quarta-feira, 14 de maio de 2014

Produtores da Campanha buscam valorizar a origem dos vinhos

Mauro Zanus, da Embrapa Uva e Vinho falou aos produtores da Campanha
                         Foto Ivanira Falcade/D/JN

Nivelar o conhecimento relacionado à temática das indicações geográficas foi o principal objetivo do Workshop sobre Indicações Geográficas de Vinhos Finos, direcionado aos produtores integrantes da Associação de Produtores Vinhos da Campanha, realizado no último dia 09, em Santana do Livramento (RS). O evento é parte do projeto IG Vinhos da Campanha, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, no âmbito da Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura (Recivitis), que integra o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).
O evento possibilitou analisar as indicações geográficas de vinhos do Brasil, Europa e em países do 'novo mundo', bem como apresentar as metodologias que estão sendo adotadas para a região da Campanha Gaúcha. Para tal, os produtores da região contaram com a participação dos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho Jorge Tonietto, Celito Guerra e Mauro Zanus, dos professores Ivanira Falcade (UCS) e Flávio Sacco dos Anjos (UFPel), e do consultor da Aprovale Jaime Milan.
Segundo o pesquisador da Embrapa Jorge Tonietto, que coordena esta atividade do projeto, o workshop deu início ao trabalho de definição do futuro Regulamento de Uso para a Indicação de Procedência dos Vinhos da Campanha. Segundo comenta, esta iniciativa vai definir os padrões e controlar a produção de vinhos de origem delimitada nesta importante região produtora. “Trata-se de um passo inovador que pela primeira vez está acontecendo fora da Serra Gaúcha, tradicional região produtora do Brasil, já que a geografia da produção de vinhos finos no Brasil foi ampliada também para novas regiões”, destaca Tonietto.
Para o presidente da Associação de Produtores Vinhos da Campanha, Giovâni Silveira Peres, o evento foi muito importante para que todos os associados ficassem informados. “Estamos com uma grande expectativa e confiantes que vamos conseguir obter esse importante reconhecimento para os vinhos da Campanha”, aponta Peres. Atualmente a entidade é composta por 17 associados – vinícolas e uma associação de viticultores (veja lista abaixo).
A região da Campanha do Rio Grande do Sul, produtora de uva e de vinho há mais de 30 anos, busca obter o registro de Indicação Geográfica, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que, em resumo, atesta o reconhecimento da produção em determinada região, no caso os vinhos finos e espumantes da Campanha Gaúcha.
Relação dos participantes da Associação Vinhos da Campanha:
Associação Quaraiense de Fruticultura
Batalha Comercial de Vinhos Ltda.
Brilia Empreendimentos Ltda (Bodega Sossego)
Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda
Dunamis Vinhos e Vinhedos Ltda
Guatambú Industria e Comercio Ltda.
Irmaos Camponogara
Miolo – Seival Estate
Pomar Arerunguá Ltda (Routhier & Darricarrère)
Rigo Vinhedos Indústria de Vinhos Nobres Ltda.
Rio Velho Vitivinicultura Ltda.
Vinícola Almadén Ltda
Vinícola Campos de Cima
Vinícola Galvão Bueno
Vinícola Peruzzo Ltda.
Vinícola Salton S/A
Vinícola Serra do Caverá
Vinícola Cordilheira de Santana



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