O diretor comercial,
Juliano Carraro, e a enóloga Monica Rossetti, da vinícola boutique do Vale dos
Vinhedos, apresentaram para a região
Nordeste o inovador projeto enológico da linha Faces e do recém-lançado Ícone, vinhos
licenciados oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014™. O evento aconteceu
terça-feira (06 de maio), às 19h, no restaurante Rui Paula, em Recife. O
renomado chef português Rui Paula, autoridades estaduais e municipais estiveram
presentes.
Chegou a hora da região Nordeste do País conhecer os vinhos licenciados
oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014™. O diretor comercial da Lidio Carraro,
Juliano Carraro, e a enóloga Monica Rossetti, apresentaram o inovador projeto
enológico dos três rótulos da linha Faces (branco, tinto e rosé) e o
recém-lançado Lidio Carraro Word Champion Fifa Word Cup 2014 Brazil , durante coquetel no restaurante do conceituado chef
português Rui Paula. A iniciativa, exclusiva para autoridades e convidados,
marcou o grande lançamento dos vinhos da Copa do Mundo no Nordeste e foi uma
parceria do restaurante Rui Paula com a Atacamax. No Nordeste, os vinhos da
Lidio Carraro podem ser encontrados nas Lojas do Grupo Pão de Açúcar, presentes
nas cidades-sede da Copa; através das distribuidoras Atacamax, em Recife;
B&A, na Paraíba; Adega Empório, na Grande Salvador; e Distribuidora Opção
em Fortaleza e região.
Linha Faces: alegria,
juventude e descontração
No ano em que o Brasil é
atração no cenário internacional, a vinícola boutique Lidio Carraro, a
escolhida pela FIFA para criar o vinho oficial da Copa do Mundo, está ampliando
a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro e fortalecendo a imagem
do setor vitinicultor dentro e fora do País. A proposta enológica reflete um
estilo bem identificado com os atributos que as pessoas cultivam no imaginário
coletivo sobre o Brasil: alegria, juventude e descontração. Estas
características estão tornando o Faces não apenas o vinho da Copa, mas também
um símbolo do país e uma oportunidade para ampliar a experiência dos
consumidores com o vinho brasileiro.
Em homenagem ao futebol, a
enóloga Monica Rossetti surpreendeu ao buscar inspiração nos 11 jogadores em
campo para criar o tinto Faces. O rótulo traz onze variedades de uvas de
diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul e o esquema tático escolhido
é o 4-4-2. Para o ataque foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon,
que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No
meio-campo, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego
conferem complexidade aromática e volume de boca. A defesa conta com as uvas
Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim,
no gol, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final.
Já o Faces branco, faz uma
celebração às raízes da vitivinicultura do nosso país ao escolher as três uvas
brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico.
No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram
como base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o
perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos
representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre
e descontraído. Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será
bola no pé e vinho na taça em todo País”, comemora a enóloga Monica Rossetti,
responsável pela criação dos vinhos.
Por último, elaborado com
três uvas - Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional -, o rosé Faces é um vinho
sedutor já pela sua cor rosa salmão e homenageia o estilo de vida
descontraído e alegre dos brasileiros. A proposta de uma garrafa mais leve e de
prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, convida a uma degustação
versátil, “vibrante”. Seu conceito enológico alia criatividade e
ineditismo à concepção da linha Faces, mantendo uma conexão com o Brasil e, ao
mesmo tempo, o estilo e a qualidade que consolidam a Lidio Carraro como uma
vinícola boutique. A Pinot Noir, que corresponde a 50% do assemblage, imprime
ao vinho um caráter essencialmente frutado, com notas como cereja, groselha e
pomelo. Os aromas de framboesa e morango que aparecem depois de alguns minutos
de evolução na taça são da Merlot. Esta uva, com 35% de participação, complementa
o aroma e exerce um papel determinante na boca, conferindo um agradável volume
e um perfil refrescante e jovial ao vinho. A Touriga Nacional é a uva que,
mesmo em proporção menor no corte, 15%, marca a personalidade do rótulo com uma
nota floral de rosas, dando um ar feminino e elegante.
Conceito e técnica
Top-Premium do Vinho Ícone
O conceito do vinho
ícone Lidio Carraro World Champion Fifa World Cup 2014 Brazil é de um
lote exclusivo dedicado aos grandes campeões. “Este vinho faz parte do
conceito Grande Vindima da Lidio Carraro, ou seja, integra a
seleção dos grandes clássicos nascidos apenas em safras excepcionais.
São criações que refletem o ideal de excelência Lidio Carraro, sendo um
vinho autêntico, resultado da terra, da natureza, da doação e do amor”, diz a
enóloga Monica Rossetti.
“Esta é uma
homenagem da Lidio Carraro ao futebol, ao País e aos apreciadores da
bebida, um vinho criado com uvas próprias colhidas na safra de 2008, uma
das melhores da história” comemora Juliano Carraro, diretor comercial da
Vinícola. Será uma edição limitada, com 2.014 garrafas
numeradas, com uvas originárias das terras de Encruzilhada do Sul, em
embalagem exclusiva com medalha banhada a ouro.
Como todos os vinhos do
portfólio da Lidio Carraro, são provenientes da filosofia Purista de
preservar a expressão e a qualidade da uva durante todos os processos de
elaboração do vinho. O manejo do vinhedo para a sua produção é
manual, com um cuidado minucioso na seleção das uvas durante a colheita. Com o
objetivo de alcançar concentração e equilíbrio natural, o rendimento de uvas
por planta é extremamente baixo (cerca de 1 Kg/planta ou 30 hl/ha). A
gestão técnica baseada nas particularidades dos solos tem continuidade na
vinícola com a identificação do ponto exato de maturação das uvas e estratégias
específicas de vinificação para extrair o melhor potencial de cada clone da
variedade em cada parcela para depois unir as virtudes em um único vinho.
O desengace foi feito por
gravidade, sem sofrer ação mecânica de bombeamento. A fermentação ocorreu em
pequenos tanques de aço inox, seguindo o sistema tradicional de vinificação,
com macerações longas, de acordo com cada uma das parcelas da uva Merlot. Após
a fermentação malolática o vinho permaneceu mais 12 meses nos tanques para a sua
estabilização natural e após foi engarrafado sem filtração, visando conservar
íntegras as suas características. Permaneceu amadurecendo em garrafa durante
cinco anos.
Todo esse processo
resultou no vinho ícone Ffifa World Cup, um vinho marcante já em sua coloração.
Denso, característica que distingue um vinho não filtrado, amadureceu
sabiamente em garrafa. Os aromas traduzem potencialidade varietal e
complexidade, com caráter envolvente. Notas frutadas de amora, ameixa e tâmara
se completam com aspectos de terra, torrefação, pinhão e alcaçuz. Depois de
alguns minutos de evolução na taça, aparecem os aromas de rosas secas, frutas
cristalizadas e cassis, resultando em um vinho eloquente e dinâmico. Na boca, a
bebida preenche e aquece a partir das longas macerações da uva completamente
madura, reconhecidas no corpo generosamente aveludado. Os taninos presentes e
bem integrados, conferem uma experiência de equilíbrio e harmonia. O
retrogosto mineral e persistente, é um carinho que se prolonga.
Brasil na Taça para brindar aos 10 anos
Brasil na Taça para brindar aos 10 anos
No ramo da viticultura há
cinco gerações, a vinícola familiar comemora em 2014 os 10 anos de mercado da
marca Lidio Carraro. Com uma retrospectiva de muitas conquistas, a celebração
coincide com o ano de Copa do Mundo no Brasil, em que a Lidio Carraro, ao ser
escolhida pela FIFA, assumiu a responsabilidade de representar oficialmente o
vinho brasileiro no maior evento esportivo do mundo, contribuindo para
posicionar a bebida em um patamar de qualidade reconhecida. “A Lidio Carraro quer
ser lembrada por deixar um legado positivo para o vinho do País. Queremos
contribuir para escrever uma história em que os brasileiros possam se orgulhar
do vinho da própria terra e o mercado internacional reconheça a qualidade e
autenticidade que temos aqui, a ponto de colocar o Brasil no mapa dos grandes
vinhos mundiais”, diz a diretora de marketing da vinícola, Patricia Carraro.
Em seus
47 hectares em produção, a família Lidio Carraro optou por
cultivar o conceito de vinícola boutique, com uma produção controlada, pequena
e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união da tradição com a
busca constante de aperfeiçoamento, um esforço compartilhado por todos na
empresa. Enquanto Lidio Carraro se envolve completamente com a viticultura, sua
esposa Isabel e seus filhos, os enólogos Juliano e Giovanni e a arquiteta
Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis pela gestão da empresa e
comercialização dos vinhos. Liderando o projeto enológico, Monica Rossetti é
a enóloga responsável com a missão de agregar conhecimento e traduzir nos
vinhos os ideais da Lidio Carraro, a busca pela excelência.
Ao longo desta década, a
Lidio Carraro enumera uma série de conquistas. Recebeu a melhor pontuação já
concedida a vinhos brasileiros pelo site da Jancis Robinson e foi citada “entre
os 50 melhores vinhos do mundo”, pelo Le Figaro, na França. Conquistou o título
de Vinho do ano nos USA, pela Snooth. A Lidio Carraro foi o 1º vinho brasileiro
escolhido para ser comercializado nos Duty-Frees. Também foi a única vinícola
brasileira a fazer parte da Seleção Grandes Vinhos da Sociedade da Mesa. Foi
escolhida para produzir o VinhoOficial dos Jogos Pan-americanos, o Espumante
Oficial da Stock Car em comemoração aos 30 anos da competição no Brasil e, para
se consolidar ainda mais como uma marca associada ao esporte, é a produtora do
Vinho Oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™. A vinícola encerrou o ano de 2013
com a conquista de duas premiações entregues pelo Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin) nas categorias Maior Crescimento em Exportação e Destaque Empresa de
Pequeno Porte Maior crescimento de exportação e 3ª posição no ranking de valor
exportado no setor do vinho brasileiro.
No último ano, a Lidio
Carraro atingiu o expressivo crescimento de 185% no seu faturamento em 2013,
quase três vezes mais do que 2012. A receita de exportações também apresentou
um excelente desempenho: mais do que triplicou, chegando a 236%. Após quase um
ano do lançamento na Copa das Confederações, o vinho FACES já está sendo
comercializado em países como a Dinamarca, Reino Unido,
Bélgica,Holanda, Finlândia, França, Alemanha,
Canadá, Japão, Taiwan e China. No mercado nacional, o FACES pode ser
encontrado em lojas especializadas, restaurantes e nas melhores redes
de supermercados de todo o país.
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