O grande Granja
União, o primeiro vinho fino que bebi, nos bons tempos da Companhia Vinicola
Riograndense, do meu amigo Luiz Mandelli e parceiros, está recebendo uma nova
campanha publicitária, pois, depois de alguns anos sem aparecer, voltou com
força ao mercado, elaborado pela Cooperativa Garibaldi, que comprou a marca do
meu amigo Lidio Ziero que, por sua vez, a havia comprado do espólio da
Riograndense. A Garibaldi aposta
na história de mais de 80 anos e na descontração para se beber um vinho e para
aumentar a percepção da marca junto ao seus consumidores.
Bebi meus
primeiros Granja União lá pelos idos de 1960, nas primeiras vezes em que
visitei Porto Alegre. Lembro como se fosse hoje. Bebi o primeiro num almoço na
antiga Adega Espanhola, na rua Andrade Neves, em companhia do Alcides
Inchauspp, e nunca esqueci. Depois, lá
pelos anos de 1980, passei a bebê-los todas as quartas-feiras, pois era o vinho
exclusivo dos almoços da Associação Comercial de Porto Alegre e da Federasul,
os quais eu freqüentava semanalmente. O preferido era o Riesling, mas os havia,
també, Merlot e Cabernet Sauvignon, Malvasia, etc.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi lançou, agota, uma nova
campanha publicitária para reforçar a percepção de seu rótulo mais antigo, o
Granja União, junto ao consumidor. Um dos focos da campanha é o legado
histórico da marca, nascida em 1931, mesmo ano de criação da cooperativa,
embora lançado pela Cooperativa Vinícola Riograndense. “Uma garrafa de Granja
União representa toda a tradição do primeiro varietal brasileiro. Além disso, a
história da marca se confunde com a história da própria cooperativa”, observa o
presidente Oscar Ló.
A campanha também pretende descomplicar a forma de se
beber o vinho. “Queremos posicionar a marca Granja União como um vinho fácil de
beber, descontraído e com boa relação custo/benefício”, acrescenta Ló. Só no
ano de 2013, a linha - composta por vinhos tintos e brancos - vendeu um total
de 250 mil garrafas. Além disso, no ano passado, a versão Tannat começou a ser
exportada para o Canadá. O rótulo é comercializado pelas lojas da Liquor
Control Board of Ontario (LCBO) – um dos maiores compradores de vinhos do
mundo.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi está presente há mais de
80 anos no cenário da vitivinicultura brasileira. Além de comercializar seus
produtos em todo o território nacional - com destaque para os estados do Rio
Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro,
Pernambuco e Bahia -, a empresa também está inserida no cenário internacional.
Ao todo, são 350 famílias associadas, de 12 municípios gaúchos, que cultivam
850 hectares de videiras.
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