01 - Aurora é a brasileira que mais exporta para a Bélgica. Vinícola
triplica suas vendas para o mercado belga
A Vinícola Aurora é a campeã em vendas de
vinhos brasileiros para a Bélgica, responsável por 45% das exportações de
vinhos brasileiros destinados ao país. A Bélgica é o segundo país no ranking
das exportações do Wines of Brasil. As vendas da Aurora para o mercado belga
triplicaram no primeiro quadrimestre deste ano. O país absorveu 22% das vendas
externas da Vinícola no período, e gerou uma receita de US$ 460 mil, referentes
ao embarque de 130 mil garrafas.
Em 2013, as exportações para lá somaram US$
150 mil; portanto, o resultado dos primeiros quatro meses de 2014 apresenta
crescimento de 206% em comparação com o ano passado inteiro.
A Aurora está presente no mercado belga com
sua linha de exportação Brazilian Soul no off trade e com a
linha Aurora no on trade.Os espumantes Brazilian Soul Moscato
Branco e Brazilian Soul Moscato Rosé estão nas lojas da Delhaize, rede de
supermercados top da Bélgica.
A imprensa do país tem dado destaque aos
vinhos da Aurora. Het Laatste Nieuws resenha o Brazilian Soul Moscato Branco,
enquanto a Weekend (La Vif/LÉxpress) elogia o Brazilian Soul Moscato Rosé.
Partners News faz elogios ao Aurora Reserva Cabernet Sauvignon. Brazilian Soul
Premium Selection Cabernet Sauvignon, Brazilian Soul Chardonnay e o espumante
Aurora Brut Rosé são indicados na seleção Le Vin des Femmes e o mais famoso
colunista do país, o especialista Frank Vander Auwera destaca o Aurora Reserva Chardonnay, Brazilian
Soul Premium Selection Tannat e o Aurora Reserva Merlot como
grandes vinhos do Brasil no seu país.
A Bélgica é o terceiro maior mercado das
exportações da Aurora, atrás do Reino Unido e Alemanha, que, respectivamente,
receberam 33% e 24% das vendas externas da Vinícola.
02 - Vinho Aurora Varietal Chardonnay é premiado em concurso
internacional em Bordeaux
O vinho Aurora Varietal Chardonnay 2013 recebeu
medalha de prata no concurso internacional Les Citadelles du Vin, realizado em
Bordeaux, na França, e cujos resultados foram divulgados em Hong
Kong (China), durante a Vinexpo. O concurso contou com 50
especialistas internacionais, que analisaram os mais de 1.200 vinhos inscritos,
de várias regiões do mundo. Les Citadelles du Vin tem a patronagem da
Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da Federação dos Grandes
Concursos (FIGEV).
A medalha para o Aurora Varietal Chardonnay
chega poucos dias após o vinho ter sido escolhido entre as 3 melhores opções de
vinhos brancos em recém-lançado Guia de Compras Primavera & Verão
na Holanda.
A cada edição, o concurso conta com uma
conferência paralela sobre uma região vinícola do mundo e, nesta edição, foi a
vez do Brasil. O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), João
Carlos Taffarel, falou sobre as regiões brasileiras de produção de vinhos e as
características dos vinhos brasileiros. O sommelier Danio Braga, do Rio de Janeiro,
falou sobre o cenário do mercado brasileiro de vinhos. Depois das
apresentações, cerca de 100 pessoas degustaram 15 rótulos do Brasil, entre
vinhos tranquilos e espumantes, em evento com apoio da ABE e do Ibravin.
03 - Espumante Brazilian Soul representa
o Espumante Brasileiro
na rede Monoprix, na França
Vendas da
Vinícola Aurora ao país do Champagne representam 39% do total de vinhos
exportados pelo Brasil para o consumidor francês. O espumante Moscatel
Brazilian Soul, marca criada pela Vinícola Aurora para exportação, está à venda
na tradicional cadeia de varejo Monoprix, com 280 lojas na França. O produto
foi selecionado para representar o espumante brasileiro na rede francesa pela
diretora de alimentos da Monoprix, em visita ao Brasil, no ano passado, em
evento promovido pela Apex-Brasil em São Paulo, com vários produtos do
Brasil.
De janeiro a abril deste ano, a Aurora exportou 6 mil
garrafas de seu espumante Moscatel para a França, o que representa quase um
terço do total das exportações da Vinícola para aquele mercado no período. Para
lá a Vinícola também enviou outras 12,6 mil garrafas, de vinhos tintos e
brancos. A Aurora, que estreou no mercado francês em 2007, incluiu a linha
Brazilian Soul na sua pauta de exportações a partir de 2013.
Segundo Rosana Pasini, gerente de exportação da Vinícola
Aurora, outras grandes redes da Europa vendem a linha Brazilian Soul, como na
Alemanha, onde as lojas Real, Edeka, Kaufland, Rewe, Kauthof, Metro e Markant
somam 700 estabelecimentos com essa marca exposta. Na Holanda estão presentes
na Spar, cadeia internacional de varejo com mais de 12 mil lojas espalhadas em
35 países e na rede de varejo Dirk van Der Broek (Grupo Superunie) uma das
maiores empresas familiares do país, com supermercados e lojas de bebidas, além
de outros empreendimentos . No mercado da Bélgica, os espumantes Brazilian Soul
estão disponíveis na Delhaize, que é uma das maiores empresa varejista do país.
04
- Aurora Moscatel é sucesso de público e crítica
A Vinícola Aurora é líder absoluta em vendas para o Reino
Unido, o maior mercado importador de vinhos brasileiros. O embarque
de 240 mil garrafas nos primeiros quatro meses do ano, volume responsável pelo
faturamento de US$ 690 mil, lhe garantiu uma fatia de 56% do total de vinhos
exportados pelo Brasil para o mercado britânico – que, segundo dados do
Ibravin, somou US$ 1,225 milhão no quadrimestre.
O carro chefe é o Aurora Moscatel, com 85 mil garrafas
enviadas para o Reino Unido, entre janeiro e abril de 2014, o que consolida um
crescimento de 700% em relação ao volume exportado para lá durante o ano
passado inteiro (foram 10.560 garrafas desse espumante em 2013).
O sucesso de público vem com endosso da crítica
especializada britânica. Na London Wine Fair, realizada na semana passada em
Londres, o crítico Steven Spurrier (famoso pelo Julgamento de Paris, realizado
em 1976, em que vinhos californianos venceram tops franceses) selecionou este
rótulo da Aurora em sua apresentação de vinhos brasileiros na feira. A
especialista Suzi Atkins elogiou o Aurora Moscato na seção Telegraph Wines, do
conceituado The Telegraph, e também no Top 10 da revista Drink Business (que
elege as 10 melhores opções de vinhos no mercado britânico), destacando o
frescor e o equilíbrio desse espumante. O mesmo Aurora Moscato foi destaque na
revista inglesa Decanter (editada por Spurrier) em duas oportunidades no final
do ano passado, conquistando almejados 90 pontos entre vinhos do mundo à venda
na Inglaterra.
Segundo dados divulgados pelo Ibravin, o Reino Unido é o
principal mercado do vinho brasileiro, que gerou US$ 1,225 milhão nos primeiros
quatro meses deste ano. Isso representa 21,3% das exportações do programa Wines
of Brazil, que totalizaram US$ 5,75 milhões no quadrimestre. Em segundo lugar,
no ranking dos importadores de vinhos brasileiros vem a Bélgica, com US$ 1
milhão de receita no mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário