quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Wines of Brasil realiza roteiro de uma semana na China















Vgner Montemaggiore, da Salnto, em Xangai

                                           chinesas gostaram do vinho brasileiro
Crédito das fotos: Bárbara Ruppel / Wines of Brasil


Sete dias, sete vinícolas e quatro cidades integram a Semana dos Vinhos do Brasil no país asiático. Apresentação dos vinhos brasileiros em Hong Kong será feita pela Master of Wine Debra Meiburg, a crítica de vinhos mais influente da China.
Os vinhos brasileiros voltam à China para uma nova rodada de degustações e encontros de negócios. Sete vinícolas do projeto Wines of Brasil, realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizam uma semana enológica verde-amarela (de 7 a 14 de setembro) em Pequim, Xangai, Guangzhou e Hong Kong, com a participação das seguintes empresas: Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Lido Carraro, Miolo, Salton e Vinibrasil. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) apoia o roteiro, por meio das Embaixadas e Consulados em cada cidade.
O primeiro evento ocorreu em Pequim, na última sexta-feira (7), com um público formado por jornalistas, importadores, distribuidores, sommeliers, proprietários de restaurantes e lojas de bebidas, além de consumidores. Nesta segunda-feira (10) foi a vez de Xangai receber a comitiva do Wines of Brasil. Na quarta-feira (12), as sete vinícolas chegam a Guangzhou e na sexta-feira (14) a Hong Kong, a apresentação dos rótulos brasileiros será feita pela Master of Wine Debra Meiburg, a crítica de vinhos mais influente da China.
Este ano, de 29 a 31 de maio, os vinhos brasileiros participaram, pela primeira vez, da edição asiática daquela que é considerada a mais importante feira do segmento no mundo – a Vinexpo Ásia-Pacífico 2012. A principal ação paralela à feira promovida pelo projeto Wines of Brasil ocorreu no dia 30, em Hong Kong, quando oito vinícolas participaram da Master Class, uma palestra conduzida com degustação de vinhos. Outra participação dos vinhos brasileiros na Vinexpo ocorreu no dia 29 de maio, quando mais de cem convidados entre jornalistas, formadores de opinião e especialistas foram recebidos pelas vinícolas brasileiras para uma degustação. Seis empresas estiveram presentes por meio de seus agentes ou importadores – Aurora, Casa Valduga, Garibaldi, Lidio Carraro, Miolo e Vinibrasil. Na próxima Vinexpo na China, o Wines of Brasil deve ter estande próprio.
Segundo informações divulgadas na Vinexpo, o consumo de vinhos dobrou na China entre 2005 e 2009, chegando a 1,156 bilhões de garrafas. Apesar de ser o país mais populoso do mundo, o consumo per capita ainda é pequeno - apenas um litro por ano. “Há um grande potencial de crescimento”, comenta a representante do Wines of Brasil que acompanha o roteiro pela China, Bárbara Ruppel.
Em maio, durante o Sial (Salão Internacional da Alimentação), em Xangai, o vinho branco Cuvée Giuseppe Chardonnay, da Miolo Wine Group, foi destacado no “Best Buy” (melhor compra) da feira. A Miolo ingressou no mercado chinês há apenas dois anos. Em 2011, abriu duas lojas próprias de vinho em Xangai, em parceria com o importador local. O investimento teve retorno imediato: o país asiático respondeu por 14% das exportações totais da vinícola, de 320 mil garrafas.

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