A partir deste mês 267 pontos de venda estão integrados
na campanha que foca no incremento da visibilidade dos produtos nas gôndolas,
na esteira do inverno e da Copa do Mundo no país. Os números da ação
promocional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) junto aos
pontos de venda, em especial nos supermercados, para aumentar a venda de vinhos
brasileiros no inverno são superlativos. Entre os dias 1º de maio e 1º de
julho, 18 redes e 261 lojas, além de três lojas especializadas e três de
comércio online, darão espaço privilegiado para os produtos verde-amarelos nas
suas gôndolas.
Amparado na estatística que aponta que de cada quatro
garrafas de vinho, três são vendidas no off trade, e na visibilidade dos
produtos brasileiros em função da realização da Copa do Mundo no país, o
instituto deu a largada ao trabalho em conjunto com lojas de seis estados, em
três regiões do país. O concurso cultural Beba Com Descontração e promoções de
"compre e ganhe" impulsionam a imagem dos produtos e devem elevar a
venda nos supermercados. A projeção do Ibravin é a de que, nas lojas em que a
campanha foi ativada, a venda de rótulos verde-amarelos tenha um incremento de
30%.
"O objetivo é potencializar a performance dos vinhos
brasileiros no ponto de venda, melhorando exposição, gerando venda e
relacionamento com os consumidores finais. Em ações piloto realizadas no
período de final de ano e carnaval, o desempenho foi excelente". O gerente
de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, é quem traduz a meta até o mês de
julho e que é um dos desdobramentos do acordo firmado entre o setor e as
entidades que representam supermercadistas, distribuidores e importadores em
2012 para aumentar o espaço do vinho brasileiro no mercado interno.
A campanha envolve desde grandes redes nacionais e
lojas especializadas a supermercados de abrangência regional. O Ibravin fornece
materiais como régua de gôndola, stoppers e tag de garrafas, além de promover o
concurso cultural em que os cinco melhores conjuntos de frase e imagem são
premiados com uma viagem à Serra Gaúcha com acompanhante. As vinícolas também
receberam os enxovais e puderam colocá-los diretamente em pontos de venda com
os quais tem parceria comercial.
"Essas promoções, realizadas a menos de um mês do
início da Copa e que coincide com um período de aumento sazonal de vendas, nos
dá a certeza de que teremos um incremento ainda maior nos resultados de
comercialização. A entrada dos vinhos brasileiros com força no festival Brasil
Sabor completa essa estratégia de ampliar a exposição para incentivar o
consumo", detalha Bertolini, numa referência à parceria firmada entre o
Ibravin e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que levou
os produtos vitivinícolas brasileiros para as cartas de cerca de 500
restaurantes, em todo o país, no maior festival gastronômico do mundo que
ocorre durante este mês.
No total, 4,8 mil kits e 1,3 mil taças serão distribuídas
nas promoções de compre e ganhe em lojas nos três estados da região Sul, em São
Paulo e Minas Gerais, do Sudeste, e Ceará, no Nordeste. Nas lojas online são
disponibilizados banner de divulgação nos sites e tags para as garrafas
vendidas por e-commerce.
Vinhos do Brasil na APAS
Após o sucesso da participação brasileira no 18º Salão
Internacional do Vinho - Expovinis 2014 - no último mês, os vinhos, sucos
e espumantes produzidos no país voltaram a São Paulo na semana passada para
participar da maior feira supermercadista do mundo. Oito empresas estiveram no
estande Vinhos do Brasil, do Ibravin, na 30ª edição da
feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas) 2014, no Expo Center
Norte. O concurso cultural Beba Com Descontração foi divulgado para os
supermercadistas por meio de uma gôndola com os itens de divulgação da
campanha.
O analista de Marketing, Guilherme Molon, avaliou
como positiva a participação da empresa na feira. Molon destacou a grande
quantidade e qualidade dos contatos realizados, com boas perspectivas de
fechamento de negócios. "Para nós foi muito bom por podermos estreitar
relacionamento e estabelecer novos contatos. Nesse ano tivemos a presença de
muitos representantes, o que para nós é fundamental para entrar em novos
mercados", disse.
O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, lembra
que todas as iniciativas voltadas ao aumento de exposição dos vinhos
brasileiros estão integradas e potencializadas de forma conjunta. "Tivemos
uma excelente repercussão dos vinhos brasileiros na Expovinis e na Apas e junto
com esta ação promocional de inverno buscamos fechar o ano com números
significativos de aumento de comercialização no mercado interno, assim como
estamos tendo nas exportações", projeta.
Concurso cultural Beba Com
Descontração
A plataforma do concurso cultural Beba Com Descontração
está disponível no site www.bebacomdescontracao.com.br.
Os participantes são convidados a escrever uma frase que responda a pergunta: o
que é para você beber com descontração os vinhos do Brasil? Após, deve
selecionar uma foto de uma lista pré-determinada ou enviar a própria imagem que
ilustre a frase criada. Os melhores conjuntos de frase e foto serão avaliados
ao final do concurso por uma comissão julgadora e as cinco vencedoras serão
premiadas com viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha com hospedagem,
passeios turísticos, visitas a vinícolas além de almoços e jantares
harmonizados regados a vinhos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário