinhos e espumantes brasileiros estão aparecendo cada
vez mais nas gôndolas dos supermercados no exterior, o que deve resultar em
aumento nas vendas no mercado externo.
Campanha Promocional
A campanha promocional Wake Up the Brazilian in You
(Acorde a Brasilidade em Você) utiliza elementos do universo futebolístico que
expressam o jeito de ser do povo brasileiro. No site www.wakeupthebrazilianinyou.com,
lançado nos Estados Unidos e Reino Unido, para o consumidor final, os
internautas podem responder a perguntas sobre o Brasil e os vinhos brasileiros
e concorrer a uma viagem com acompanhante.
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