sexta-feira, 25 de abril de 2008

Concurso Internacional de Vinhos

Já estão em ritmo acelerado os preparativos para o IV Concurso Internacional de Vinhos do Brasil que acontecerá de 03 a 06 de novembro de 2008 em Bento Gonçalves (RS). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), tem o propósito de divulgar e incentivar o conhecimento e a apreciação de excelentes vinhos. Depois do sucesso das três primeiras edições realizadas em 2002, 2004 e 2006, com a participação de vinícolas de 13 países, a ABE se prepara para realizar um concurso mais abrangente e representativo.
O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é uma excelente oportunidade para divulgação dos vinhos apresentados, além de promover o intercâmbio profissional e tecnológico. A troca de experiências é a principal motivação do evento, que também será credenciado pelo julgamento de grandes especialistas do mundo do vinho.
Os Vinhos do Brasil já têm o reconhecimento de enólogos e connaisseurs do mundo inteiro, fruto da evolução da vitivinicultura brasileira. As centenas de premiações conquistadas em concursos internacionais testemunham esta condição do Brasil de ser um país produtor de vinhos com qualidade internacional. Com um perfil de colocar no mercado vinhos jovens e com características que seguem tendências mundiais, o Brasil passa a figurar entre os principais produtores da bebida do Novo Mundo.
Este reconhecimento no exterior refletiu, diretamente, na valorização do produto no mercado interno, além do aumento das exportações da bebida para países da América do Norte e Europa. Com isso, o volume de produção de vinhos e espumantes no país vem crescendo, consideravelmente, nos últimos anos. A abertura do mercado, tanto para exportação como importação, vem atender o grande interesse pelo consumo de vinho no país.
A edição passada, realizada em 2006, reuniu 420 amostras de 13 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, México, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai). Foram premiados 30% dos vinhos, ou seja, 125 amostras, conforme determinam as normas da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.). Um grupo formado por 42 especialistas de oito países participou das degustações, sendo que os números superaram o registrado em 2004, quando 11 países participaram com 401 amostras inscritas. Neste sentido, a ABE espera continuar avançando tanto no número de amostras como de países representados.
O concurso tem a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

COMISSÃO ORGANIZADORA

Presidente – Carlos Abarzua
Vice-presidente – Christian Bernardi
1º Secretário – Luciano Vian
2ª Secretária – Tais Klein
1º Tesoureiro – Dario Crespi
2º Tesoureiro – Dirceu Scottá
Diretor Social – Delto Garibaldi
Diretores de Eventos – Vanessa Stefani e João Carlos Taffarel
Diretores de Degustação – Cláudia A. Stefenon e Mauro Zanus
Diretor Cultural – Marcos Vian
Diretores Técnicos em Viticultura – Júlio Meneguzzo e Daniel Dalla Valle
Diretores Técnicos em Enologia – Juliano Perin e Valter Marzarotto
Diretor Regional Centro-Sul – Marcel Salante
Diretor Regional Norte-Nordeste – Luciano Manfrói
Secretárias – Eliane Cerveira e Adriane Biasoli

Nenhum comentário: