quinta-feira, 29 de maio de 2014

Vinho da Nova Zelândia está entre os oito mais exportados no mundo e mira o consumidor brasileiro



            A combinação entre inovação, pioneirismo e qualidade proporciona um mundo de descobertas a cada taça de vinho neozelandês; poucos países produzem no mundo uma diversidade tão grande de sabores. A Nova Zelândia está entre os oito países que mais exportam vinho no mundo. Hoje, o vinho também é o oitavo produto mais exportado pelos neozelandeses, contribuindo com cerca de 2,5 bilhões de reais para a economia do país.
Conhecida pela diversidade de solos e climas, e por possuir uma das águas mais frescas do planeta, devido a sua latitude, a Nova Zelândia é um dos poucos países no mundo a dispor de grande variedade de uvas. Há vinhos de clima quente, com misturas de estilos de Bordeaux e Syrah, produzidos na Baía de Hawke no norte do país; e há também produção de uvas em climas mais frios, como a Pinot Noir e a Riesling, que são feitas no sul do país. As variedades principais são Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e Cabernet/Merlot. Esses quatro tipos são responsáveis por 80% da produção, mas a Nova Zelândia também produz espumantes, Syrah, Pinot Gris, Riesling e Gewürztraminer.
O vinho Sauvignon Blanc neozelandês, avaliado como um dos melhores do planeta, é considerado o carro-chefe do setor vinícola, representando 84% das exportações de vinho do país. A região de Marlborough, localizada na ilha sul, é a maior região de plantação deste tipo de uva no mundo, com 18.000 hectares – mais do que o dobro da maior região produtora de Sauvignon Blanc na França.
O vinho Pinot Noir também é uma das estrelas do setor vinícola neozelandês por sua qualidade. Essa categoria tem crescido no país nos últimos anos.
Além disso, o compromisso com a produção sustentável e focada na qualidade faz com que a Nova Zelândia seja produtor Premium. Esse reconhecimento levou a jovem indústria de vinhos do país a crescer mais de 22% desde 2009, praticamente dobrando a área destinada à plantação de uvas nos últimos 10 anos. Outro dado importante, 95% dos vinhos produzidos na Nova Zelândia passam por rígido controle de produção sustentável e por práticas de manejo inovadoras e ecológicas.
Há mais de 700 vinícolas no país, quase o dobro do que havia em 2000. Dentro dessa indústria, a exportação representa 75% da receita. A expectativa é que o setor cresça a uma taxa anual de 9.8% nos próximos cinco anos.
A Associação de Vinho da Nova Zelândia, a New Zealand Wine, divulgou recentemente que foram exportados mais de US$ 1,3 bilhão, ou seja, 9.2% a mais do que em 2012. Trata-se do melhor resultado obtido pela produção de vinho do país. Os maiores importadores do vinho neozelandês são EUA, Canadá, China, Hong Kong, Alemanha e Holanda.  Espera-se que a safra 2014 seja ainda maior com destaque para os vinhos tintos de alta qualidade.
No entanto, a indústria neozelandesa quer expandir sua presença em outros mercados consumidores, inclusive o Brasil, considerado um dos destinos mais promissores para este setor.
“Queremos colocar o Brasil no mapa da indústria de vinho neozelandês. Hoje os volumes exportados para cá ainda são discretos, mas vemos um potencial no mercado, principalmente para os setores premium e sub-premium”, afirma Ralph Hays, comissário de comércio da agência de desenvolvimento internacional de negócios da Nova Zelândia no Brasil, a New Zealand Trade & Enterprise.
“No Brasil, o interesse pelo vinho neozelandês também vem crescendo. Só no ano passado, as exportações aumentaram cerca de 8%. Se fizermos um balanço entre o período de 2009 a 2012, o volume de vinho neozelandês importado pelo Brasil quase triplicou e mais do que dobrou em valor. Esperamos que este número aumente ainda mais nos próximos anos já que o brasileiro vem se rendendo cada vez mais ao hábito de apreciar um bom vinho”, acrescenta Hays.
Atualmente são comercializadas cerca de 40 marcas de vinho da Nova Zelândia no Brasil por aproximadamente 15 distribuidores.

A New Zealand Trade & Enterprise (NZTE) é a agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia. Sua atividade principal é oferecer suporte para que os negócios do país gerem alianças estratégicas e fomentem relações comerciais em nível internacional. Por meio de uma rede de 45 escritórios, a NZTE conecta os empreendimentos da Nova Zelândia ao mundo, compartilhando oportunidades, conhecimento, experiência e contatos.

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