domingo, 16 de setembro de 2012

Governo ampliou para 50% a presença de fruta em néctares de uva


                                                O suco de uva  está na moda, mas precisa vender mais
                                                 Reprodução Ibravin

Os produtores de sucos de uvas ainda comemoram a iniciativa do governo federal de ampliar a quantidade de fruta nos néctares, mas também esperam a doação de outras medidas para diminuir seus estoques. Até então, os sucos tipo néctar e refrescos podiam conter até 30% da fruta.
O suco de uva tipo néctar produzido no Brasil terá de conter, no mínimo, 50% de fruta. A determinação foi publicada, dia 31 de agosto, no Diário Oficial da União, na Norma Instrutiva 24, assinada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Os produtores e empresários terão 180 dias para adequação à ordem. O texto da instrução normativa pode ser acessado no endereço http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=24&data=31/08/2012.
A nova regra atinge os produtores de sucos dos tipos “néctar”, que tem hoje até 30% de fruta, é diluído em água e pode ser adoçado; e o “refresco”, que tem de 8% a 30% de uva, é diluído em água e também pode ser adoçado. O suco de uva integral já possui 100% de fruta, não pode ter adição de água, nem açúcar. O natural tem as mesmas características do suco integral e ainda é livre de conservantes.
“Esta medida atende a um pedido do setor vitivinícola, que será beneficiado com a maior possibilidade de colocação da produção de uva”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Alceu Dalle Molle. Ele ainda destaca as vantagens para a saúde dos consumidores. “Um suco com mais uva é um produto que traz mais benefícios às pessoas”, observa. Isso porque um suco com mais uva trará uma maior carga de resveratrol, substância que combate a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral. A pressão arterial também tende a ficar sob controle com o uso diário do suco de uva.
O Ministério da Agricultura informa que a produção de uva no país ocupa 81 mil hectares, destacando as regiões do Rio Grande do Sul que concentram 330 milhões de litros de vinhos e os chamados mostos - sumo de uvas frescas que ainda não tenham passado pelo processo de fermentação. Também há produção de uvas em Petrolina (Pernambuco), Juazeiro (Bahia) e no Vale do São Francisco.
Dalle Molle ainda aguarda duas outras medidas do governo federal: a concessão de um crédito presumido para as empresas exportadoras de suco e a retomada da redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos fabricantes de refrigerante, refresco e extrato concentrado para elaboração de refrigerante que contenham suco de frutas ou extrato de sementes de guaraná em sua composição. Este benefício caiu há alguns meses e está prejudicando a indústria de suco de uva, que sofre com altos estoques armazenados.

















Nenhum comentário: