Os vinhos Rastros do Pampa Tannat e Cabernet Sauvignon da Guatambu
Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, integram a nova edição da publicação
especializada sobre o vinho brasileiro, o Anuário Vinhos do Brasil, em
versão bilíngue (português e inglês), com todos os números do mercado e um ranking
de mais de 850 vinhos brasileiros.
Na categoria de vinho tinto varietal Tannat, foram avaliados 48
exemplares participantes, e o Rastros do Pampa Tannat 2012 classificou-se entre
os finalistas, com 88 pontos, atrás apenas por um ponto do campeão, o rótulo
Miolo Vinhas Velhas Tannat 2012, também da região da Campanha Gaúcha. Já na
categoria vinho tinto Cabernet Sauvignon, o Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon
também ficou entre os finalistas, com 88 pontos.
Foram provados às cegas, por 12 jurados, 856 vinhos de 110 vinícolas
brasileiras, organizados por categorias (tintos, brancos, rosés e vinhos de
sobremesa), número que surpreendeu todo o trade e órgãos ligados ao setor. A
prova aconteceu durante cinco dias, em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro,
no Hotel Windsor Copacabana.
Uma parceria da Baco Multimídia com o Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin), o Anuário Vinhos do Brasil chega à sua
terceira edição consolidando-se como a maior referência nacional e
internacional sobre os vinhos do Brasil e o mercado brasileiro da bebida.
O lançamento aconteceu na ExpoVinis, em São Paulo, realizada de 22 a 24
de abril deste ano. Na ocasião, também foram entregues os certificados aos
campeões da Grande Prova Vinhos do Brasil, que neste ano contou com número recorde
de amostras (856), elegendo os melhores em 20 categorias.
A publicação atualiza a apresentação do vinho brasileiro e das regiões
produtoras. Em formato de revista premium, o Anuário Vinhos do Brasil é
um raio-x dos mercados interno e externo vinícola, além de abordar as
perspectivas para a produção vitivinícola brasileira, mostrando as inovações do
setor e as ações institucionais para dar continuidade à retomada de mercado
registrada em 2013, quando se registrou uma expansão de quase 10% nas vendas de
vinhos nacionais.
O conteúdo, também na versão em inglês, é uma ferramenta importante de
divulgação do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),
que promove o vinho brasileiro pelo mundo.
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