quinta-feira, 17 de abril de 2008

Vinhos soberbos de Encruzilhada do Sul

“Infelizmente ainda não consegui o prodígio de 1 Kg por planta... Tenho brigado junto ao meu parceiro fornecedor, em Encruzilhada, para chegar a cerca de 3. Ainda assim o resultado tem sido soberbo: consegui com meus vinhos de Encruzilhada superar todas as notas do Mauricio Lorca, em recente painel Brasil x Argentina, em SP, concorrendo com os vinhos top do Lorca, todos frutos de um vinhedo controlado para 1 Kg por planta, em Mendoza.
Já no novo projeto em que sou sócio, a Vinha Solo, as expectativas são amplas: consegui, neste ano, assinar os primeiros 40.000 litros de vinho feito à mão, exatamente como os Tormentas, oriundos de um rendimento reduzido a pouco menos de 2 Kg por planta, sendo que quase 50% dos cachos foram derrubados no chão para chegar a isso.
Mas o que mais me irrita é o engodo que as grandes usinas engendram, confundindo a cabeça do consumidor mais incauto. Pior deles é a confusão em torno do desengace manual, que é muito diferente de triagem de grãos em esteira. No primeiro, que é o meu caso, os grãos são retirados a mão dos cachos. No segundo, uma máquina faz isso, e os despeja numa esteira para rápida triagem. Não tem nada de familiar em termos de resultados, mas empresas colocam imagens de mãos manuseando uvas em seu marketing, e muitos críticos passam adiante a falácia de que é possível desengaçar milhões de quilos de uva à mão...
Sucesso em seu blog, e espero que um dia possa conhecer meus vinhos, e tirar você mesmo a conclusão sobre a diferença entre triagem de grãos e desengace manual!
A safra 2008 foi supimpa, o plano de vinificação audacioso, e espero em breve levar notícias excelentes aos amigos.
Grande abraço.”

Marco Danielle

Nenhum comentário: